Como montar uma casa de ração

Pet shop: Como montar uma casa de ração?

Você deseja investir no mercado de produtos e alimentos para animais? Saiba como montar uma casa de ração – Pet Shop aqui neste artigo, e se posicione com sucesso num mercado bilionário que se mantém em ascensão mesmo em tempos de crise.

Como montar uma casa de ração - Pet shop?
Como montar uma casa de ração?

Como está o mercado Pet no País?

Montar uma casa de ração é uma ótima ideia de investimento, pois esse mercado movimenta bilhões por ano, não é a toa que em 2013 esse segmento movimentou mais de R$ 14 bilhões, e se encontra em ascensão nos dias atuais.

Investir numa casa de ração se tornou um negócio muito atrativo para empreendedores que vivem atentos as possibilidades dentro do mercado empresarial no Brasil. O número de empresários que buscam por informações sobre como montar uma casa de ração só aumenta, o que garante a alegria e lucros de fornecedores do segmento, principalmente, dos clientes que desejam as melhores opções de alimentos e produtos para o seus animais de estimação ficarem saudáveis e se divertir.

Atualmente o Brasil conta com mais de 40 mil estabelecimentos de casa de ração e pet shop, mas é preciso ser uma empresa confiável e de qualidade para se estabelecer nesse ramo, uma vez que a concorrência é bem acirrada.

O que é necessário para montar uma casa de ração?

Para montar uma casa de ração, assim como qualquer negócio, é necessário contratar uma equipe qualificada, principalmente, se desejar incluir a mesma, o serviço de pet shop, o qual deve ter médico veterinário, por exemplo.

Como montar um Pet shop?
Como montar um Pet shop?

Documentação

Um dos primeiros passos é se atentar a documentação necessária para montar uma casa de ração. Saibam quais são eles:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Documento expedido pela Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos.

Localização

Se você deseja saber como montar uma casa de ração, esse é um dos pontos mais importantes a se considerar, pois é essencial para atingir o maior número de clientes possíveis e fazer do seu negócio uma ótima referência.

Caso consiga montar o seu negócio em um local movimento, que possua fácil acesso tenha um bom estacionamento e seja visível, pode ter certeza de que será um fator a mais para ter sucesso, uma vez que os clientes desejam praticidade e facilidade, além é claro, de produtos de qualidade para os seus pets de estimação.

Veja também: Quais os benefícios de um software para sua Clínica Veterinária e Pet shop?

Produtos e fornecedores

Saber como montar uma casa de ração envolve muitos detalhes, pois não serão apenas alimentos para animais que devem ser comercializadas, devemos oferecer o melhor para os clientes, a fim de conquistá-los e garantir a freguesia.

Há casas de ração que vendem também alguns produtos para animais, como exemplo, coleiras, cobertores, casinhas, medicamentos, acessórios, entre outros. Normalmente, empresários que tem um capital maior, optam por adicionar os serviços de pet shop, deixando o negócio mais completo.

No entanto, para isso é preciso ter uma melhor administração, a qual pode ser feita de forma eficiente e prática, através de um software para pet shop que aperfeiçoa muitos processos, reduz o número de funcionários, ajuda no controle e balanço financeiro do negócio, tudo isso por um preço em conta, ou seja, ótimo custo benefício.

Essas informações que mencionamos, fazem total diferença nos rendimentos da casa de ração.

Alimentos

Quando pensamos em como montar uma casa de ração é bem óbvio que os alimentos e fornecedores são uma das maiores preocupações.

Devemos ter em nossa casa de ração alimentos para cães, gatos, pássaros e outros animais, selecionando a variedade de acordo com a idade dos animais, como exemplo, filhotes, adultos e idosos.

Conseguir encontrar fornecedores de alta qualidade é essencial, uma vez que a reputação “boca a boca” é uma das maneiras mais eficientes de fidelizar e atrair clientes, pois os produtos mais baratos e de baixa qualidade podem prejudicar a reputação da sua casa de ração.

Brinquedos e acessórios que não podem faltar em sua loja

Montar um pet shop (casa de ração)

Como mencionado anteriormente, mesmo que seja uma loja de ração é importante ter itens a mais para satisfazer a alegria dos donos de pets, ou seja, seus clientes.

Esses itens são muito atrativos para esse tipo de cliente, os quais se surpreendem com a qualidade e variedade dos produtos, o que é essencial para garantir vendas. É necessário ter em sua casa de ração alguns itens como:

  • Focinheira
  • Coleira
  • Camas e casinhas para pets
  • Placas para identificação
  • Tapete higiênico
  • Bolsa para transporte
  • Caixa de areia
  • Tigelas para colocar ração
  • Arranhadores e acessórios para gatos
  • Brinquedos, roupas e acessórios (sapatinho, laços, gravatas, etc)
  • Cobertores e mantas para animais
  • Entre outros.

A ideia é fazer uma análise e identificar quais os produtos tem maior demanda na região em que deseja montar uma casa de ração.

Veja também: Como aumentar o lucro do meu pet shop e clínica veterinária

Equipe de funcionários

Outro fator imprescindível para o sucesso ou fracasso de qualquer negócio é a equipe de funcionários. A mesma deve ser especializada em atendimento ao cliente, a fim de garantir que os mesmos saiam da sua loja, totalmente satisfeitos e recomende os serviços para outras pessoas.

Contrate funcionários qualificados e/ou ofereça treinamento.

Conquiste seus clientes

Não basta montar uma casa de ração e começar a vender seus produtos, será preciso conquistar seus clientes com um serviço de qualidade.

Além de selecionar o local ideal, encontrar fornecedores, pesquisar produtos, analisar mercado, preparar a documentação, software de gerenciamento e funcionários, precisamos nos atentar a um dos aspectos mais importantes, afinal, sem clientes, sem vendas.

Fidelizar clientes é mais difícil do que conseguir novos, mas porque os mais antigos são tão importantes? Em qualquer negócio, os clientes mais antigos são os responsáveis pela avaliação e reputação do seu negócio, além disso, eles indicam os serviços de qualidade que encontram para amigos, familiares e conhecidos.

E o que isso significa? Atrai novos clientes e fideliza os já existentes, melhorando o lucro de sua empresa e ajudando a mesma a atingir uma ótima posição no mercado. Portanto, investir em programas de fidelização, como exemplo, descontos, promoções, combos, entre outros, além de oferecer produtos de qualidade, vão ajudar a manter e conquistar a clientela.

Marketing Digital

Investir em marketing digital é um dos aspectos mais importantes ao montar uma casa de ração, inclusive, quem sabe oferecer produtos online no futuro. Investir em marketing digital lhe permite ter uma melhor interação com os clientes, através do site da empresa e perfis nas redes sociais, como exemplo, Instagram e comunidades no Facebook.

As pessoas estão online o tempo todo, a internet se tornou uma ferramenta essencial para os negócios, fortalecendo o dito “quem não é visto, não é lembrado”. Portanto, é preciso marcar presença na rede, local onde temos um perfeito alcance de público.

Faça perfis do seu negócio nas redes sociais, invista em um site profissional e conquiste ainda mais espaço no mercado.

Essas são algumas das dicas principais para montar uma casa de ração e obter bons lucros, alcançando uma posição no mercado.

Veja também: Quais os benefícios de um software para sua Clínica Veterinária e Pet shop?

Author:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *