O que é preciso para abrir um Consultório veterinário

Provavelmente, todo estudante que se forma em medicina veterinária sonha em ter seu próprio consultório, sem dúvida, é um bom passo para uma carreira de sucesso. Porém, para abrir qualquer negócio, por mais especialista que seja dentro de sua área, é fundamental conhecer alguns aspectos legais do processo, assim como, saber também quais os equipamentos essenciais que precisa para começar a atender aos pacientes.

O problema é que isso, geralmente, não é ensinado durante a graduação. Por isso, resolvemos mostrar aqui o que é preciso para montar seu próprio consultório veterinário. Será que é possível? Precisa ter muito dinheiro para isso? E quais as diferenças em relação às clínicas e Pet shops.

Consultório veterinário, clínica ou pet shop?

 

Primeiramente, é preciso entender que existem diferentes modalidades de negócio veterinário e, cada uma apresenta diferentes exigências em relação ao tipo de atendimento, funcionamento e investimento necessário. E é isso que mostraremos a seguir.

Clínica 

 

Uma clínica veterinária pode realizar consultas de rotina, exames em geral e tratamentos clínicos e cirúrgicos.

Geralmente, tem um horário de funcionamento que acompanha o horário comercial, ou seja, mais ou menos até as 18h. Mas, claro, isso pode variar de acordo com cada estabelecimento, podendo o horário se estender até às 22h, ou mesmo, funcionar 24h.

Se a clínica oferecer o serviço de internação, nesse caso, o funcionamento deve ser de 24 horas, mesmo até que não esteja aberta para consultas e atendimento em geral. Sendo preciso apenas, nesse caso, contar com a presença de um médico veterinário, e dependendo do caso, ele contar com a presença de auxiliares veterinários.

Já os hospitais têm uma abrangência maior, devendo oferecer serviços de consulta, atendimento clínico, cirúrgico e internação. Geralmente, seu funcionamento é de 24 horas para o atendimento ao público e o investimento em pessoal e infraestrutura é um maior. E mais, durante todo período de funcionamento o hospital deve estar sob responsabilidade de um médico veterinário

Pet Shop

 

Um pet shop é mais voltado para o atendimento comercial, trabalhando com variados produtos para os animais, desde rações, medicamentos, perfumes, shampoos, brinquedos e roupas. Porém, o estabelecimento também costuma oferecer serviços como consultas,vacinação, pequenos curativos e banho. Por essa razão acaba tendo um fluxo variado de pessoas e se mostrando um negócio bem lucrativo.

Consultório

 

Já, abrir um consultório veterinário, geralmente, é o primeiro plano de diversos médicos veterinários que acabaram de sair de suas faculdades, ou mesmo, daqueles que desejam empreender na carreira.

A boa notícia é que esse tipo de estabelecimento requer um investimento menor, se comparado às clínicas e hospitais, e costuma ter uma demanda de trabalho recorrente.

Nos consultórios, é possível realizar consultas, diagnóstico por imagem, aplicação de vacinas e medicamentos e tratamentos mais simples, como a realização de curativos. Por outro lado, quem possui apenas um consultório não pode realizar internação de nenhum tipo, procedimentos anestésicos e/ou cirúrgicos, isso só é possível em locais apropriados.

O que é preciso para montar um consultório?

 

Pronto, agora que já vimos um pouco as muitas possibilidades para quem quer montar um estabelecimento veterinário, vamos conhecer um pouco mais sobre o que é preciso saber antes de abrir seu próprio consultório.

1. Muita atenção à parte burocrática

 

Pronto, decidiu que vai montar seu próprio consultório? Então, o primeiro passo é criar  um plano de negócios, considerando a viabilidade dos serviços que serão oferecidos e o investimento necessário.

Então, o próximo passo é legalizar o estabelecimento na junta comercial de sua cidade  e no conselho Regional de Medicina Veterinária, também é importante obter a licença da Vigilância Sanitária no Centro de Controle de Zoonoses na sua cidade.

Para quem não sabe, o conselho Regional de Medicina Veterinária dispõe de uma resolução que orienta quanto a estrutura mínima obrigatória para realizar atendimentos veterinários.

2. Invista nos equipamentos necessários

 

Segundo a resolução n° 1015 do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a estrutura básica de um consultório veterinário deve conter:

.sala de recepção, com um sanitário para uso dos clientes;

.sala de atendimento, contendo geladeira com termômetro de máxima e mínima para manutenção exclusiva de vacinas, antígenos e outros produtos biológicos;

.mesa impermeável com dispositivo de drenagem e de fácil higienização;

.pias de higienização;

.arquivo médico;

.armários próprios para equipamentos e medicamentos.

Embora não esteja incluído como equipamento básico, uma dica para quem deseja ter um diferencial, até mesmo, poder oferecer o serviço para clínicas, é investir em um bom equipamento de ultrassom. A ultrassonografia oferece um diagnóstico preciso, ágil e não invasivo de diversas patologias e condições, por isso, é um tipo de investimento em que o retorno é garantido!

4. Conte com uma boa ferramenta de gestão

 

Otimizar a eficiência, controlar processos, identificar gargalos e tomar decisões mais assertivas, essas são só algumas das vantagens de contar com uma boa ferramenta de gestão.

Lembrando que a grande maioria dos médicos veterinários sai das faculdades sem a menor intimidade com gestão e todos esses processos administrativos de uma empresa. Nesse sentido, contar com o apoio da tecnologia nessa hora pode fazer toda a diferença.

Para quem não conhece, um sistema para clínica veterinária ou pet shop, através da tecnologia, consegue aprimorar processos e melhorar o desempenho da empresa, facilitando tanto o trabalho administrativo, como e estratégico, enfim, automatizando as tarefas do dia a dia.

Lembrando que, mesmo que seja um simples consultório, o profissional terá que contar com colaboradores, como recepcionista ou auxiliar de veterinária, por isso, é preciso ter habilidade administrativa para gerir o próprio negócio, e é nessa hora que uma boa ferramenta de gestão pode ser de grande ajuda.

No mais, quem não está conseguindo gerenciar seu negócio e não pode contratar mais funcionários, sem dúvida, investir em ferramentas de gestão como um bom software para clínica veterinária ou pet shop pode ser tudo o que você precisa.

Mais organização, praticidade, controle de todos os gastos e lucros, enfim, são muitas as vantagens em adotar uma boa ferramenta de gestão, e a maior delas, sem dúvidas, é poder gerenciar seu negócio de maneira inteligente e eficiente, evitando sobrecargas.

E então, está pronto para dar os primeiros passos para realizar o seu sonho de abrir um consultório veterinário?

Author: