Dicas para manter as contas de sua clínica veterinária ou pet shop em dia

Abrir um negócio no mercado pet pode ser muito lucrativo para veterinários, até porque esse segmento cresceu mais de 92% nos últimos anos, porém, como volta e meia lembramos por aqui, não basta ser um ótimo profissional e amar os animaizinhos, para conseguir ter sucesso nesse ramo é preciso investir em uma boa gestão financeira.

Ou seja, quem pretende abrir uma clínica veterinária ou pet shop, mais do que gostar de animais, investir em uma recepção incrível, uma excelente equipe, precisa saber lidar com contas a pagar e a receber, o que para muitos pode ser, realmente, um problema.

A verdade é que, todo e qualquer negócio, para ser lucrativo, precisa passar por uma boa gestão administrativa e financeira, e isso envolve manter as contas sob controle, pois qualquer erro e descontrole pode gerar prejuízos financeiros bem altos.

É preciso ter em mente que investir em uma gestão financeira eficiente é o segredo do sucesso e sobrevivência de qualquer empreendimento, por isso, é tão importante saber utilizar as ferramentas e estratégias que possam garantir um maior controle sobre as contas.

E a fórmula para aumentar o controle sobre as contas a pagar e a receber é dedicar tempo, planejamento e atenção. Seja uma clínica veterinária ou pet shop, sem esses três pilares, sua empresa pode ir à falência.

Sendo assim, considerando toda a importância de uma boa gestão administrativa e financeira para o seu estabelecimento, é fundamental aprender como controlar as contas a pagar e a receber dentro de sua clínica veterinária ou petshop.

Dicas para controlar as contas de sua clínica ou pet shop

 

Independentemente do tamanho de seu negócio, até do ramo, saber como pagar as contas em dia sem desfalcar o caixa é o grande segredo para manter a saúde financeira de sua clínica veterinária ou pet shop.

Pensando nisso, resolvemos reunir aqui dicas para que possa aprender como fazer a melhor a gestão financeira de seu negócio. Confira!

1. Separe seus gastos pessoais dos gastos da clínica veterinária ou petshop

 

Um dos maiores erros de quem abre um negócio é , justamente, não separar os gastos pessoais dos da empresa, por isso, ele é a nossa primeira dica para não se perder com as contas a pagar, já que pode prejudicar seus rendimentos.

Assim sendo, não misture seus gastos pessoais com os da sua empresa.

Para isso, procure deixar todo o dinheiro reservado para os gastos da sua clínica veterinária ou petshop, sem nenhuma chance de desvio para cobrir gastos pessoais.

É preciso ter em mente que o dinheiro da empresa é exclusivo para mantê-la funcionando bem.

Por isso, utilize o dinheiro apenas para pagar os gastos de seu estabelecimento, já sabendo que, mais tarde, com certeza, poderá usufruir dos lucros.

2. Registre e gerencie todas as operações e despesas

 

Não tem forma mais garantida de manter o controle sobre suas finanças do que realizando o registro e gerenciamento de todas as entradas e saídas, ou seja, suas operações e despesas.

Para isso, procure manter sua agenda de contas a pagar sempre atualizada e bem organizada, e com o devido registro e controle fica ainda muito mais fácil essa organização, facilitando o pagamento das suas contas sempre em dia e, assim, evitando a incidência de multas e juros.

3. Tenha as contas a receber sob controle

 

Tal como manter os pagamentos em dia é fundamental para evitar multas e juros, ter o controle das contas a receber também é muito importante para a gestão de sua clínica ou pet shop, principalmente, não gerar prejuízos financeiros.

Só com o devido monitoramento será possível evitar pagamentos atrasados e inadimplência dos clientes.

Por isso, priorize a boa organização e registre tudo.

4. Mantenha um cronograma atualizado de pagamentos a receber

 

E não tem como ter o controle dos pagamentos a receber sem que mantenha um cronograma atualizado sobre essas contas. Para isso, é preciso contar com dados precisos e constantemente atualizados, facilitando na hora de saber quanto e quando sua clínica veterinária ou pet shop irá receber os pagamentos.

5. Procure facilitar pagamentos antecipados

 

Uma boa forma, ou estratégia, de evitar atrasos ou inadimplências, é adotando uma política que facilite o pagamento antecipado.

A dica para isso é que sua clínica veterinária, ou pet shop, ofereça condições especiais para os clientes que pagam suas contas antecipadamente, e vale oferecer brindes, descontos, serviços extras, ou outros benefícios.

6. Mantenha contato com seus clientes

 

Além de ser ajudar a fidelizar os clientes, ao manter um contato constante com eles, fica bem mais difícil eles esquecerem ou deixarem de realizar os pagamentos.

Por isso, invista em relacionamento e procure estar sempre em contato com seus clientes.

E em caso de atraso de alguma conta, não deixe de fazer o contato para realizar a cobrança, afinal, é um direito de seu estabelecimento receber pelo serviço ou produto vendido.

7. Invista em um programa de gestão

 

Felizmente, para a alegria de quem não gosta, não tem tempo ou muita experiência em gestão, já existem no mercado diferentes programas de gestão, para atender todo tipo de necessidade e estabelecimentos de diferentes tamanhos.

Dentre outras coisas, um bom programa de gestão ajuda a organizar todas as tarefas de sua clínica veterinária ou pet shop, disponibilizando em seu sistema funções automatizadas, desde agendamentos, mensagens automáticas, alerta de vacinas, entre outras possibilidades.

Com um bom sistema para clínica veterinária ou pet shop, por exemplo, não só é possível automatizar todas as tarefas, como facilitar toda a rotina de seu negócio, desde o registro de atendimentos, prontuários, agendamento, serviços, todas as entradas e saídas, enfim, uma verdadeira mão na roda.

E não é só isso, um programa para clínica veterinária ou pet shop oferece um total controle financeiro, por meio de recursos como agenda integrada ao seu caixa, estoque e financeiro do cliente, isso tudo além de gerar relatórios completos de comissão de funcionários, comparativos mensais que contribuem bastante para o controle de contas de sua clínica veterinária ou petshop.

 

E é isso, como pode ver, gerenciar uma clínica veterinária ou pet shop não é tarefa das mais fáceis, porém, seguindo essas dicas e, principalmente, apostando em um bom programa de gestão, é possível melhorar a gestão, evitando prejuízos que possam impossibilitar sua lucratividade.

Author: