Dicas para seu Pet Shop faturar mais no inverno

Apesar da maioria dos setores econômicos estar amargando tempos difíceis, tanto pela crise, que já vem assolando o país faz tempo, como pela pandemia, o mercado pet parece viver um mundo paralelo, no qual não existe crise, muito pelo contrário, em 2020 teve um crescimento de cerca de 13,5% em relação a 2019, faturando mais de R$ 40 bilhões.

Isso, na verdade, justifica a enorme procura pelo setor por parte de novos empreendedores.

Na verdade, de acordo com o Instituto Pet Brasil, essa alta toda no ano de 2020 foi puxada, basicamente, pelo comércio de produtos veterinários e alimentos.

É preciso, antes de qualquer coisa, considerar que o Brasil possui cerca de 142 milhões de animais de estimação, o que faz do país o terceiro no ranking de faturamento, à frente do Reino Unido e atrás apenas dos Estados Unidos e da China.

E mais, segundo estudos, a expectativa é que, até o 2025, o mercado brasileiro tenha uma expansão de cerca de 42,7%.

Ok, mas será que tudo são flores nesse mercado pet? Será que todos os empreendimentos têm sucesso e conseguem, realmente, substanciais lucros?

Como lidar com a sazonalidade das vendas?

Primeiramente, é preciso entender que a sazonalidade de vendas é uma realidade em quase todos os mercados, e até deve fazer parte das estratégias de marketing, identificando períodos e datas onde há maior ou menor número de vendas de determinados produtos e serviços.

Através da sazonalidade é possível dominar e gerenciar melhor as finanças e as estratégias de marketing, possibilitando vendas mais assertivas.

Dessa forma, por exemplo, aquelas pet shops que costumam lucrar mais em épocas quentes, como o verão, precisam aprender a lidar com a realidade das vendas no inverno.

Lembrando que, geralmente, o inverno é um período mais difícil, já que não há tanta demanda por alguns serviços parte dos donos dos animais, como banho e tosa, por exemplo, que costuma ser o carro chefe de muitas pet shops, gerando uma queda no faturamento final.

Na verdade, muitos donos não gostam de levar seus pets para tomarem banho em dias mais frios, muito menos os tosar, até mesmo por acreditar que a água do processo é fria, o que nem sempre é verdade.

Por isso, vale apostar em algumas estratégias nesse sentido, até mesmo usar as redes sociais para publicações com promoções, por exemplo, oferecer serviço de busca a domicílio, tirar dúvidas, enfim, utilizar esse poderoso espaço a seu favor.

É fundamental garantir o movimento do pet shop na estação mais fria do ano, e por isso, resolvemos mostrar aqui algumas dicas de como melhorar as vendas no inverno para que o seu negócio não pare de faturar e continue dando lucros. Confira.

Como fazer seu pet shop faturar no inverno

É sempre a mesma história, chega o inverno, as temperaturas baixam e, como num passe de mágica, somem os donos de pet.

O fato é que quem tem pet shop já deve se preparar para esse fato e não o mesmo virar uma surpresa ou acabar interferindo no faturamento geral.

Mas como se preparar? A resposta é uma só, criando estratégias!

Por exemplo, por que não investir em diferentes frentes, isto é, na diversificação de produtos e serviços. Ou mesmo, oferecer promoções e eventos que busquem atrair os clientes.

Como se não bastasse a estação mais fria, por si só, já ser um fator que afasta o cliente das ruas, e serviços como tosa e banho, por exemplo, ainda estamos tendo que enfrentar uma pandemia, tornando a exigência de estratégias ainda mais urgente.

É um momento não só de adaptação, mas de enorme cautela, com novos protocolos sendo implementados, por isso, a hora é de usar a criatividade para poder gerar vendas todos os dias!

Não esqueça de usar e abusar das redes sociais, elas são ferramentas fundamentais para chegar a seu público e, então, poder oferecer conteúdo, serviços, promoções, eventos.

Itens que deve investir no inverno

Roupinhas charmosas para aquecer os pelos

Que dono resiste a uma roupinha charmosa para seu filho de patas? Então, a dica é apostar em criatividade (se tiver um fornecedor exclusivo, melhor) na hora de oferecer roupas para aquecer os animais.

Embora alguns donos torçam o nariz, a grande maioria adora garantir que seus pets ficarão bem aquecidos.

Opções não faltam nessa hora, desde casaquinhos, gorros, coletinhos, e quanto mais charmosos e estilosos, mais sucesso farão.

Camas e itens para a casinha dos animais

Outra ideia para atrair clientes é investir em caminhas, nos mais variados estilos e tamanhos (também, se for fornecedor exclusivo, melhor), ou mesmo, em diferentes itens para a casa dos animais, de modo a proporcionar conforto e proteção.

Principalmente, se o seu animalzinho dorme fora da residência, como no quintal, é muito útil poder contar com uma cama aconchegante e um cobertor para garantir o cuidado diante dos graus mais baixos, até rede, sofazinho, enfim, opções não faltam.

Produtos para higiene

É preciso lembrar que no inverno a pele dos animais fica mais seca, por isso, vale chamar a atenção para a importância de manter a hidratação, sem falar que os pelos também costumam ficar mais ressecados nessa época, podendo gerar alergias e desconfortos nos pets.

Aliás, vale propagar essas informações nas redes sociais!

Também, vale lembrar que a maior preocupação dos donos de pet nessa época gira em torno da incidência de carrapatos, que aumenta no frio, e pode ser tratado com cosméticos específicos.

E, claro, é preciso apostar, também, em itens como shampoos e sabonetes, já que os donos preferem eles mesmos darem banho nessa época, é uma boa forma de faturar, já que são fundamentais para a manutenção da limpeza animal, afastando-os de irritações e doenças.

Também é hora de colocar à mostra as opções de sprays ou lenços umedecidos, para aqueles que preferem não banhar seus animaizinhos nessa época do ano, eles limpam bem e perfumam.

Redes sociais a seu favor

Como usar as redes sociais a seu favor? Simples, levando aos seus clientes informação de qualidade, através de uma boa presença digital.

Para isso, é fundamental focar na geração de valor por meio de conteúdos inspiradores e educativos, sem dúvida, uma boa forma de atrair novos clientes e fidelizar os mais antigos.

No final das contas, estará mostrando para os donos de pets que eles podem contar com o seu estabelecimento e que você é que pode ajudá-los.

Tecnologia para lhe ajudar

Como podemos ver, o que não faltam são estratégias para melhorar as vendas de seu pet shop no inverno! Porém, para que tenha um total controle na administração e gestão de seu negócio, sem que isso pese em seu orçamento, é fundamental contar com um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo.

Nuvem Vet, pelo melhor custo-benefício do mercado, é um software para pet shop que oferece todas as informações de seu pet shop a um clique, com um controle total dos serviços, parte administrativa e de seu estoque, desde o que tem mais saída, o que está para vencer… enfim, você pode criar estratégias de forma muito mais assertiva através de dados precisos de sua loja.

E é isso, agora é colocar nossas dicas em prática e se preparar para o sucesso, mesmo no inverno!

Author: