Como facilitar a gestão financeira de sua clínica veterinária

Na sua clínica, a gestão financeira é eficiente? Gostaria de poder facilitar esse trabalho de gestão? Neste artigo, vamos mostrar, justamente, isso, como facilitar a gestão financeira de sua clínica veterinária.

É comum muita gente achar que a gestão é uma coisa única quando, na verdade, ela é dividida em gestão administrativa e gestão financeira.

Nesse sentido, se por um lado, a gestão administrativa está interligada com todas as outras áreas, podendo ser entendida como a base para todos os processos operacionais e gerenciais de sua clínica; por outro lado, a gestão financeira viabiliza todas as estratégias e ações que forem definidas, além de assegurar o crescimento sustentável do seu negócio.

O fato é que, realizar uma boa gestão, seja administrativa ou financeira, é fundamental para garantir o sucesso e a sustentabilidade de seu negócio. Uma gestão eficiente vai permitir que sua clínica funcione de maneira organizada, oferecendo um serviço de qualidade para os clientes e garantindo a satisfação dos mesmos.

Mas, não é possível trabalho de gestão de sucesso se a parte financeira não for priorizada.

Lembrando que a gestão financeira está por trás de toda empresa de sucesso, ela é o coração de um negócio, pois é o conjunto de processos, métodos e ações que permitem a uma empresa controlar, analisar e planejar suas atividades financeiras.

Cuidar da entrada de caixa, pagar contas, identificar gastos desnecessários, são só alguns processos que fazem parte da gestão financeira.

Sim, não é um trabalho simples e engloba todos os setores de uma empresa, mas é possível facilitar a gestão financeira, mantendo um controle sólido e eficaz, seguindo algumas dicas.

E é exatamente isso que mostraremos neste artigo, algumas dicas e estratégias para facilitar o trabalho de gestão financeira de sua clínica veterinária:

Separe o pessoal do profissional

 

A primeira coisa que se deve fazer ao abrir qualquer negócio, e com uma clínica veterinária não é diferente, para uma gestão financeira eficaz , é fundamental separar as finanças pessoais das finanças do negócio. Misturar as duas, além de prejudicar a visão real do desempenho de seu negócio, ainda leva a confusões.

É importante criar contas separadas para o seu negócio e manter um registro claro de todas as transações financeiras relacionadas à clínica.

Desvende as finanças: Coloque todas as despesas no papel

 

Outra dica que vai ajudar a entender melhor as finanças de sua clínica veterinária, é procurar listar todas as despesas associadas ao negócio. Desde despesas fixas, como aluguel do espaço, salários da equipe, contas de água e energia, despesas com suprimentos médicos, marketing, até o cafezinho que serve, ou seja, tudo.

Assim, ao listar todas as despesas, será possível ter uma visão mais real e completa dos custos operacionais de sua clínica veterinária.

Verifique o faturamento dos últimos meses

 

Outra dica é ficar de olho no faturamento dos últimos meses. Analisar as receitas anteriores ajudará a identificar padrões sazonais e tendências de crescimento.

Além de ser útil para o planejamento financeiro a longo prazo, também facilita a alocação de recursos de maneira mais eficaz e assertiva.

Analise bem os dados

 

Nada melhor do que tomar decisões se calcando em fatos reais. Nesse sentido, a dica é sempre analisar muito bem os dados financeiros, facilitando na hora de tomar decisões informadas.

Para isso, a dica é contar com auxílio de ferramentas como planilhas ou, melhor ainda, em softwares específicos de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, para criar relatórios detalhados e baseados em dados constantemente atualizados, mostrando números da receita, custos e o lucro da sua clínica.

Com acesso a esses dados, fica bem mais fácil identificar áreas de alto custo ou baixo desempenho e buscar formas de melhorá-las.

Acompanhe o fluxo de caixa diariamente

 

Não é possível garantir uma boa gestão financeira sem um acompanhamento diário do fluxo de caixa, que é uma ação fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Esse acompanhamento envolve o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro, garantindo que você tenha uma compreensão geral, e em tempo real, das finanças.

Manter um controle completo do fluxo de caixa ajuda a evitar problemas no caixa e a tomar decisões proativas.

Mantenha o planejamento em ordem

 

Tudo passa por um bom planejamento. Não há como nenhuma ação ou estratégia darem certos se não houver por trás um bom planejamento. Ou seja, um planejamento financeiro sólido é essencial para o sucesso contínuo de sua clínica veterinária. Esse planejamento inclui desde a definição de metas financeiras, a elaboração de um orçamento anual e o acompanhamento regular do progresso em direção a essas metas.

Mas, não basta planejar, é preciso estar sempre revendo e ajustando o planejamento financeiro conforme necessário, isso ajuda a manter a clínica no caminho certo.

Invista em um bom software de gestão

 

Seguindo essas dicas, sem dúvida, já irá conseguir simplificar a gestão financeira de sua clínica, e esse trabalho pode ser ainda mais facilitado com a ajuda de um bom software para clínica veterinária.

Esse tipo de ferramenta foi projetada para ajudar a automatizar todas as tarefas realizadas em seu estabelecimento, principalmente, as tarefas financeiras, como faturamento, contabilidade e controle de estoque.

E mais, ao adotar um programa para clínica veterinária, você ainda vai economizar tempo, reduzir erros, melhorar a qualidade do atendimento e a satisfação do cliente, além, claro, de facilitar a gestão dos aspectos administrativos do negócio.

Mas, atenção, já existem muitos programas no mercado, mas nem todos oferecem um bom custo benefício, como Nuvem Vet. Por isso, muito cuidado ao escolher a ferramenta que atenda às necessidades específicas da sua clínica veterinária, e ainda ofereça suporte adequado para a implementação e treinamento de toda a equipe.

Enfim, só um software de qualidade vai garantir que você economize tempo, reduza erros e melhore a eficiência operacional.

E é isso, no mais é ter sempre em mente que fazer uma boa gestão financeira de sua clínica veterinária vai exigir um esforço contínuo e muita atenção aos detalhes. Mas, se seguir as dicas acima mencionadas, com certeza, irá estabelecer uma base sólida para uma gestão financeira eficaz, de sucesso!

Author: