14 dicas para seu pet shop se destacar da concorrência

Como está seu pet shop em relação à concorrência? Está conseguindo se destacar? Neste artigo vamos mostrar algumas dicas e estratégias para, justamente, conseguir se destacar nesse setor tão competitivo como o pet. Confira!

Não é novidade que, mesmo pertencendo a um setor que não para de crescer, conseguir se manter e, principalmente, se destacar entre os demais lojistas é um grande desafio, que envolve uma série de questões a serem consideradas.

Na verdade, o que todo lojista deseja é que o seu empreendimento seja referência ao ponto da concorrência não lhe tirar o sono, o que só é possível, hoje em dia, quando se coloca em prática algumas estratégias de marketing, que devem ser devidamente acompanhadas, aprimoradas e, se for preciso, reajustadas.

Outra questão importante diz respeito à procurar se manter sempre em movimento, buscando novidades e melhorias.

É preciso ter em mente que a maioria dos pet shops que consegue se destacar é aquela que investe em uma equipe muito bem escolhida e treinada, ou seja, em gestão de equipe, e em ideias inovadoras. É fundamentar estar sempre em busca de novas formas de atrair e reter os clientes, o que só é possível quando se está aberto ao novo.

Por isso, resolvemos mostrar neste artigo algumas dicas para que o seu pet shop consiga se destacar da concorrência. Continue lendo!

Dicas para seu pet shop se destacar da concorrência

 

Se destacar da concorrência em um mercado tão competitivo como o de pet shops, sem dúvida, pode ser um tanto quanto difícil e desafiador, porém, não é impossível, principalmente, se souber usar corretamente algumas estratégias de marketing. Confira abaixo algumas delas:

1. Ofereça um atendimento ao cliente excepcional

 

Treine sua equipe para oferecer não apenas um bom atendimento, mas um atendimento excepcional. Lembre-se que a satisfação do cliente é fundamental para a fidelização e recomendação de novos clientes, por outro lado, erros de atendimento são inaceitáveis atualmente.

2. Invista em produtos de qualidade

 

Para se destacar, ofereça uma ampla variedade de produtos e serviços para animais de estimação, desde alimentos, brinquedos, produtos de cuidado, serviços de banho e tosa, entre outros, porém, sem abrir mão da qualidade, oferecendo transparência aos clientes.

Para isso, dentre outros cuidados, procure deixar o selo de vencimento sempre exposto e prepare a equipe para que esteja sempre pronta para tirar toda e qualquer dúvida a respeito dos produtos comercializados.

3. Crie programas de Fidelidade e Recompensas

 

Principalmente, para os clientes frequentes, procure criar programas de fidelidade ou de recompensas, incentivando assim, além do retorno dos clientes à loja, a recompra, o que ajuda a fortalecer o relacionamento.

4. Distribua amostras grátis

 

Certamente, de tempos em tempos surge alguma novidade no setor, seja uma nova marca ou linha de produtos. E a melhor maneira de tornar essa novidade pública é distribuindo amostras com o objetivo de incentivar a compra.

Mas, atenção, a dica é divulgar essas amostras em eventos dentro do seu pet shop, incluindo as feiras de adoção, castração, vacinas, divulgação nas redes sociais. Sem dúvida, uma ótima oportunidade para interagir com os clientes e mostrar outros produtos também atrativos e inovadores.

5. Aposte em especialização ou nicho

 

Considere se especializar em um nicho específico, como produtos naturais ou orgânicos para animais, alimentos gourmet ou produtos para animais exóticos. Sem dúvida, esse diferencial pode atrair um público-alvo específico.

6. Tenha presença online

 

Ter um site profissional, presença nas redes sociais e, até mesmo, vender online, são só algumas das ações fundamentais para quem quer ter presença online, facilitando para os clientes encontrarem informações sobre seus produtos e serviços.

7. Invista em redes sociais

 

Embora faça parte da presença online, investir nas redes sociais merece uma menção muito especial, já que elas são consideradas, atualmente, as principais ferramentas de marketing, principalmente, no que diz respeito à captação de clientes. Entretanto, saber usá-las é fundamental para extrair os melhores resultados e conseguir estar sempre um passo à frente dos seus concorrentes.

8. Considere vender pela internet

 

De acordo com o jornal diário do comércio, o e-commerce voltado ao mercado de pet shop gera R$ 2 Bilhões por ano, ou seja, um bom motivo para considerar apostar nesse modelo.

Nesse sentido, enquanto uma loja física não é capaz de atender uma demanda maior que a da própria cidade ou região onde se encontra, uma loja on-line tem a possibilidade de alcance muito maior, podendo levar seus produtos para pessoas de todo o país e até do exterior. Isso sem falar que o consumidor, atualmente, utiliza a internet para tudo e, principalmente, para adquirir produtos.

9. Realize eventos e promoções

 

Aposte em diferentes tipos de eventos promocionais, como dias de descontos, workshops sobre cuidados com animais, ou parcerias com organizações de resgate de animais, entre outras possibilidades.

10. Crie um ambiente acolhedor

 

Um dos principais motivos de construir uma boa equipe é poder garantir um ambiente acolhedor e amigável em sua loja. Além de atrair os clientes, esse tipo de ambiente também proporciona uma experiência muito positiva.

11. Demonstre responsabilidade social e ambiental

 

Adoção de animais de abrigos locais, usar embalagens sustentáveis, apoiar causas relacionadas aos animais, enfim, são só alguns exemplos de demonstrações de responsabilidade social e ambiental, sempre tão positivas para os clientes.

12. Faça parceria com ONG’s e empresas locais

 

Investir em parcerias é uma ótima opção, ainda mais se for em prol de uma causa beneficente, como no caso de feiras de adoção de cães/gatos. Para isso, disponibilize um espaço do seu pet shop, onde pode receber pets que estão para adoção, ou até mesmo disponibilizar a frente e do seu espaço. Acredite, além de passar uma imagem super positiva, ainda são enormes as chances do interessado em adotar os animais comprarem em sua loja os produtos e acessórios para o seu pet.

E mais, procure criar estratégias como, por exemplo: para animais que vem de ong’s que, geralmente, estão com pulgas e precisam de alguns cuidados, você pode oferecer um serviço de banho/tosa por um preço mais acessível ou com desconto, assim, o dono do animal não só ficará mais satisfeito, como terá chances de que vire seu cliente.
Invista também em campanhas de vacinação, castração e arrecadação de ração, que ajudam a dar visibilidade à sua loja.

No mais, outra dica é procurar fazer parcerias com empresas locais, como veterinários, farmácias, treinadores, que são colaborações que podem beneficiar ambos os negócios.

13. Solicite feedback dos clientes

 

Solicite feedback dos clientes e esteja disposto a fazer melhorias com base nas sugestões recebidas, assim, estará mostrando não só que valoriza a opinião dos clientes como também, que está comprometido em oferecer o melhor serviço possível.

14. Invista em modernidade

 

Como podemos ver até agora, muitas são as estratégias que podem ser usadas para ajudar a destacar seu pet shop da concorrência. E o investimento em modernidade, claro, não poderia ficar de fora. E isso no que diz respeito a serviços, produtos e, como não poderia deixar de ser, tecnologia.

Felizmente, graças à tecnologia, podemos lançar mão de variadas ferramentas, aplicativos e softwares que ajudam a realizar as mais variadas funções do dia a dia da loja. Do atendimento à tarefas administrativas e de gestão, hoje, com a ajuda de um bom programa para pet shop é possível deixar sua loja, mesmo que pequena, muito mais competitiva e funcional.

Ou seja, um software para pet shop vai ajudar a gerenciar o seu negócio com praticidade e segurança, integrando todas as áreas de sua loja, permitindo controlar o estoque, emitir notas fiscais eletrônicas, gerar boletos bancários, acompanhar o fluxo de caixa, e muito mais, e tudo de uma forma super simples, prática, e principalmente, livre de erros.

E é isso, realmente, se destacar da concorrência não é tarefa das mais fáceis, principalmente quando se trata de um pet shop, mas com determinação, oferecendo um serviço excepcional, compreendendo as necessidades dos clientes e adaptando-se às tendências do mercado, ou seja, usando as estratégias certas, com certeza, você chega lá.

Author: