Como reduzir os custos de sua clínica ou pet shop em tempos de crise?

Como sempre falamos por aqui, o mercado pet está em alta, porém, isso não significa que quem tem uma clínica veterinária ou pet shop esteja imune à crise pela qual ainda passamos. Isso sem falar em toda a concorrência que existe nesse setor, obrigando clínicas e pet shop a lidarem com estratégias de marketing e de redução de custos.

Pois é na redução de custos que vamos falar neste artigo, mais do que necessária diante do cenário ainda de incertezas em função da pandemia e da crise econômica dos últimos anos.

Primeiramente, é preciso destacar a importância de fazer o controle de gastos na gestão financeira de sua clínica ou pet shop, esteja seu negócio em crise ou não, e isso, principalmente, porque os custos para manter os seus negócios funcionando pode influenciar diretamente, o preço de seus produtos e serviços que pode acabar saindo maior do que o praticado por seus concorrentes. E sem preço competitivo, e sem diferenciais, seus negócios correm sérios riscos de sobrevivência.

E, claro, nessa hora, é muito importante, também, contar com uma equipe treinada e engajada, que é fundamental para ajudar a enxugar os gastos de sua empresa, já que ela está diretamente ligada às atividades diárias e processos envolvidos nos custos do negócio.

Identificar desperdícios, propor melhorias nos processos, controlar o uso de materiais, buscar alternativas mais econômicas, engajar-se com a redução de custos, são só algumas formas de uma equipe ajudar a reduzir os gastos de sua clínica ou pet shop. Por isso, invista em reuniões de equipe.

Algumas maneiras de reduzir os custos de sua clínica veterinária ou pet shop

 

É muito importante ter em mente que reduzir os custos de uma empresa é muito importante para qualquer gestão, e com clínicas e pet shops isso não é diferente. Reduzir os custos sempre tem um impacto significativo na lucratividade e na competitividade das empresas, e isso pode ser alcançado de várias maneiras, desde reduzindo gastos de despesas gerais, aumentando a eficiência operacional até conseguindo negociar melhores preços com fornecedores.

É preciso ressaltar que além de significar mais economia, a redução de custos ajuda a liberar recursos financeiros que podem ser utilizados para investir em outras áreas importantes da empresa, como pesquisa e desenvolvimento, marketing e expansão.

Porém, essa redução de custos deve ser feita de forma estratégica, para evitar impactos negativos na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos pela sua clínica ou pet shop.

Dentre as principais formas de reduzir os custos em uma clínica ou pet shop, podemos destacar as seguintes:

1. Procurar negociar com fornecedores

 

Uma boa forma de reduzir os custos, sem dúvida, passa pela escolha de bons fornecedores e, de uma boa negociação, ou renegociação, conseguindo melhores preços e condições de pagamento dos produtos e serviços para a clínica ou pet shop.

2. Controlar o estoque

 

É importante manter um controle de estoque inteligente para evitar desperdícios e reduzir as despesas com reposição de produtos.

3.Automatizar processos

A automação de processos pode reduzir a necessidade de mão de obra, diminuindo os custos operacionais. Já existem programas específicos voltados para essa automação.

4. Reduzir o uso de papel

É preciso investir em digitalização de documentos, pois isso vai reduzir muito o uso de papel, diminuindo os custos com impressão e armazenamento.

5. Utilizar tecnologia para melhorar a gestão

Como sempre falamos por aqui, ferramentas de gestão, como softwares para clínica veterinária ou pet shop, podem ajudar a identificar oportunidades de economia e reduzir desperdícios.

6. Investir em treinamento de funcionários

 

Como dito acima, os funcionários, a equipe, vai fazer toda a diferença na hora de reduzir os custos. E mais, funcionários treinados e capacitados tendem a cometer menos erros e desperdiçar menos recursos, o que pode gerar economias para a clínica ou pet shop.

7. Reavaliar o mix de produtos e serviços

Avaliar o mix de produtos e serviços oferecidos pode ajudar a identificar quais são os mais rentáveis e quais podem ser eliminados para reduzir custos.

8. Reduzir os gastos com energia elétrica

Medidas como a utilização de lâmpadas de LED e a instalação de sensores de presença podem ajudar a reduzir os gastos com energia elétrica.

O papel da gestão para reduzir os custos de sua clínica ou pet shop

 

Como podemos ver, a redução de custos passa, primordialmente, pela boa gestão. Realizar uma boa gestão em sua clínica ou pet shop é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio.

Uma gestão eficiente permite que o empreendimento funcione de maneira organizada, oferecendo um serviço de qualidade para os clientes e garantindo a satisfação dos mesmos.

Felizmente, hoje já podemos contar com programas específicos de gestão, ou seja, softwares que além de automatizarem todos os processos de sua clínica ou pet shop, ainda ajudam a economizar gastos de várias maneiras, tais como:

1- Controle de despesas: com um software para clínica veterinária e pet shop, é possível rastrear todas as despesas da empresa e identificar onde está sendo gasto mais dinheiro. Isso permite que a empresa identifique áreas de gastos excessivos e tome medidas para reduzi-los.

2- Gestão de estoque: também é possível monitorar o estoque de sua clínica ou pet shop em tempo real e evitar a compra excessiva de itens desnecessários. Isso ajuda a reduzir os custos associados à manutenção de estoque excessivo e evita o desperdício de recursos.

3- Gestão de fornecedores: um sistema para clínica veterinária e pet shop também consegue monitorar o desempenho dos fornecedores da empresa e avaliar se estão oferecendo preços competitivos, permitindo que negocie preços melhores com os fornecedores e reduza seus custos de aquisição.

4- Monitoramento de receitas: um programa de gestão também pode ajudar a sua clínica ou pet shop a monitorar suas receitas e identificar oportunidades de crescimento. Isso pode incluir a identificação de novos mercados ou a identificação de novos produtos ou serviços que possam ser oferecidos aos clientes existentes.

5- Automação de processos: claro, não podemos deixar de falar que, com um programa de gestão, é possível automatizar processos empresariais, reduzindo a necessidade de mão de obra e reduzindo os custos associados a processos manuais.

Como podemos ver, um programa de gestão pode ajudar na redução de custos de sua clínica ou pet shop, oferecendo maior visibilidade dos gastos, reduzindo custos associados ao estoque, melhorando a gestão de fornecedores, identificando oportunidades de crescimento e automatizando processos.

No mais, é importante lembrar que cada clínica veterinária ou pet shop tem suas particularidades e desafios específicos, por isso é fundamental avaliar individualmente cada caso para identificar as melhores estratégias de redução de custos.

Author: