Como calcular e definir a comissão dos funcionários de seu pet shop

Você costuma comissionar os funcionários de seu pet shop? Sabia que existem vários tipos de comissão para aplicar aos seus vendedores e que é possível gerenciá-las de forma prática e automatizada? E é, justamente, sobre as comissões que falaremos neste artigo, como calculá-las e defini-las.

Primeiramente, é preciso entender que quando falamos em comissão,  estamos nos referindo à uma gratificação dada ao colaborar quando ele consegue bater metas ou conquistar objetivos pré estabelecidos, geralmente, com o objetivo de incentivar positivamente os resultados comerciais, ou ainda, motivar e engajar a equipe.

Embora até seja possível aplicar comissão apenas aos vendedores de seu pet shop, sempre é positivo estendê—la aos demais colaboradores, como banhistas, tosadores, entre outros, e a boa notícia é que hoje é possível contar com a ajuda da tecnologia para tornar a gestão de comissões mais simples e positiva.

Porque trabalhar com comissões em seu pet shop?

 

Comprovadamente, a comissão é sinônimo de motivação para os funcionários, que trabalham com muito mais disposição ao ganhar mais por um trabalho bem feito, o colaborador sempre vai entregar um resultado eficiente para continuar adquirindo o benefício.

Só é preciso muita cautela ao definir o tipo de comissão, e isso para que não gere acomodação entre os vendedores, já que eles não perdem se não alcançarem as metas.

Não podemos negar, também, o fato de muitos empreendedores sentirem dificuldade para estabelecer um tipo de comissão e até mesmo, gerenciá-la. Calcular um valor que seja justo para o colaborador e para a empresa pode ser um grande desafio para muitos donos de pet shop.

Mas, pesquisas apontam que, em tempos de grande concorrência e de “job hopping” (empregados que não param muito tempo em uma mesma empresa), trabalhar com comissão pode trazer um diferencial e ajudar a formar uma equipe mais motivada e engajada.

E se você até tem vontade de aplicar comissões mas não sabe por onde começar, continue lendo este artigo, pois mostraremos como calcular as comissões de seus funcionários e aplicá-la em seu pet shop.

Como aplicar comissões em seu pet shop

 

Implementar um sistema de comissão aos funcionários em seu pet shop é uma decisão importante que deve ser cuidadosamente planejada e comunicada aos funcionários sempre de forma transparente.

Confira abaixo algumas etapas para começar a implementar um sistema de comissão:

1. Analise as possibilidades

 

Antes de pensar em aplicar comissões, é preciso analisar muito bem a sua estrutura de custos, entender suas despesas e custos operacionais, para que possa determinar quanto pode pagar em comissões sem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

Ou seja, para não correr o risco de ficar no vermelho com as comissões, é preciso se atentar ao preço dos produtos e serviços e a margem de lucro, assim como, impostos, custos fixos, variáveis e de aquisição (o valor do produto deve cobrir essas despesas), margem de lucro desejada, fluxo de caixa, etc.

Uma ótima dica é apelar para um sistema para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, o qual, através de relatórios com todos os dados financeiros de seu negócio, ajuda a estabelecer e monitorar o sistema de comissão.

2. Defina suas metas

 
É preciso estabeleça suas metas ao implementar o sistema de comissão para os funcionários. Por exemplo, em seu pet shop, você pode definir metas relacionadas às vendas de produtos ou serviços, ou adesão à assinaturas, pacotes de serviços, por exemplo.

3. Considere os diferentes tipos de comissão

 

Talvez essa seja a etapa mais desafiadora, a de definir o tipo de comissão. E isso porque embora a comissão fixa seja a mais utilizada, existem outros diferentes tipos de comissão. Além da comissão fixa, é possível trabalhar com uma porcentagem sobre a margem de lucro, bônus ao alcançar metas, inclusive, a taxa de comissão pode variar de acordo com o setor e as funções dos funcionários. Dentre todos os tipos, as comissões mais utilizadas são:

– Comissão por venda: um dos modelos mais comuns de comissão, no qual é oferecido um percentual fixo por venda efetuada. Sem dúvida, um modelo fácil de aplicar e de ser compreendido pelos colaboradores. Só é preciso uma análise prévia dos preços dos seus produtos e serviços e a margem de lucro para que sua empresa não saia perdendo.

Comissão por faturamento:  é feita a partir da renda bruta da empresa, ou seja, a receita sem a retirada dos custos. Se seu pet shop faturou R$100.000,00 e a comissão for de 0,2% da renda, o funcionário irá ganhar R$200,00. Nesse modelo, é indicado determinar uma meta de faturamento mês a mês para engajar os colaboradores e estimular o trabalho em equipe.

– Bonificação por rendimento: nesse modelo, aqueles colaboradores que se destacam recebem um bônus. Ou seja, a comissão não precisa ser entregue a todos os funcionários. Pode ser estipulada uma meta, seja por número de vendas, seja atração de novos clientes, enfim, ou outra forma de justificar a bonificação.

4. Monitore os resultados

 

É preciso monitorar o progresso em direção às metas de comissão. Se as comissões estão de acordo com as metas estabelecidas. Felizmente, como foi dito acima, a tecnologia já tem ferramentas que ajudam nessa função, como um software para pet shop, que ajuda não só a estabelecer as comissões, como monitorá-las também.

5. Certifique-se de ser transparente

 

Certifique-se de que seus funcionários entendam completamente as regras e os critérios para receber comissões. Isso deve ser parte do contrato de trabalho ou de uma política interna claramente definida. Mantenha transparência em relação ao cálculo das comissões. Os funcionários devem saber exatamente como as comissões são calculadas e quando serão pagas.

6. Incentive o trabalho em equipe

 

É preciso estabelecer comissões positivas em relação à equipe. Certifique-se de que o sistema de comissões não desencoraje o trabalho em equipe, em vez disso, promova uma cultura onde todos trabalhem juntos para atingir metas comuns.

7. Reajuste as regras sempre que necessário

 
À medida que seu negócio evolui e cresce, pode ser necessário revisar e ajustar as estruturas de comissão para garantir que elas continuem sendo justas e motivadoras.

É preciso sempre ter em mente que a definição de comissões pode variar de acordo com as particularidades do seu negócio, e é nessa hora que um bom programa de gestão pode fazer toda a diferença, para que a estrutura de comissões seja viável financeiramente.  E uma boa dica é sempre levar essa discussão às reuniões de equipe, garantindo que o sistema não apenas seja justo, como motivador para todos.

No mais, mostramos aqui um tutorial de como implementar as comissões com a ajuda de um programa de gestão da Nuvem Vet. E é isso, esperamos que essas dicas simples lhe ajudem a melhorar seu negócio!

Author: