4 dicas para determinar objetivo de vendas

Não é segredo que as empresas precisarão, após a quarentena, se reinventar. O marketing precisará ser muito mais planejado, talvez mais agressivo.

E você, já sabe que estratégias usar para estimular as vendas e aumentar a clientela?

Sem dúvida, será um grande desafio, já que é um momento único e, portanto, não existe uma receita. Mas, com certeza, será possível, sim, maximizar resultados sem precisar dessa receita. Quer saber como? Então, confira nossas 4 dicas que poderão fazer toda a diferença no sucesso de seu negócio.

1. Faça um planejamento

Acredite, não tem nada que desestimule mais qualquer negócio do que se deparar com metas inatingíveis, ou que não condizem com a realidade, o tamanho, de seu negócio.

Assim como, antes de abrir qualquer negócio é preciso pesquisar muito, conhecer o nicho, avaliar as possibilidades, o mesmo deverá acontecer após a quarentena.

Não adianta você criar perspectivas irreais para esse momento, isso só irá gerar frustrações e desânimo em toda a equipe. Até porque, qual seria o propósito da equipe se esforçar quando não há real perspectiva em alcançar as metas propostas?

Trabalhe dentro do esperado e das possibilidades, para isso, avalie muito bem o mercado, a concorrência e os últimos resultados. Em cima dessas análises, trace metas realistas.

Acredite, dessa forma, irá trabalhar em cima de objetivos palpáveis que, aí sim, poderão se converter, gradativamente, em resultados.

Até porque, sua equipe mesmo irá trabalhar em cima de algo viável e, dessa forma, contribuir com mais determinação e motivação para ultrapassar os próprios resultados, e isso por acreditar que é realmente possível.

Mas, primeiramente, é preciso ter um objetivo muito bem definido antes de traçar as metas, por exemplo, aumentar o faturamento, nesse caso, pensando no que pode ser feito para conseguir atingi-lo.

Ou seja, desde conseguir mais seguidores, até a divulgação do seu produto, as metas têm que estar alinhadas com o seu objetivo final.

Se o seu objetivo, por exemplo, for alcançar mais pessoas para que possam comprar o seu produto ou serviço, certamente, precisará que mais pessoas conheçam a sua marca e, claro, precisará ter mais seguidores.

E vale ir adequando as metas conforme o momento, por exemplo, no caso da quarentena, ao invés de determinar como meta o aumento do número de vendas, você pode colocar como meta a diminuição de cancelamento de contas, e trabalhar em cima dessa meta.

Por fim, vale lembrar que não há como aumentar metas ou vendas sem se preocupar com o alinhamento entre Marketing e Vendas, sendo fundamental ter objetivos bem definidos para ter esse alinhamento e, claro, sucesso.

2. Invista em treinamento

Sem dúvida, ter um time com foco, alinhado e motivado é a principal dica para conseguir aumentar as vendas, isso explica, em parte, porque está cada vez mais comum as empresas implementarem programas de treinamento de funcionários.

Quem tem um negócio sabe que é preciso ter uma boa gestão, administração, para poder dar o suporte necessário à equipe, sabendo reconhecer o bom trabalho e ajudando a resolver possíveis conflitos existentes em qualquer rotina.

Certamente, uma boa forma de conseguir isso é investindo em constante treinamento, reuniões.

Mas, não só investindo em treinamentos técnicos, aprimorando métodos de abordagem e negociação, também investindo em habilidades pessoais, ou comportamentais (conseguir identificá-las), as quais podem interferir, positivamente, na performance profissional dos funcionários, tais como:

  • Colaboração em equipe;
  • Comunicação;
  • Foco no cliente;
  • Habilidade organizacional;
  • Inteligência emocional;
  • Motivação;
  • Relacionamento interpessoal.

Acredite, embora ainda muito subestimadas por muito empresários, tais competências, em muitos casos, são tão ou mais importantes que as técnicas, melhorando o astral da empresa, o ritmo do trabalho e a animação da equipe.

Mas, esses treinamentos podem ser utilizados, também, para ensinar os procedimentos do próprio negócio, além das normas de segurança, melhorando o desempenho dos trabalhadores e evitando possíveis acidentes de trabalho.

O fato é que ao treinar os funcionários é possível desenvolver, ou reconhecer, as habilidades e potencialidades de cada um e, dessa forma, poder determinar melhor as metas.

3. Descubra quem é seu cliente

E não tem como determinar objetivos de vendas, metas, sem saber quem é seu cliente. Na verdade, é fundamental para qualquer negócio se descobrir quem é seu cliente (persona), seus gostos, costumes, redes sociais que mais frequentam, sem isso fica impossível definir metas de uma forma mais realista. 

Ou seja, é preciso ter um perfil bem detalhado e realista das pessoas ideais para o seu negócio, pois quanto mais dados conseguir, mais fácil será vender para elas, alcançá-las.

Para descobrir quem é seu cliente, vale lançar mão de pesquisas de marketing, conversar com seus clientes, ou mesmo, ir atrás de dados sobre o seu público nas redes sociais, por exemplo.

É possível descobrir o que seu cliente gosta ou não gosta em seu negócio até em pesquisa de opinião, formal ou informal, ao buscarem seus serviços ou produtos.

Acredite, descobrir seu cliente, seus gostos, suas necessidades, é o primeiro passo para ter acesso à um universo potencialmente lucrativo para seu negócio.

4. Faça da tecnologia uma aliada

Ainda subestimada por muitos empresários, principalmente, no caso de empresas menores, a tecnologia, na verdade, pode ser uma grande aliada na forma de conduzir um negócio e poder determinar metas.

Hoje é possível contar com interessantes e, super práticos, programas para Pet Shop, que oferecem um completo sistema de gestão empresarial, com  preços bem acessíveis, como é o caso da Nuvem Vet, que é o software com melhor custo-benefício.

Esse tipo de programa pode representa um grande diferencial na administração de pequenas empresas, já que ele ajuda a controlar vários pontos importantes, desde o estoque, vendas, fluxo de caixa e emissão de nota fiscal, enfim, dados fundamentais para poder mensurar resultados.  

Assim, se está à procura de um eficiente software de gestão, e sua empresa é de pequeno ou médio porte, Nuvem Vet é o programa ideal, já que vai permitir controlar diferentes aspectos financeiros e gerenciais do seu negócio, e tudo em um só lugar, e podendo ser acessado de qualquer lugar.

E é isso, agora é aproveitar essas 4 dicas e implementá-las para poder trabalhar melhor, e de forma mais acertiva, suas metas.

Author: