Consultório, Clínica ou Hospital Veterinário? Saiba o que é preciso e a melhor opção para você

Gostaria de montar seu próprio negócio, mas não sabe se é melhor apostar em uma clínica, hospital ou consultório veterinário?  Não faz a menor ideia de por onde começar? Então este artigo é para você!

A maioria dos profissionais que acaba de se formar sonha abrir seu próprio consultório veterinário como o ponto de partida para uma carreira de sucesso. No entanto, não basta apenas ter conhecimento na área, é fundamental ter uma compreensão dos aspectos legais envolvidos no processo e, claro, saber quais os equipamentos básicos necessários para atender os pacientes.

Infelizmente, essas informações nem sempre são abordadas durante a formação acadêmica, por isso, resolvemos dar uma ajudinha, mostrando neste artigo, quais os requisitos para montar um consultório veterinário, e também as principais diferenças entre consultórios, clínicas e hospitais veterinários, além de, certamente, dar algumas dicas para poder montar um consultório de sucesso!

Clínica, Hospital e consultório veterinário

 

Embora ter uma clínica ou hospital veterinário seja o grande sonho de todo recém formado na área, nem sempre isso é possível. Mas a boa notícia é que, por outro lado, montar um consultório é muito simples e bem mais econômico em relação às outras opções.

O fato é que, hoje em dia, existem diversas formas de estabelecimentos nessa área, até mesmo,  atendimento veterinário a domicílio ou online. Mas cada um possui requisitos específicos em termos de atendimento, horário de funcionamento e investimento necessário, e abaixo vamos mostrar, especificamente, a diferença entre clínicas, hospitais e consultórios veterinários:

Clínica Veterinária

 

Quem se interessa em montar uma clínica veterinária, precisa saber que as clínicas são autorizadas a realizar consultas de rotina, exames gerais e tratamentos clínicos e cirúrgicos. Em sua maioria, funcionam durante o horário comercial, geralmente até as 18h, mas algumas podem estender até as 22h. Se oferecerem serviços de internação, devem operar 24 horas, embora possam não estar abertas ao público durante todo esse período. Para isso, é necessário contar com a presença de um médico veterinário, que pode ser auxiliado por profissionais veterinários.

Hospital Veterinário

 

Já, os hospitais veterinários oferecem uma gama mais ampla de serviços, incluindo consulta, atendimento clínico, cirurgia e internação.

Geralmente, os hospitais veterinários operam 24 horas, disponíveis ao público, o que requer um investimento significativo em pessoal e infraestrutura. Durante todo o horário de funcionamento, a presença de um médico veterinário é necessária.

Consultório Veterinário

 

Por outro lado, por ser bem mais simples e econômico, geralmente, o primeiro passo de médicos recém-formados é abrir um consultório veterinário. Como dito, um consultório veterinário requer um investimento bem menor em comparação com clínicas e hospitais, embora isso não impeça uma demanda constante de trabalho.

No consultório, os médicos veterinários podem realizar consultas, diagnósticos por imagem, aplicação de vacinas, administração de medicamentos e tratamentos simples, como curativos.

No entanto, não são autorizados a realizar procedimentos anestésicos, cirúrgicos ou internações, que devem ser conduzidos em instalações adequadas.

O que é preciso para montar seu próprio consultório

 

Agora que já conhece um pouco as diferenças entre clínica, hospital e consultório, e que começar abrindo um consultório é a opção mais econômica, saiba o que precisa ser considerado antes de abrir o seu próprio consultório veterinário.

1. Seguir as etapas Burocráticas

 

Após decidir criar um consultório veterinário, é essencial elaborar um plano de negócios que leve em conta a viabilidade dos serviços a serem oferecidos e o investimento necessário.

O passo seguinte é legalizar o estabelecimento junto à junta comercial de sua cidade e ao Conselho Regional de Medicina Veterinária. Vale ressaltar que o conselho estabelece uma resolução que define os requisitos mínimos de infraestrutura para a prestação de serviços veterinários. Além disso, é importante obter a licença da Vigilância Sanitária, que pode ser solicitada ao Centro de Controle de Zoonoses de sua região.

2. Investir em Equipamentos necessários

 

De acordo com a Resolução nº 1015 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), um consultório veterinário básico deve possuir:

– Uma sala de recepção, com um banheiro público.

– Uma mesa impermeável com sistema de drenagem e fácil higienização.

– Uma sala de atendimento equipada com uma geladeira com termômetro de máxima e mínima, para garantir a conservação de vacinas, antígenos e outros produtos biológicos.

– Pias para higienização.

– Um arquivo médico.

– Armários destinados a equipamentos e medicamentos.

E embora não seja obrigatório nem faça parte dos equipamentos básicos, uma dica que pode fazer toda a diferença para o seu consultório é investir em um equipamento de ultrassom de qualidade, uma vez que a ultrassonografia oferece diagnósticos precisos, rápidos e não invasivos para diversas condições dos animais. Esse investimento tende a proporcionar retornos satisfatórios, podendo até mesmo, fazer parcerias com clínicas e terceirizar esse serviço.

3. Adquirir habilidades de Gestão

 

Geralmente, um consultório veterinário é composto por um médico veterinário, um recepcionista e um ou mais auxiliares. Mas, é muito importante procurar adquirir um conhecimento mínimo sobre gestão para administrar seu negócio de forma eficaz.

Infelizmente, na maioria das vezes, durante a formação acadêmica, não são abordadas habilidades de gestão, não preparando os futuros profissionais para administrarem seu próprio negócio.

Mas, se por um lado, pode doer no bolso investir em profissionais para realizarem tarefas administrativas, por outro, a internet permite obter conhecimentos sobre o assunto, através de muitos sites especializados e até cursos online, e a tecnologia também pode ser uma potente aliada, através de seus muitas ferramentas e softwares de gestão.

Tecnologia como aliada

 

Como dito acima, a tecnologia pode ser uma poderosa aliada, principalmente, por meio de um programa de gestão, desempenhando um papel significativo na gestão eficaz de seu consultório veterinário, melhorando a eficiência, a organização e a qualidade do atendimento aos pacientes.

Um programa para clínica veterinária pode ser um grande aliado na administração do seu consultório, economizando tempo, melhorando o atendimento ao cliente e garantindo que você possa oferecer cuidados de alta qualidade aos animais de estimação.

Faturamento, controle de despesas e pagamento de funcionários, mensagens automáticas, gestão de estoque, histórico médico, vacinações, enfim, tudo isso podendo ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar é o que promete um bom sistema para clínica veterinária.

Claro, só se certifique de escolher um bom software, como Nuvem Vet, que vai atender às necessidades específicas do seu consultório.

E é isso, esperamos que essas dicas tenham ajudado a saber como dar os primeiros passos em direção ao sonho de abrir seu próprio consultório veterinário.

Author: