10 estratégias mais eficazes para combater ou diminuir a inadimplência em sua clínica veterinária ou pet shop

Como anda a saúde financeira de sua clínica veterinária ou pet shop? Está precisando lidar com a inadimplência de alguns clientes? Neste artigo vamos falar, justamente, sobre a inadimplência, nos prejuízos que ela pode causar e como combatê-la em seu negócio.

Primeiramente, é preciso entender que inadimplência é a situação em que um cliente deixa de cumprir com seu compromisso financeiro. Isso significa que a pessoa ou empresa não paga uma conta no prazo determinado.

Muitos podem ser os motivos que causam a inadimplência, desde problemas financeiros, esquecimento, desacordo com a qualidade do serviço ou produto, entre outros.

Neste artigo vamos abordar os prejuízos que a inadimplência pode causar em seu negócio, assim como, mostraremos 10 estratégias para combatê-la.

A inadimplência pode afetar meu negócio?

 

Como dito acima, a inadimplência pode, SIM, prejudicar muito meu negócio, e de várias maneiras.

Primeiramente, a inadimplência afeta o fluxo de caixa, reduzindo a disponibilidade de recursos para reinvestir no próprio negócio, pagar fornecedores e funcionários, abastecer o estoque (principalmente, no caso de pet shops). E como podemos imaginar, isso pode afetar a saúde financeira de seu negócio e, em casos extremos, até à falência.

Não podemos deixar de citar que até os custos operacionais podem ser afetados, uma vez que, geralmente, se perde muito tempo e recursos para lidar com a cobrança de dívidas e a recuperação de valores em atraso, acabando por sobrecarregar a equipe e, claro, afetar a produtividade, diminuindo a eficiência.

Até mesmo a reputação de seu negócio também pode ser afetada pela inadimplência, uma vez que pode criar insatisfação entre os clientes que cumprem suas obrigações financeiras, prejudicando a imagem da empresa e afugentando clientes em potencial.

Por fim, a inadimplência pode limitar a capacidade de sua empresa de investir e crescer, uma vez que os recursos financeiros estão comprometidos com dívidas não pagas.

Portanto, como podemos ver, é fundamental implementar estratégias eficazes para combater a inadimplência, justamente, para minimizar seu impacto e manter a saúde financeira de seu negócio.

10 dicas para combater a inadimplência

 

Até aqui vimos como a inadimplência pode afetar a saúde financeira de sua clínica veterinária ou pet shop, e combatê-la é só mais um dos muitos desafios de quem tem qualquer negócio. Mas, a boa notícia é que existem algumas estratégias para ajudar a combatê-la, e é o que mostraremos agora, algumas dicas para ajudar a combater a inadimplência em sua empresa:

1. Política de crédito sólida e clara

 
Estabeleça uma política de crédito clara e consistente para seus clientes. Isso inclui a definição de prazos de pagamento, limites critérios para créditos.

2. Verificação de crédito

 
Realize verificações de crédito em novos clientes para avaliar sua capacidade de pagar. Isso pode ajudar a identificar clientes potencialmente arriscados.

3. Formas de pagamento flexíveis

 
Ofereça diferentes formas de pagamento, de acordo com as necessidades e capacidades financeiras dos clientes. O importante é que facilite o pagamento para seus clientes oferecendo diversas opções, como cartões de crédito, débito, transferência bancária e até mesmo pagamento por meio de aplicativos de pagamento online. Tenha em mente que quanto mais opções oferecer, mais conveniente será para seus clientes pagarem em dia.

4. Comunicação eficaz

 
Mantenha uma comunicação clara e constante com seus clientes. Envie lembretes amigáveis sobre datas de vencimento, seja por e-mail, SMS ou Whatsapp. Procure enviar alguns dias antes do vencimento das faturas, mantendo os clientes atualizados sobre suas obrigações financeiras e, assim, reduzindo o risco de esquecimento.

5. Acordos de pagamento

 

Vale ser flexível em alguns casos, oferecendo acordos de pagamento a clientes que enfrentam dificuldades financeiras, por exemplo, que perderam emprego ou tiveram que arcar com alguma despesa inesperada. Esses acordos costumam render bons frutos, ajudando na fidelização dos clientes , e podem ser estruturados de maneira a permitir que o cliente pague a dívida em parcelas.

6. Política de cobrança

 
Tenha uma política de cobrança eficiente, a qual, primeiramente, deve ser calcada na resolução de forma direta e flexível com o cliente.

Atenção, somente em último caso, quando não há retorno ou boa vontade por parte do cliente, deve ser considerada a contratação de uma agência de cobrança.

7. Descontos por pagamento antecipado

 

Uma estratégia que costuma dar muito certo é oferecer descontos ou incentivos para clientes que pagam antecipadamente ou dentro do prazo estipulado. É uma iniciativa que acaba por motivar os clientes a pagar suas contas em dia.

8. Programas de gestão

 
Utilize sistemas de gestão para monitorar e acompanhar as contas a receber, vencimentos e inadimplências. Ou seja, um simples software de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, pode ajudar, e muito, a identificar problemas precocemente.

9. Treinamento da equipe

 
Como já era de se esperar, o treinamento de equipe não poderia ficar de fora. É preciso investir em reuniões de equipe para lidar com situações de inadimplência de forma profissional e compassiva. Seus colaboradores precisam ser treinados para ajudar os clientes a encontrar soluções.

10. Avaliação constante

 
Por fim, é importante reavaliar constantemente suas estratégias e políticas. Avalie sua eficácia e faça ajustes conforme necessário.

Como um programa de gestão pode ajudar a combater a inadimplência

 

Felizmente, hoje podemos contar com a tecnologia para nos auxiliar em diversas funções em nosso dia a dia, e até mesmo em relação à inadimplência, quer saber como? Através de um bom programa de gestão.

Dentre uma série de funcionalidades, um programa de gestão permite o controle mais eficiente das finanças, incluindo o monitoramento das contas a receber, datas de vencimento e históricos de pagamento, o que ajuda a identificar clientes inadimplentes mais rapidamente.

Além disso, um sistema para clínica veterinária e pet shop pode automatizar lembretes de pagamento e faturas, enviando notificações aos clientes antes do vencimento, reduzindo a probabilidade de esquecimento ou atraso nos pagamentos.

E mais, ao manter registros precisos e atualizados, um software para clínica veterinária e pet shop facilita a identificação de tendências de inadimplência e até a  desenvolver estratégias para reduzir o problema. Sem falar que vai ajudar a fazer com que a equipe lide com a inadimplência de forma mais profissional, mantendo um relacionamento saudável com os clientes, ao fornecer informações claras sobre os valores devidos e possíveis soluções.

Em resumo, um programa de gestão desempenha um papel fundamental na prevenção e combate à inadimplência, melhorando a eficiência financeira e permitindo que atue proativamente na gestão das finanças de sua clínica ou pet shop.

E é isso, no mais, vale lembrar que a prevenção da inadimplência é fundamental, mas é importante também estar preparado para lidar com situações de inadimplência quando elas ocorrerem, sempre visando manter um relacionamento saudável com os clientes, e é aí que um bom programa de gestão pode fazer toda a diferença, ajudando a prever e solucionar o problema sempre se baseando em informações corretas e atualizadas.

Author: