Dicas para abrir sua própria loja de ração


Não é novidade alguma o sucesso do mercado Pet no Brasil. Na verdade, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil é o 4º país no mundo com o maior número de animais de estimação.

Esse nicho vem se destacando apesar do atual cenário econômico ser desfavorável, o que justifica o surgimento de, cada vez mais, empreendimentos voltados a esse setor.

Nesse sentido, e por envolver um baixo investimento, vem aumentando muito o interesse em montar uma loja de ração. Por isso, resolvemos lhe ajudar, mostrando aqui algumas dicas para abrir sua própria loja de ração.

Como abrir sua própria loja de ração?

Se pensa em abrir sua loja de ração e nem sabe por onde começar, confira abaixo um passo a passo.

1. Localização

Se tiver opção de escolha, a dica é optar por uma localização central, com alta movimentação de pessoas durante o horário comercial. De preferência, que sua loja de ração seja próxima a:

. Supermercados;

. Centros comerciais;

. Shoppings;

. Avenidas ou ruas principais.

É importante também, verificar se há concorrência nas proximidades e quais serviços podem ser ofertados para diferenciar o seu empreendimento.

Importante: apesar do custo de uma localização como essa ser mais elevado, o retorno costuma valer à pena.

Só não esqueça de considerar o perfil de seu público antes de se decidir pela localização.

2. Investimento

Certamente, esse item depende de alguns critérios, desde o tamanho e estilo do estabelecimento, embora, geralmente, o custo com infraestrutura e equipamentos para uma loja de rações não costuma ser tão alto.

Nesse caso, os gastos mais significativos estão relacionados a aquisição de matéria prima, equipamentos, abertura e regularização da empresa, que pode girar em torno de R$ 6 mil.

Mas, é bom se precaver, tomando algumas medidas que vão ajudar a reduzir o custo mensal com sua loja de ração, tais como:

– escolher planos de telefonia e internet promocionais e que atendam às suas necessidades;

– pesquisar fornecedores e empresas de frete com custos mais baixos;

– realizar um seguro contra roubo ou acidentes em seu estabelecimento.

Certamente, paralelo a isso, a dica é fazer uma rigorosa e completa análise de custos da empresa, gerenciando muito bem o estoque, avaliando todos os custos, controlando os gastos e identificando os que podem ser eliminados, o que pode ser feito através de um bom software para pet shop, simples e prático de operar.

É importante considerar que, mesmo que seja um modelo de negócio com investimento relativamente baixo, a abertura de uma loja de ração, por mais simples que seja, vai gerar custos que podem ser altos no início.

Vale lembrar que qualquer empresa passa por períodos instáveis no início, sendo preciso atrair clientes, conquistar sua confiança e fidelizá-los, ou seja, fazer com que eles continuem comprando.

E, claro, que as contas chegam, não esperam o seu negócio se estabilizar, por isso,  é importante ter uma reserva de dinheiro para a manutenção da empresa, até que comece a dar lucro suficiente.

3. Garanta um espaço atrativo

Embora a loja, basicamente, precise ter um balcão de atendimento, com computador, impressora e telefone, e prateleiras, para expor os produtos, vale investir em itens decorativos.

Considere investir em móveis, como sofá ou cadeiras, para que os consumidores se sintam a vontade.

Como a loja é frequentada por quem tem animais, vale apostar em quadros, ou cartazes, com animais em diferentes situações, deixar alguns itens de venda, mais chamativos, para locais de fácil visualização, para que sirvam como decoração, também.

Lembrando que não é porque a loja é de ração que não pode vender outros itens, como petiscos, materiais de higiene, caminhas, roupas, enfim, abra o leque de possibilidades.

4. Mantenha o estoque abastecido

Nada afasta mais um cliente do que ele se locomover até sua loja, em busca da ração que costuma comprar em seu estabelecimento e não encontrá-la. Acredite, isso frustra e afasta. Porque ele voltaria se sabe que no seu concorrente ele sempre encontra o que procura?

Por isso, tenha o controle de seu estoque, do que tem mais saída, do que está por vencer (realize promoções), enfim, existe até opções de programa para pet shop, que oferecem um completo sistema de gestão que podem lhe ajudar muito nisso.

Nunca esqueça, também, que embora a compra de grandes quantidades possa ajudar a reduzir o preço dos produtos, as rações têm data de validade e precisam estar em um ambiente adequado ao serem armazenadas.

Como se diferenciar no segmento Pet?

Como já vimos, esse segmento vem crescendo muito a cada ano, e o que não faltam, justamente, são lojas de ração para animais, principalmente, por não exigirem um grande investimento inicial, por isso, se diferenciar é fundamental.

Invista em bons fornecedores

É fundamental procurar pesquisar ao máximo os fornecedores, garantindo que seu negócio só trabalhe com produtos de qualidade, com os melhores preços.

Mas, vale a dica, nunca se limite ao contato de apenas um fornecedor, pois não são poucos os casos de queda de qualidade, atrasos de entrega e o empreendedor não ter a quem recorrer.

Por isso, tenha sempre o contato de outros bons fornecedores que possam atender demandas urgentes.

Acredite, a escolha certa da distribuidora de ração pode fazer toda a diferença para o sucesso de seu estabelecimento, não só em relação à qualidade, como também, ao custo, já que os valores cobrados influenciarão diretamente na saúde financeira da sua loja de ração.

Por fim, vale a dica, procure sempre negociar com os fornecedores, pois cada real economizado em um pacote de ração pode resultar em lucro real no final do mês.

Capacite seus funcionários

Procure capacitar seus funcionários, é fundamental que os colaboradores conheçam bem os produtos que vendem, seus benefícios e o que pode ser mais adequado às necessidades de cada cliente.

É preciso investir em qualificação e treinamento para oferecer um serviço e atendimento de qualidade e, assim, conquistar e fidelizar clientes.

Agregue valor ao seu negócio

Para qualquer negócio se consolidar no mercado é preciso garantir uma boa experiência aos clientes que visitarem a loja e adquirirem seus produtos. Por isso, considere oferecer vantagens como estacionamento ou entrega a domicílio, já que determinados sacos de ração podem ser pesados e difíceis de carregar, sem dúvida, seria um bom diferencial no atendimento.

A dica, no entanto, é usar a criatividade ao máximo, oferecer brindes, cupons de serviços (parcerias), enfim, nesse mercado tão competitivo, é preciso conseguir se destacar.

Tenha página nas redes sociais

Descubra onde o seu público está e tenha uma página na rede que costumam frequentar. Mas aposte em uma pessoa capacitada para movimentar a página, que deverá ser atualizada constantemente, e conter assuntos relevantes para interagir com seus clientes.

Acredite, a visibilidade é enorme e a possibilidade de realizar promoções a um baixo custo é bem interessante, se a página for bem administrada, sua loja poderá ganhar muitos clientes.

Promova eventos

Quer chamar a atenção para a sua loja? Acredite, uma forma de atrair novos clientes para a sua loja e fidelizar os que já têm é promovendo eventos. Assim, aproveite datas comemorativas, como Dia dos Animais, Dia do Cachorro, Dia do Gato, Natal, Carnaval etc., e promova eventos na sua loja.

Não esqueça de postar nas redes sociais! Capriche na decoração, ofereça alimentos diversificados para os bichinhos e alguns mimos.

Participe de ações sociais

Se envolva com ações sociais, elas podem ajudar a atrair um público que atua em Ongs e com resgate animal, por exemplo. Doe ração, promova feira de adoção, eventos de conscientização ou apenas ajude, compartilhando informações.

Ofereça serviços personalizados

Invista em kits de festas para dogs, venda de adereços, roupas e acessórios, serviços de beleza, alimentação saudável e muito mais.

Estude o perfil dos seus clientes e descubra qual o diferencial que gostariam  mas ainda não são atendidos. Acredite, pode estar aí uma grande oportunidade para o seu negócio.

Aposte em um Sistema Para Pet Shop

Para automatizar ao máximo todas as tarefas de seu dia a dia dentro da loja, realizar um completo sistema de gestão e administração de seu estoque, a dica é investir em um software para pet shop, existindo no mercado opções para todos os bolsos, como Nuvem Vet, que oferece o melhor custo-benefício.

Author: