Como e porque é tão importante definir o público-alvo de sua Clínica Veterinária?

Você sabe o que é e qual o público-alvo de sua clínica veterinária? Você sabe como defini-lo? Neste artigo mostraremos porque é tão importante saber qual o seu público para o sucesso de seu negócio. Confira!

Seja online, offline, e de diferentes mercados, o fato é que sem um público-alvo devidamente definido, provavelmente, não terá sucesso em seu negócio e, principalmente, nas suas campanhas de marketing, já que não saberá quais são e como são seus clientes, suas necessidades, preferências e comportamentos.

Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é público-alvo e qual a sua importância para o sucesso de sua clínica veterinária. Continue lendo e descubra tudo sobre esse assunto!

O que é público-alvo?

 

De uma forma bem básica, público-alvo é o conjunto de pessoas que têm características em comum e quepodem se interessar pelo seu produto ou serviço.

Ou seja, é uma descrição detalhada de quem é o seu cliente em potencial, considerando aspectos como idade, sexo, renda, escolaridade, localização, hábitos de consumo, preferências, necessidades, valores, estilo de vida, entre outros.

A definição do público-alvo é muito importante, principalmente, no que diz respeito ao marketing, já que facilita uma melhor segmentação e, assim, direcionar as ações e estratégias de marketing e vendas para as pessoas certas, aumentando as chances de conversão e fidelização.

Qual a importância de definir um público-alvo para o negócio?

 

Como dito acima, definir seu público-alvo, ou seja, um grupo de consumidores em potencial para a sua clínica, é fundamental para garantir a eficiência das suas estratégias de marketing e otimizar os seus resultados.

Dentre os principais motivos para definir o público-alvo de sua clínica, podemos destacar os seguintes:

– Conhecer melhor o seu cliente- entender quem é o seu público, o que ele quer, como ele pensa, como ele se comporta e como ele se relaciona com a sua empresa. Assim, você pode oferecer soluções mais adequadas às suas necessidades e expectativas.

– Destacar-se da concorrência- identificar os seus pontos fortes e fracos em relação aos seus concorrentes e, também, possibilitar a criação de estratégias para se destacar no mercado, explorando os seus diferenciais e mostrando ao seu cliente por que ele deve escolher a sua clínica.

– Aumentar o número de clientes- direcionar as suas ofertas para as pessoas certas, no momento certo e no canal certo, aumentando as chances de atração e fidelização dos seus clientes.

– Reduzir os custos das campanhas de marketing- com a segmentação é possível investir apenas no que vai trazer retorno para a sua clínica. Dessa forma, você evita desperdícios de tempo, dinheiro e esforço com campanhas genéricas ou ineficazes.

– Melhorar a comunicação– consegue adaptar a sua linguagem, o seu tom de voz e o seu conteúdo para se comunicar de forma mais clara, objetiva e persuasiva com os clientes.

Principais vantagens de definir o público-alvo

 

Agora que já sabemos a importância de definir um público-alvo, vale ficar de olho nas  vantagens que mostraremos abaixo:

– Economizar tempo e dinheiro, evitando desperdiçar recursos com pessoas que não têm interesse em seu serviço.

– Aumentar a visibilidade e a autoridade da sua marca, pois você se torna uma referência para o seu público.

– Aumentar a satisfação e a confiança do cliente, pois estará entregando valor e solucionando os seus problemas.

– Aumentar o engajamento e a interação do cliente, pois cria uma conexão emocional com ele.

Passo a passo para definir o público-alvo da sua clínica veterinária

 

Para segmentar os seus clientes com excelência e ter bons resultados, basta seguir este passo a passo:

1. Analise o seu produto ou serviço

 
O primeiro passo é entender o que você oferece e quais são os benefícios e as soluções que o seu produto ou serviço proporciona aos clientes. Quais são as características, as funcionalidades e as vantagens do seu produto ou serviço? Como ele resolve um problema ou atende a uma determinada necessidade do seu cliente.

2. Entenda o seu mercado

 
O segundo passo é entender o cenário em que você está inserido e quais são seus desafios. Analise quais são as tendências, os hábitos de consumo, as demandas e as expectativas do seu mercado Como elas podem influenciar o seu negócio?

3. Conheça os seus concorrentes

 
O terceiro passo é entender quem são os seus principais concorrentes e quais são os seus pontos fortes e fracos, considerando os preços praticados, promoções, os canais de distribuição e de comunicação com os clientes.

4. Defina os critérios de segmentação

 
O quarto passo é definir os critérios que você vai usar para segmentar o seu público-alvo, tais como: idade, sexo, renda e escolaridade; ou geográficos: localização, clima e região, por exemplo.

Podendo ainda, além dos demográficos, considerar critérios psicográficos, tais como: personalidade, estilo de vida e valores; ou comportamentais:  frequência de compra, ocasião de uso e benefício buscado.

O importante é que você escolha os critérios mais eficazes para identificar e conseguir chegar até o seu cliente em potencial.

5. Faça uma pesquisa de mercado

 
O quinto passo é fazer uma pesquisa de mercado para coletar dados sobre os seus potenciais clientes, ou seja, aqueles clientes com mais chances de se interessar pelo seu produto ou serviço.

Para isso, procure saber quem são as pessoas que já procuraram sua clínica ou com mais chances de procurá-la, quais são as suas características demográficas, socioeconômicas, comportamentais e psicográficas. E também quais são as suas necessidades, desejos e objetivos.

Para descobrir esses clientes, vale usar fontes como estatísticas oficiais, relatórios de instituições especializadas e artigos acadêmicos; ou, então, fontes como questionários, entrevistas e observações.

Independentemente do método utilizado, é importante se certificar de que sejam informações confiáveis e atualizadas.

6. Defina o seu público-alvo

 
Pronto, o sexto passo é definir o seu público com base nos dados obtidos na pesquisa de mercado, e vale usar ferramentas online para facilitar esse processo, como o Facebook, Google Analytics, entre outras possibilidades.

7. Teste e valide

 
Chegamos ao sétimo passo, o momento de testar e validar a definição do seu público-alvo, que pode ser de várias formas, seja por meio de campanhas de marketing, lançamento de novos serviços, feedback dos clientes, entre outras possibilidades.

Nesse passo, o que importa é verificar se o seu grupo de consumidores está respondendo positivamente às suas ofertas, o que significará que conseguiu definir seu público com sucesso.

8. Revise periodicamente

 
E, claro, o oitavo e último passo diz respeito à garantia de sucesso das suas ações, o que pode ser feito através de revisões periódicas. É muito importante ter em mente que tanto o seu público-alvo quanto o mercado não são estáticos e podem mudar ao longo do tempo. Por isso, é importante revisar periodicamente as suas definições e atualizá-las conforme as mudanças do mercado e dos clientes em potencial.

Dicas bônus

 

Se chegou até aqui, então, já sabe o que é, qual é a importância e como definir o público-alvo da sua empresa, agora chegou a hora de receber algumas dicas bônus para fazer isso da melhor forma possível:

– Não “chute para todos os lados”- é importante não cair em um erro muito comum, o de tentar atender a todos os tipos de clientes, além de contribuir para que perca o foco, isso prejudica a eficiência das suas estratégias. Por isso, foque em um nicho específico e se destaque nele.

– Não se baseie em suposições– jamais defina o seu público com base em “achismos” ou opiniões pessoais. Se valha de dados concretos e vindos de pesquisas atualizadas constantemente sobre o seu público consumidor.

– Invista em melhorias– do que adianta definir o seu público-alvo corretamente e não corresponder às expectativas dos seus potenciais clientes? Por isso, se certifique de definir a proposta de valor do seu serviço e de mantê-la sempre alinhada com as necessidades e desejos dos clientes em potencial, e com as tendências de mercado.

Nuvem vet, a melhor solução para gerenciar a sua clínica veterinária

 

Então, agora que já sabe como definir o seu público-alvo com eficiência, só falta lançar mão de uma ferramenta que o ajude a gerenciar o seu negócio com praticidade e segurança, como Nuvem Vet, por exemplo.

Nuvem Vet é um software para clínica veterinária que integra todas as áreas da sua empresa em uma única plataforma e é ideal para micro e pequenas empresas, que encontram nesse recurso uma forma de economizar com serviços administrativos.

Dentre outras possibilidades, um programa para clínica veterinária, permite controlar o estoque, emitir notas fiscais eletrônicas, gerar boletos bancários, acompanhar o fluxo de caixa, e muito mais, e tudo de uma forma super simples, prática, e principalmente, livre de erros.

E é isso, agora que já sabe definir o público-alvo de sua clínica veterinária, com a ajuda de um bom programa de gestão, pode fazer a sua clínica veterinária se destacar e virar referência no mercado.

Author: