Como acertar na identidade visual de seu pet shop e atrair mais clientes

Não é novidade alguma que todo empreendedor sonha em fidelizar seus clientes, até porque, comprovadamente, esses clientes compram mais e compram de novo, e isso porque já foi criado laço, empatia e confiança com a marca. Só que para conseguir fidelizar os clientes, primeiramente, é preciso atraí-los.

E como fazer isso? Que estratégias usar?

Então, se você já entendeu que antes de fidelizar clientes é preciso atraí-los, ou seja, trazê-los para dentro de seu pet shop, você sabe que precisa usar estratégias para isso, as quais, volta e meia, mostramos aqui no blog. E dentre as muitas estratégias de atração, está a comunicação visual.

O fato é que estamos na era da imagem, tudo passa por ela, por isso, caprichar na comunicação visual de seu pet shop vai fazer toda a diferença para atrair novos clientes, aqueles tutores que estão passando pela rua.

Pois é, mais do que simplesmente chamar a atenção das pessoas que passam, é preciso ter um cuidado especial com a vitrine, para saber apresentar corretamente os produtos e serviços do estabelecimento.

A importância da Identidade Visual

Com certeza você já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo? Acredite, isso é verdade.

Porém, esse cuidado com a comunicação visual de seu pet shop deve ir muito além da exposição de alguns produtos na vitrine, é preciso pensar nas cores da parte externa e interna da loja, na logomarca do seu pet shop, nos totens e anúncios físicos, ou seja, na identidade visual de sua loja.

Acredite, essa identidade visual, que usa a mesma paleta de cor nos uniformes, paredes e até no site da loja, pode ser decisiva para passar cuidado, profissionalismo e autoridade.

Do site, ao uniforme, passando pela fachada, paredes, até capas e páginas em redes sociais, ao apostar numa identidade visual, seu cliente entende que seu negócio é mais organizado e profissional.

Quer acertar na comunicação visual de seu pet shop e não sabe como? Confira abaixo essas dicas.

Como acertar na identidade visual de seu Pet Shop

Acho que até aqui já é possível entender a importância de investir na identidade visual de seu pet shop, não é? Então, agora confira essas dicas de como colocá-la em prática.

  1. Não subestime a fachada

Profissionais de comunicação visual alertam para o fato de priorizar sempre a fachada, já que será o primeiro contato que o cliente tem com sua loja.

Por isso, o primeiro passo deve ser definir a logo, a paleta usada para, então, fazer a placa de identificação baseada na mesma, considerando a paleta, claro, e a partir disso organizar a vitrine, para que sua fachada seja única e atrativa.

E não é porque a loja está localizada no interior de um shopping que a fachada deva ficar de lado… muito pelo contrário.

E, claro, nunca é demais destacar a importância de contratar um profissional para fazer a logomarca e a comunicação visual da loja, estudando a paleta que mais combine com sua loja.

Acredite, detalhes como esses podem ser seu grande diferencial e ajudar a lhe colocar à frente da sua concorrência.

Na hora de definir o letreiro, opte por originais, mas que sejam de fácil leitura, facilitando a memória visual de seus clientes.

Por fim, não igualmente importante, capriche na iluminação, para que sua loja seja percebida, mais do que isso, que chame a atenção.

 

  1. Acerte na paleta de cores

As cores transmitem emoções e sensações, por isso é tão importante saber usá-las a seu favor. Melhor ainda, deixar isso nas mãos de um profissional competente.

Por exemplo, cores vivas, como verde limão, laranja e amarela, estão sendo muito usadas, deixam o ambiente mais alegre e descontraído, também são associadas à promoções e lojas mais populares. Se essa é sua paleta, não tem problema, só procure não exagerar e sobrecarregar a informação visual.

Por outro lado, tons terrosos, como marrom, cobre, ferrugem, bege e verde-musgo, estão associados à lojas mais tradicionais, inclusive, essa paleta é a mais escolhida por clínicas veterinárias.

Ultimamente, muitos pet shops estão apostando na combinação de tons neutros, como branco, preto, cinza e gelo, com pontos de cores mais vibrantes e alegres, como o amarelo, lilás, verde e rosa, e ainda com detalhes em metal para passar um ar de modernidade.

Quem preferir, também pode apostar em uma paleta mais clássica, apostando em tons de branco, gelo, cinza e detalhes em preto, de modo que o produto seja valorizado, tornando-se o centro das atenções.

Enfim, certamente, a paleta deve ser pensada de acordo com seu gosto, mas sempre é bom buscar ajuda profissional para adequá-lo ao que melhor vai combinar com sua loja, seu público e até com a logo.

  1. Saiba tirar proveito da vitrine

Uma vitrine vai muito além dos produtos, ou deveria ir. Por isso, uma dica é apostar em totens.

O totem costuma ser uma forma prática e eficaz de atrair clientes.

Para chamar a atenção, a dica é se valer da criatividade, apostando em design artístico, letreiros luminosos, desenhos ilustrativos e qualquer recurso visualmente interessante.

E mais, esses totens também podem ser usados para informar seus clientes sobre todos os serviços oferecidos pelo seu pet shop.

  1. Valorize a experiência do cliente

Qualquer pessoa que entre em um estabelecimento quer ser bem atendido, não é mesmo? E isso não diz respeito apenas à simpatia dos funcionários, um bom atendimento é garantir também conforto, higiene, boa organização dos produtos, boa iluminação, climatização, além de uma boa decoração e comunicação visual.  Quem gosta de estar em um ambiente feio?

É preciso entender que a comunicação visual de um pet shop vai muito além da decoração, ela proporciona impressões e sensações.

Assim, sua loja precisa oferecer, além de conforto, a sensação de cuidado, profissionalismo, segurança e bem estar. Dessa forma, você estará garantindo uma boa experiência para seu cliente que, naturalmente, irá querer retornar ao seu estabelecimento, ou seja, fidelizar seu cliente.

Por isso, além de caprichar na fachada, dê muita atenção ao interior da loja, desde a organização dos produtos nas prateleiras, limpeza, até deixar um espaço para livre circulação das pessoas e pets.

Enfim, lembre-se que a primeira impressão é a que fica, portanto, não descuide da decoração de seu pet shop!

Além da comunicação visual de seu pet shop

Com certeza, agora você já sabe como atrair clientes apostando em uma boa comunicação visual, não é mesmo? Mas, claro, a gestão de seu negócio não deve ser deixada de lado, do contrário, de nada adiantam essas dicas, por isso, vale investir em um bom programa para pet shop, que vai automatizar completamente sua loja.

É preciso entender que o segredo está em otimizar todos os setores, da comunicação visual à oferta de produtos que, no final das contas, é o que vai trazer lucro ao seu empreendimento.

É nessa hora que um bom sistema de gestão para pet shop também vai fazer toda a diferença, já que ele cuida completamente de seu estoque, que é a maior dor de cabeça de quem tem pet shop, controlando entrada e saída de produtos, vencimento, enfim, garantindo que nunca falte produtos em seu estoque.

Author: