10 dicas essenciais de gestão para sua clínica ou pet shop sobreviverem à crise

Por mais que as coisas estejam, aos poucos, melhorando, sabemos que ainda buscamos nos recuperar de uma das piores crises econômicas da história do país, agravada ainda mais pela pandemia, o que exige uma atenção, ainda mais especial, proprietários de empresas de todos os portes precisam estar atentos à gestão de sua clínica veterinária, ou pet shop.

E essa atenção especial, ainda precisa ser redobrada, quando se trata de pequenas ou médias empresas, já que qualquer decisão equivocada pode significar o fim do que poderia ser um negócio de sucesso.

Pensando em toda a dificuldade que pode ser gerenciar um estabelecimento, principalmente, de médio e pequeno porte, já que geralmente, não podem contratar profissionais para cuidar dessa parte, resolvemos listar aqui algumas dicas que podem ajudar, e muito, a passar por essa crise e ainda sair mais forte ela. Confira!

Gestão empresarial em pequenas empresas

 

Só quem trabalha com gestão sabe como administrar uma pequena empresa no Brasil pode ser complicado, desde a complexidade fiscal, as dificuldades para começar do zero uma empresa, até a altíssima carga tributária, tudo isso sempre foi uma dor de cabeça para os novos empreendedores.

Agora, com todo esse cenário que estamos vivendo, o que já não era simples, ficou ainda mais complicado.
E mais, como se não bastassem todas essas dificuldades, ainda temos que nos adaptar a uma economia fragilizada.

Por isso, se o que deseja é que seu negócio não acabe morrendo, é preciso se preparar para enfrentar essas adversidades e saber enxergar e criar oportunidades em meio a toda essa crise.

Pensando nisso, resolvemos lhe ajudar, mostrando 10 dicas essenciais para gerenciar sua clínica veterinária ou pet shop, e não se deixar abater pela crise. Confira quais são!

1. Mapeie seu negócio

 

Está começando agora seu negócio? Então, o primeiro passo deve ser procurar mapeá-lo, descobrir seus concorrentes, contratar fornecedores, as estratégias e ações que deverá implementar…

E se já tem seu negócio, procure descobrir possíveis falhas, e busque estratégias para trazer seus clientes de volta, ou para alavancar seu negócio, lembrando que isso deve ser feito constantemente, já que o mercado pet é extremamente dinâmico.
Pense em ações diárias, semanais e mensais.

2. Avalie seus clientes, o mercado e sua localização

 

Está começando? Então, não deixe de avaliar seus potenciais clientes e o mercado do qual você fará parte.
Observe seus concorrentes e como estão trabalhando.
Considere a sua localização, se oferece facilidade de transporte e um local de estacionamento para receber seus clientes.
Procure fazer um levantamento sobre as tendências de consumo próximo ao seu estabelecimento.

3. Monte uma boa equipe

 

Novo ou não no ramo, é fundamental investir em uma boa equipe, mesmo se só precisar de poucos auxiliares, procure pessoas que você tenha afinidade e que saibam lidar com o público.
Priorize experiência e qualificação, sempre acompanhando seu desempenho.
Mantenha sempre uma postura de liderança, agindo com assertividade e justiça, passando exemplos motivacionais e inspiradores. No mais, procure manter um bom clima e astral na empresa, pois são coisas sempre percebidas pelos clientes.

4. Seja um bom gestor

 

Não se engane, toda empresa, independentemente de seu porte, precisa de muita atenção à sua administração, para garantir o cumprimento de todas as suas obrigações.
Por isso, procure se relacionar bem com seus colaboradores e, mesmo dando autonomia, acompanhe de perto suas ações.
Para garantir um bom relacionamento, procure elogiar em público o bom desempenho do profissional e, se precisar lhe chamar a atenção ou fazer uma crítica ou advertência, faça isso de forma reservada.
No mais, transmita segurança e autoridade para a equipe.

5. Controle sua vida financeira

 

Tenha suas finanças sob controle. Nunca misture suas contas pessoais com a empresarial. Separe-as e mantenha-as independentes.

Evite entrar no cheque especial e exceder no cartão de crédito, e isso vale tanto para a sua empresa quanto para você, como pessoa física.
Enfim, mais do que nunca, é preciso controlar gastos, fugir de empréstimos, juros e instituições financeiras, e somente invista se isso estiver dentro da sua capacidade de pagamento.

6. Avalie constantemente seus produtos e serviços

 

Tanto se tiver uma clínica veterinária, como pet shop, é preciso procurar avaliar, constantemente, seus produtos e serviços.

Seus clientes não estão mais retornando? Eles estão mantendo a regularidade de compras? Há queixas a respeito da qualidade ou valores cobrados? Como seu cliente avalia sua clínica veterinária ou pet shop?

Tudo isso precisa ser levantado, seja através de enquetes, até nas redes sociais (stories, por exemplo), ou comentários na página, conversas informais, ou pesquisa de satisfação.

No mais, procure usar as redes sociais para criar um relacionamento mais informal e contínuo.
Compare seus produtos com os de seus concorrentes.

É importante ter em mente que fidelizar clientes é o principal objetivo de qualquer empresa e, sem dúvida, um passo importantíssimo para sua empresa crescer.

7. Tenha uma boa comunicação

 

Comunicação é tudo para quem lida com público. Um erro ou um mal entendido pode causar grandes aborrecimentos.
Por isso, invista em uma comunicação limpa, sem ruídos, direta, clara e abrangente. Faça reuniões de avaliação e de definição de metas.

Estabeleça prioridades de ações e procedimentos. Invista em boa divulgação e acompanhe, sempre que possível, e de perto, o desempenho de seus colaboradores.

Trabalhe o marketing, seja através do boca a boca (ainda o mais poderoso), ou canais como prospectos, faixas e mensagens em redes sociais ou em aplicativos de relacionamento, tudo isso ajuda muito.

8. Saiba negociar

 

Desenvolva a prática de negociar, seja com clientes, fornecedores e colaboradores. Mas, sempre lembrando que TODOS precisam estar satisfeitos com os acordos, do contrário, o relacionamento pode ser afetado.

9. Tenha a tecnologia como parceira

 

Cada vez mais a tecnologia vem fazendo parte de nosso dia a dia, facilitando a execução de todo tipo de tarefas.
E quando o assunto é gestão, já existem excelentes programas para clínicas veterinárias e pet shop que contém todas as funções específicas que você precisa para gerenciar seu negócio.

Basicamente, um sistema para clínica veterinária e pet shop automatiza as tarefas e registra tudo o que acontece em seu estabelecimento. Ou seja, torna a rotina de seu negócio mais eficiente e tranquila.

Do controle total do estoque ao financeiro, um bom software de gestão integra todos os setores do negócio e permite acesso de qualquer lugar e a qualquer hora, desde prontuários, receitas, documentos emitidos, Notas Fiscais de Consumidor eletrônicas (NFC-e).

10. Seja inovador

 

E, por fim, uma dica que pode fazer toda a diferença para qualquer negócio, ser inovador!
Para isso, certamente, não é preciso apostar em qualquer ideia maluca e sem sentido, mas vale ficar atento às tendências do mercado, principalmente, aquelas que vieram para ficar. Dentro do possível, procure se antecipar e lançar produtos e serviços inovadores.

De dog walker, hotel pet à cuidadores, enfim… existem muitas possibilidades, até mesmo, ficar atento ao que os dias atuais exigem, até ao que já virou febre lá fora.

No mais, é não esquecer que esse mercado, apesar de ser promissor, é muito competitivo, por isso, é preciso estar em dia com os avanços tecnológicos, participar ativamente das redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.
E, pronto, seguindo essas dicas, certamente, verá que tem como, não apenas sobreviver a crise, mas fazer muito sucesso apesar dela!

Author: