10 dicas para tornar a gestão estratégica de seu Pet Shop mais eficaz

Não sabe mais o que fazer para aumentar os lucros do seu Pet Shop? Gostaria de conhecer algumas dicas de gestão? Quer melhorar os resultados e se destacar da concorrência? Então, esse artigo é para você.

É muito comum ouvir de empreendedores que na teoria tudo é muito mais fácil, na hora de colocar em prática, no entanto, as coisas nunca são tão simples.

Isso, realmente, é verdade. E a teoria de tudo é sempre bem mais simples que a prática, que é o terreno real onde temos que trabalhar e colocar em funcionamento as teorias aprendidas. A questão é que obstáculos não podem ser previstos, até porque eles podem ser de diferentes tipos.

E mais, toda teoria tem espaço para adequação, do contrário, ela é falha.

Ou seja, é preciso usar a teoria e adaptá-la à sua realidade, contornando obstáculos e reestruturando-a sempre que for preciso.

A importância da gestão estratégica

 

O fato é que para alavancar seu pet shop, precisa de uma boa gestão estratégica, do contrário, nem mesmo contando com os melhores serviços e produtos conseguirá sobreviver à longo prazo.

Por isso, é essencial ter em mente que todo negócio de sucesso passa por um planejamento inteligente.

E no seu pet shop não poderia ser diferente, por menor que ele seja. Uma gestão mais assertiva e estratégica passa, invariavelmente, por boas táticas colocadas em prática, que é o caminho mais curto e certeiro para a geração de lucros.

Pronto, agora que já sabe que a teoria é importante, sim, que conhecer estratégias é fundamental, mesmo que elas precisem ser readaptadas à sua realidade, agora é hora de colocá-las em ação, e começar a elaborar o melhor jeito de se destacar perante à concorrência e, claro, perante os seus clientes, já sabendo que isso precisa ser feito com muita cautela.

Confira abaixo dicas para uma gestão eficaz, as quais vão ajudar a tornar seu pet shop mais competitivo.

Dicas para uma gestão estratégica eficaz

 

1- Estruture um plano de ação

 
Uma gestão estratégica precisa, essencialmente, passar por um bom plano de ação! Para estruturá-lo, a primeira coisa a fazer é entender exatamente o seu negócio, missão, visão, valores, quais são os seus objetivos, o que você oferece e até as suas metas.

Essa etapa não pode ser pulada, pois só através da estruturação de um planejamento irá conseguir lidar com cada situação. No fim, a ideia é visualizar, de uma forma ampla, o seu negócio e suas metas.

2- Esteja presente no mundo digital

 

O mundo está cada vez mais digital, as pessoas passam muitas horas na internet, seja em redes sociais, pesquisando no Google, enfim, o que torna fundamental qualquer negócio ter presença digital, do contrário, é como se nem existisse. Por isso, não basta apenas ter um site, é preciso também, e principalmente, estar presente nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, e disponibilizar o whatsapp para que possa trocar mensagens com os clientes e enviar lembretes e promoções.

3- Tenha bons fornecedores

 
A base de um estoque inteligente e de um perfeito controle de estoque é estabelecer parceria com bons fornecedores, sem dúvida, um dos tópicos mais relevantes para uma gestão estratégica, afinal, essa parceria deve ter como critério inegociável a qualidade.

Não ficar sem produtos no estoque, conseguir suprir uma alta demanda, conseguir bons descontos, enfim, o estoque é o coração do pet shop, precisa ser bem alimentado e a gestão de estoque precisa ser muito bem feita.

Não dê aberturas para a possibilidade de um cliente entrar pela porta em busca de um item e não encontrar.

4- Foque na saúde financeira

 
É preciso focar sempre na saúde financeira de seu pet shop, para garanti-la, evite promoções sem um prévio estudo, não faça compras sem uma análise profunda do fluxo de seu estoque, é preciso realizar análise e balanços constantes.

É preciso entender que todos s setores estão ligados, como o financeiro com o estoque, nesse sentido, deve sempre procurar refletir criticamente e se questionar, por exemplo, sobre custo por produto, custo fixo, ticket médio, os preços praticados e a margem de lucro.

5- Priorize o atendimento

 

Para fidelizar clientes é preciso dar motivos para que voltem ao seu estabelecimento. Nesse sentido, nada mais é valorizado pelos clientes do que um bom atendimento, capaz de atender às necessidades e expectativas criadas.

É preciso ter em mente que os donos de pets confiam no seu negócio para cuidar dos seus bichinhos.

6- Personalize os seus produtos e serviços

 
Em um mercado tão competitivo, poder oferecer algo novo, diferente, personalizado, é sempre uma ótima forma de atrair clientes.

Nesse sentido, vale apostar em serviços alternativos, brindes diferentes e fofos (com a logo de sua loja), decoração criativa, enfim, algo que faça a diferença.

7- Fique atento às novidades do mercado

 

Não adianta abrir um pet shop, caprichar na programação visual, deixar tudo redondinho e achar que o jogo já está ganho. Na verdade, hoje em dia, ter um comércio é matar um leão por dia. É preciso estar atento às novidades do mercado, principalmente em produtos e serviços, pois as pessoas estão muito mais exigentes e tem acesso facilitado a todo tipo de informação.

Por isso, é preciso estar sempre de olho, para oferecer as novidades do mercado, e valem as lá de fora também, para ter os melhores produtos antes da concorrência. E também se mostre como autoridade nesse segmento, participando e divulgando cursos, palestras, feiras e workshops.

8- Peça feedbacks aos clientes

 
Uma outra dica para otimizar sua gestão, e pular muitas etapas, é contar com feedbacks, que são ótimos para descobrir os erros e acertos em seu negócio. Muitas vezes, por exemplo, você está perdendo clientes por conta de um primeiro atendimento, oferecido de má vontade ou sem empatia, ou ainda, por não vender determinados produtos, ou por causa de serviços de má qualidade, e que nem suspeitava.

Uma dica interessante e super fácil é pedir feedbacks diretos dos donos de pets, que pode ser em uma caixinha no balcão, nem precisando se identificar, pois muitos ficam encabulados de apontarem erros, ou pelo Whatsapp, Direct ou email.

Outra forma interessante de avaliar o seu negócio é através de um questionário online, o problema é que esse tipo de avaliação exige mais tempo e paciência do cliente.

9- Analise os pontos fortes e fracos

 

E, claro, não adianta pedir feedbacks e apenas descobrir onde há falhas e acertos, é preciso agir. E não fique triste se muitos apontarem falhas. Pelo menos, poderá saber onde seu negócio está deixando a desejar.

Procure criar o hábito de analisar os pontos fortes e fracos do seu negócio, isso será útil para um contínuo desenvolvimento.

10- Conte com um software de gestão

 

Como dito acima, estamos em plena era digital, em tempos em que a tecnologia está em praticamente todos os lugares, facilitando as mais diferentes tarefas de nosso dia a dia, e em todos os setores e aspectos, portanto, já era até esperado que ela também se apresentasse como uma grande aliada na gestão estratégica de seu negócio, com um bom sistema para pet shop.

Atualmente, o que não faltam são opções de softwares de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, a solução perfeita para otimizar todas as funções e operações dentro de um  pet shop.

Do estoque ao financeiro, um programa para pet shop oferece muitas vantagens e, principalmente, permite uma gestão estratégica mais assertiva e eficaz.

Pronto, agora é aproveitar as dicas acima e começar a criar suas estratégias!

Author: