Dicas para o planejamento das redes sociais de sua Clínica ou Pet Shop

Você investe nas redes sociais de sua clínica veterinária ou Pet shop? Você sabia que elas são consideradas, atualmente, a melhor ferramenta de marketing? Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui a importância das redes sociais e como fazer um planejamento assertivo. Confira!

Hoje em dia, as redes sociais são as ferramentas de marketing digital que mais apresentam resultados eficientes e o melhor, a baixo custo. Por conta disso, e apresentarem resultados visíveis, muitas empresas estão migrando das mídias off para o online.

Mas se enganam as que pensam que basta ter uma página e, pronto. Na verdade, existe um monte de estratégias de marketing e dicas que devem ser consideradas para ter sucesso nas redes sociais.

É preciso entender que, atualmente, as pessoas buscam no virtual as marcas e os produtos que pretendem adquirir, pesquisando informações, indicações e opiniões, por isso, é tão importante não subestimar essa importante, e poderosa, ferramenta de marketing.

Vantagens em usar as redes sociais no marketing de sua clínica ou pet shop

 

Não é de hoje que as redes sociais se mostram como poderosas ferramentas de marketing, adotá-las, portanto, significa uma série de vantagens para sua clínica veterinária ou Pet Shop. Dentre as principais, podemos destacar:

– Alcance: sem dúvida, o alcance, é o primeiro fator a se destacar, lembrando que a internet é um território sem fronteiras, ou seja, sua marca pode chegar muito além de seu bairro ou estado.

– Engajamento: a participação ativa dos usuários das redes sociais com a sua clínica, ou pet shop, é essencial para o sucesso do relacionamento entre empresa-consumidor, e pode ser mensurada pela quantidade de acessos, cliques, alcances, impactos e afins, oferecendo um número exato de comentários, seguidores, vendas e afins, facilitando as estratégias de marketing.

– Aproximação da marca com o público: as redes sociais proporcionam uma maior proximidade de sua clínica ou pet shop com o público-alvo, ajudando a estabelecer o relacionamento entre os consumidores e sua empresa, o que pode ser percebido nos comentários, compartilhamentos, curtidas, menções…

– Dinamização e segmentação: outro fator a considerar é que as redes sociais ajudam a tornar os processos de compra e vendas pela internet muito mais dinâmicos, já que permitem que os consumidores pesquisem sobre determinado produto ou serviço através de suas redes, interajam com outros seguidores, acessando inúmeras outras informações, o que antes não era tão simples.

– Possibilidade de segmentar e criar anúncios específicos: é possível impactar um tipo exato de consumidores em potencial, definindo sua idade, localidade, gostos, gênero e muito mais detalhes que facilitem chegar ao seu público-alvo.

– Pequenas e grandes empresas com as mesmas possibilidades: e não tem como não falar na possibilidade de pequenas e grandes empresas poderem disputar de igual esse espaço virtual que, diferente do físico, não há divisão por tamanho.

São muitas as vantagens em apostar nessa poderosa ferramenta de marketing, mas, claro, não basta apenas criar uma página, é preciso que haja um planejamento, do contrário, não há como mensurar os resultados.

Ou seja, o sucesso nas redes sociais vem de um planejamento bem executado, e para isso, é preciso traçar uma estratégia, mensurar e criar um calendário editorial.

Principalmente, para o profissional que está começando o seu pet shop e não tem orçamento ainda para contratar uma empresa ou um profissional capacitado, o planejamento pode ser de enorme ajuda, e  é o que mostraremos a seguir.

Como começar o planejamento

 

A produção de conteúdo e o calendário editorial fazer parte do planejamento mas, antes de começá-lo é preciso saber os objetivos, pois são eles que vão definir o caminho a ser seguido.

Ou seja, é necessário definir o foco das suas redes sociais, e a partir do objetivo, poder analisar as métricas e saber se está no caminho certo, ou não.

Dentre os objetivo, os mais comuns são:

– Percepção da marca;

– Base de contatos para venda;

– Educar através de conteúdo, criando autoridade;

– Conseguir tráfego para o seu blog.

Esses são alguns dos objetivos mais comuns, e que podem ajudar na hora de criar um guia, um mapa para poder traçar estratégias para alcançar seu objetivo.

Lembrando que o objetivo não precisa ser um só e também, sempre os mesmos, às vezes, já atingimos o objetivo e surge a necessidade de criar outro.

A importância das métricas na mensuração de resultados

 

As métricas servem para nos mostrar se estamos alcançando o nosso objetivo, podendo apontar o caminho para onde estamos indo e o que precisa ser feito para melhorar. Por isso, as métricas são tão importantes na hora de mensurar os resultados.

Alcance, engajamento e seguidores são as principais métricas a serem consideradas, as quais podem ajudar a criar estratégias a fim de chegarmos ao nosso objetivo.

Só para citarmos alguns exemplos, o número de menções pode servir ao objetivo de aumentar a percepção de marca, o engajamento da página e o alcance das suas publicações podem ser números que vão te guiar, e atingir o seu objetivo. No caso de ter o foco nas vendas, por exemplo, analisar o número de leads, vendas diretas, que foi gerado pelos canais pode ser a métrica a considerar.

Conteúdo para redes sociais do seu pet shop

 

Com o objetivo em mente, fica muito mais fácil criar estratégias, e criar conteúdo relevante vem sendo a principal estratégia de marketing, devendo definir o formato ideal para chegar ao seu público, e a frequência.

Saber a linguagem a ser usada, também é parte importante das estratégias, além de procurar postar constantemente e responder e interagir sempre com o público.

Uma dica é reutilizar conteúdos, no caso de alguma publicação ter feito muito sucesso, postá-la novamente nas redes sociais, ou mesmo, trazer o mesmo assunto, mas sempre com uma abordagem diferente, já vai fazer total a diferença.

E vale até promover a postagem, caso tenha feito muito sucesso, pois isso vai ajudar a elevar o nome de sua clínica ou pet shop, e ainda chegar a mais pessoas.

Uma dica é investir em vídeos explicativos sobre dicas de saúde para os animais,  podendo ser no stories ou também em um post fixo no feed.

Criar um calendário editorial

 

O calendário editorial é nada mais do que uma programação do conteúdo que faz sentido a sua estratégia, mas sempre se baseando na análise das métricas e mensurando os resultados pra, se for preciso, mudar o horário ou o formato das publicações.

Um dos grandes motivos de ter um calendário editorial é poder se organizar, evitando erros comuns como atrasos nas postagens, a repetição de algum tema, e poder usar as palavras-chave corretamente.

Hoje já existem ferramentas na internet que ajudam a criar calendários, então, basta definir os temas, formato, horários, enfim, uma série de variáveis.

A importância de contar com um programa de gestão

 

Pronto, agora que já sabe como as redes sociais são importantes e seu planejamento pode ajudar muito a alcançar seus objetivos, a próxima dica é investir em um bom software para clínica veterinária ou Pet Shop, para pode aumentar a produtividade em seu dia a dica, sobrando mais tempo para pensar em marketing e suas estratégias.

Além de um programa para clínica veterinária ou Pet Shop ajudar na organização, finanças, manutenção do estoque e a reduzir erros, ele também pode ser muito útil na hora de perceber aonde focar, enfim, definir as principais estratégias, baseadas nos dados oferecidos.

Lembrando que um programa de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, oferece acesso em qualquer lugar, a qualquer hora e qualquer dispositivo.

Author: