Como preparar sua clínica veterinária ou pet shop para lidar com o baixo movimento nas férias de julho

O movimento de sua clínica veterinária diminui durante as férias de julho? Você está preparado para lidar com a baixa procura? Neste artigo mostraremos exatamente isso, como preparar sua clínica para as férias de julho.

Inverno chegando e é sempre assim para a maioria das clínicas veterinárias, mais do que ter que lidar com problemas próprios da estação, principalmente respiratórios, como asma ou bronquite, é preciso estar preparado para encarar as férias e o baixo movimento. E isso porque, geralmente, as pessoas costumam tirar férias nesta época e viajar em família.

Mas, é sempre importante observar que essa queda no movimento durante as férias de julho pode variar de acordo com a região e outros fatores. Inclusive, em algumas áreas, as clínicas e pet shops podem experimentar um aumento no movimento devido às pessoas que deixam seus animais de estimação sob os cuidados de profissionais enquanto estão de férias.

Mas, a verdade é que muitos são os motivos que acabam fazendo com o que movimento das clínicas veterinárias e pet shops, de uma forma mais generalizada, caia nesta época do ano. Por isso, é preciso se valer de estratégias para alavancar o movimento e não ter prejuízos nesse período.

Dentre os principais motivos dessa queda de movimento podemos citar os seguintes:

1. Viagens de férias

 

Embora não seja o único motivo, as viagens de férias, sem dúvida, encabeçam a lista, já que muitas pessoas aproveitam as férias de julho das crianças para viajar, seja para outros países, outras cidades ou até mesmo para o campo. Embora o cenário esteja mudando significativamente, no entanto, na maioria das vezes, as pessoas não levam seus animais ao saírem de férias, o que resulta em menos visitas às clínicas veterinárias e pet shops nesse período.

2. Menor demanda por serviços de rotina

 

Outro motivo também está relacionado às férias, já que neste período, as pessoas costumam sair de suas rotinas, se concentrando em suas próprias atividades de lazer e nas férias em si, o que pode resultar em uma diminuição na demanda por serviços costumeiros, como serviços de banho e tosa, consultas de acompanhamento, vacinações de rotina e exames de saúde preventivos para os seus pets.

3. Mudança de prioridades

 

Também é muito comum, durante as férias, as pessoas direcionarem seus recursos financeiros e tempo para atividades relacionadas às suas viagens, festas e eventos familiares. Isso acaba fazendo com que a visita, à clínica veterinária ou pet shop, seja adiada para depois das férias, claro, a menos que haja uma emergência médica com o animal de estimação.

4. Disponibilidade limitada de profissionais

 

Até mesmo por conta da baixa demanda neste período, no caso de clínicas, alguns veterinários acabam optando por também tirar férias durante o mês de julho, o que pode resultar em uma menor disponibilidade de atendimento nas clínicas veterinárias.

Mas, então, não há o que se fazer para contornar essa situação? A boa notícia é que existem estratégias que podem ajudar não só a evitar que o movimento caia, como também a atrair clientes durante as férias de julho. E é o que mostraremos abaixo!

Dicas para preparar sua clínica ou pet shop para as férias de julho

 

Pronto, agora que já sabe que é normal o movimento cair um pouco durante as férias, então, chegou a hora de prestar atenção nessas dicas que podem fazer toda a diferença para a saúde financeira de sua clínica veterinária. Confira quais são!

1. Invista em promoções e descontos

 

A primeira dica é planejar para esse período uma série de promoções especiais ou descontos em determinados serviços. Essa é uma iniciativa que pode atrair proprietários de animais de estimação que estão procurando por cuidados veterinários a um preço mais acessível, ou mesmo, passando férias em sua região.

2. Implemente programas de fidelidade

 

Outra dica é procurar implementar um programa de fidelidade para incentivar os clientes a voltarem à sua clínica veterinária. Ofereça benefícios especiais, como descontos em consultas de acompanhamento ou serviços adicionais gratuitos para aqueles que retornarem regularmente.

3. Faça parcerias com farmácias e hotéis para animais

 

Estabeleça parcerias com comerciantes locais, como farmácias e hotéis para animais de estimação, oferecendo benefícios mútuos. Por exemplo, você pode oferecer um desconto nos serviços veterinários para os clientes desses estabelecimentos e, em troca, eles podem promover sua clínica aos seus clientes. E vale até considerar oferecer serviço de hotel, que vem sendo muito procurado, caso não tenha concorrência na região.

4. Campanhas de conscientização

 

Vale apostar em campanhas de conscientização sobre a importância dos cuidados veterinários durante as férias de julho. Informe os proprietários de animais sobre os riscos sazonais, como picadas de carrapatos, intoxicações alimentares, problemas respiratórios, tão comuns nesse período, e ressalte a importância de consultas de rotina e vacinações antes de viajar.

5. Invista em um bom trabalho de marketing

 

Utilize estratégias de marketing digital para alcançar os proprietários de animais de estimação que estão planejando viagens durante as férias de julho. Isso pode incluir anúncios em mídias locais, parcerias com blogueiros ou influenciadores de animais de estimação e promoção nas redes sociais.

6. Flexibilize o horário de funcionamento

 

Considere estender o horário de funcionamento de sua clínica ou pet shop durante as férias de julho para acomodar proprietários de animais de estimação que têm uma agenda mais flexível durante esse período. Isso pode incluir abrir aos finais de semana ou oferecer consultas noturnas.

A tecnologia como aliada

 

E a tecnologia, claro, pode e deve ser usada como uma aliada de seu negócio, principalmente, em tempos de tanta concorrência, com suas muitas ferramentas para facilitar a rotina de sua clínica como, por exemplo, um bom programa de gestão.

Um programa para clínica veterinária e pet shop pode automatizar toda a sua clínica, facilitando o acesso à informações importantes, de forma imediata, sobre os animais e seus históricos médicos, agilizando o atendimento e facilitando o diagnóstico e o tratamento. Além disso, os prontuários eletrônicos podem ser compartilhados entre os profissionais da clínica, melhorando a comunicação e o trabalho em equipe.

E, também, um sistema para clínica veterinária e pet shop pode realizar controle de estoque, gestão financeira, gerar relatórios e análises e ainda facilitar a comunicação com os clientes, realizando o envio de lembretes de consulta, resultados de exames e informações sobre cuidados com os animais, ajudando a fortalecer o relacionamento com a clínica.

E é isso, agora é aproveitar essas dicas, adaptá-las às necessidades e características da sua clínica veterinária, levando em consideração a região e perfil dos seus clientes e, claro, as demandas nessa época do ano.

Author: