Como alavancar o movimento do seu Pet Shop no Inverno

Não sabe o que fazer para alavancar o movimento de seu pet shop no inverno? Então, confira nossas dicas!

O inverno costuma ser uma preocupação para donos de alguns estabelecimentos, como no caso de pet shops, que costumam ver nessa época o movimento de seu negócio cair.

Seja por diminuir a necessidades de banhos, já que muitos cães acabam passeando pouco e os donos acabam preferindo dar banho em casa, ou mesmo, pela preguiça e a falta de vontade de sair de casa, o fato é que inverno costuma ser complicado para alguns donos de pet shop, tanto que já falamos aqui sobre esse assunto.

A primeira coisa a ter em mente é entender que a sazonalidade de vendas é uma realidade em quase todos os mercados, e precisa ser considerada nas estratégias de marketing, identificando períodos e datas onde há maior ou menor saída de produtos e serviços.

Uma boa gestão consegue identificar os períodos de altas e baixas demandas e, dessa forma, tirar proveito tanto dos dias mais frios, quanto dos mais quentes, fazendo o devido controle de estoque, entendendo sua dinâmica.

É preciso ter em mente que no inverno é normal as pessoas investirem menos em cuidados com os pets, como tosas e banhos, por exemplo, optando por banho à seco, ou mesmo banho tradicional, mas na própria casa.

Então, porque não tirar proveito disso? Em vez de insistir em oferecer um serviço que o tutor não se sinta atraído, porque não trabalhar em cima da venda de produtos para banho à seco, ou mesmo, investir em ações inovadoras de marketing ou pacotes irresistíveis, que seja impossível não aderir?

Em muitos outros segmentos, academias, lojas de biquínis, bares e baladas, o inverno também representa um grande desafio aos donos de estabelecimentos. Mas, é aí que precisa entrar a criatividade.

Pensando nisso, resolvemos escrever esse artigo, com algumas dicas de como alavancar o movimento para que seu pet shop não fique no vermelho nos dias mais frios do ano.Confira!

Invista em produtos de Cuidados

 

É normal ao pensar em cuidados com os pets, logo nos vir à mente remédios e produtos de higiene, no entanto, as roupinhas, camas e cobertores também devem entrar na lista de cuidados, e terem um marketing muito bem trabalhado, até porque, são itens não muito baratos, que podem ajudar a equilibrar o financeiro.

É preciso investir em conteúdos, como postagens em blogs ou redes sociais, reforçando a necessidade de manter os pets bem protegidos do frio.

Então, a dica é oferecer alternativas fofas e muito charmosas, de preferência, exclusivas, para chamar a atenção e despertar o interesse até mesmo daqueles clientes que ainda não tinham pensado em realizar esse tipo de compra.

Outra dica é investir em uma boa logística, para que possa vender os produtos online também.

Só não esqueça de apostar em variedade, lembrando que há pets de todos os tamanhos, e tutores que adoram vestir seu amigões e postar fotos nas redes sociais. Então, tire proveito disso e peça para marcar seu pet shop, reposte e veja como esse tipo de marketing pode ser muito proveitoso.

E aumente o leque de possibilidades, não se prenda apenas ao pet. Porque não vender capas de chuva, moletons e casacos para os tutores passearem com seus amigos de patas?

Ofereça alternativas em higiene e saúde

 

Se o verão é a época na qual devemos nos preocupar com os efeitos das altas temperaturas e, assim, investir em tapetes gelados, remédios para carrapatos e alternativas para dermatites, por outro lado, o inverno é a época na qual devemos nos preocupar com a tosse e a gripe.

Engana-se quem pensa que só os humanos sofrem com doenças respiratórias, na verdade, muitos gatos e cachorros também passam por isso. Então, porque não aproveitar o inverno para intensificar a postagem de conteúdos sobre as enfermidades típicas dessa estação.

Nesse sentido, a dica é investir em campanhas de vacinas de gripe, apostar em parcerias com algum médico veterinário, caso não tenha uma clínica em seu pet shop.

Ou mesmo, intensificar as propagandas de produtos para manter a higiene do animal nesse período, como o banho seco, também é uma opção inteligente para o inverno.

Só procure entregar conteúdos informativos sempre, nunca apenas fazer de sua página um catálogo de produtos, sempre criar o interesse e mostrar ao cliente a importância de certos cuidados.

Não esqueça que as redes sociais são muito poderosas, por isso, é preciso saber usá-las a favor de seu pet shop.

Ofereça alimentos de qualidade

 

Muitos donos de pet shop não sabem, mas 60% do faturamento do mercado pet no Brasil, corresponde à alimentação.

E quando se fala em alimentação, isso não fica restrito à ração, cada vez mais, os donos de pet estão em busca de uma alimentação mais natural.

Ou seja, os tutores estão preocupados com a saúde dos animais, e buscam investir em um cardápio balanceado, uma alimentação mais saudável.

Basta entrar nas redes sociais para se perceber que as marmitas para pets já são uma tendência e é possível oferecer esse serviço no seu negócio. Basta buscar parcerias com um médico veterinário ou até mesmo uma nutricionista, e oferecer um serviço de entrega desses alimentos.

E vale oferecer pacotes de serviços mensais, quinzenais ou semanais, mesclando com a compra de rações de qualidade. Assim, se o cliente preferir, pode optar pela compra de um saco de ração e mais um pacote quinzenal, dessa forma, vai garantir que seu animal não rejeite nenhum tipo de alimento.

Uma dica é manter algumas dessas marmitinhas no seu pet shop para que, eventualmente, as pessoas se sintam instigadas a experimentar.

Enfim, seja no inverno ou em outras estações, o mercado pet é muito concorrido, portanto, é preciso buscar alternativas para alavancar o movimento em épocas de baixa demanda, e assim, não prejudicar o financeiro.

No mais, procure sempre priorizar a qualidade e originalidade dos produtos e serviços oferecidos, e irá se surpreender com os resultados, mesmo nos períodos em que se espera uma queda nas vendas.

Tecnologia para lhe ajudar

 

Como podemos ver, o que não faltam são estratégias para melhorar as vendas de seu pet shop no inverno! Porém, para que tenha um total controle na administração e gestão de seu negócio, sem que isso pese em seu orçamento, é fundamental contar com um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo.

Nuvem Vet oferece o melhor custo-benefício do mercado, é um software para pet shop que oferece todas as informações de seu pet shop na palma de sua mão, com um controle total dos serviços, parte administrativa e de seu estoque, desde o que tem mais saída, o que está para vencer, enfim, com isso, sobrará tempo para criar muitas outras estratégias, baseadas em dados reais de sua loja e seu público.

E então, preparado para alavancar o movimento de sua loja nesse inverno?

Author: