4 benefícios de automatizar a gestão da sua Clínica Veterinária ou Pet Shop

Não é novidade que a tecnologia já faz parte de nossa rotina, nos ajudando a realizar todo e qualquer tipo de tarefa, e isso vale para a vida pessoal, educacional e profissional também, através de suas muitas ferramentas ou aplicativos, nos ajudando a tornar o dia a dia no trabalho mais eficiente e produtivo.

Nesse sentido, ao automatizar sua clínica veterinária ou pet shop, de cara já estará eliminando a chance de erros humanos, que acontecem, por melhor que o profissional seja, e é preciso que se adote uma cultura contra erros de gestão que, muitas vezes, podem acabar trazendo sérios prejuízos à saúde financeira de seu negócio.

Por tudo isso, é importante que os processos de sua empresa sejam automatizados ao máximo, para evitar que a ação humana acabe por gerar efeitos negativos para sua clínica ou pet shop.

E é nessa hora que um sistema para clínica veterinária ou pet shop pode ser de enorme ajuda, por isso, vamos apresentar aqui algumas das principais vantagens em apostar na automação da gestão.

Afinal, o que é automatização da gestão?

 

Como o próprio nome sugere, automação da gestão significa substituir certos trabalhos realizados por humanos por ações automáticas, desempenhadas por uma máquina ou sistema, podendo ser introduzida em diversas áreas da empresa, desde o estoque, financeiro, marketing, passando pela gestão de pessoal e, até, atendimento ao cliente.

Sem dúvida, mais do que a certeza de poder contar com mais precisão em todos os setores, um programa para clínica veterinária e pet shop também representa uma oportunidade de organizar as finanças, já que conta com recursos voltados para a gestão financeira.

4 benefícios de automatizar a gestão de sua Clínica ou Pet Shop

 

Vale ter em mente que em vista de um cenário cada vez mais competitivo, automatizar a gestão de sua clínica ou pet shop já não se trata mais de uma decisão opcional, a qual pode até acabar deixando para depois.

Na verdade, essa automatização é essencial para que seu negócio tenha o mínimo de organização, com dados baseados em números reais, que possam servir de ponta partida para a criação de estratégias de marketing e ações assertivas e, dessa forma, conseguir se destacar.

E não é só isso, é preciso destacar, também, a inteligência artificial presente nesses programas, que oferece informações integradas entre os setores, viabilizando o uso de dados para decisões mais assertivas.

Confira abaixo alguns outros benefícios de automatizar a gestão de sua clínica o pet shop:

1 — Otimização de trabalho

 

Manter cada setor de sua clínica veterinária, ou pet shop, funcionando de uma forma organizada, exige um trabalho dedicado e bastante complexo, sendo preciso contar com diversos funcionários.

E mais, o número e necessidade de funcionários aumenta ainda mais quando a clínica, ou pet shop, não é automatizada, muitas vezes sendo preciso contar com o dobro do número de colaboradores para executar tarefas que a automação realiza de forma rápida, simples e muito mais eficiente, principalmente, aquelas tarefas burocráticas.

Quando um programa desenvolve um trabalho, a eficiência é muito maior, e o risco de erros é nenhum, ou quase nenhum.

Mas, claro que isso não quer dizer que deva demitir funcionários, pelo contrário, mas eles poderão ser reaproveitados em funções e locais onde houver uma maior necessidade.

2 — Redução de erros

 

Errar é humano, mas pode trazer consequências, e quando se usa um programa de gestão, automatizando os setores, há uma natural redução de erros à zero.

Um gestor sabe muito bem o que, um simples erro, as vezes, pode representar para a empresa, por isso, é tão importante garantir que não existam falhas, aliviando até para os funcionários, quase sempre, sobrecarregados, com tarefas burocráticas.

3 — Aumento do faturamento

 

E é matemática, quanto menos erros, mais chances de sucesso, no caso do estoque mesmo, muitas vezes, por falta de controle, muitos itens acabam perdendo a validade, ou mesmo, esquecidos no estoque, quando podiam  virar brindes ou ser alvo de promoções e, dessa forma, até atrair mais clientes. Enfim, um bom programa pode evitar aqueles problemas de estoque mais comuns.

Lembrando que um estoque que não é bem gerenciado pode trazer sérios prejuízos ao seu negócio, desde perda de itens, até falta daqueles mais essenciais, que têm mais saída e que, o seu cliente não encontrando, acaba correndo para a concorrência.

Ou seja, a automatização traz um faturamento ampliado e uma lucratividade maior, sem falar na precisão de dados oferecida, que possibilita ações e estratégias de marketing mais assertivas.

4 — Destaque no mercado

 

E os resultados podem ser observados logo após a implantação de um sistema de gestão, que acaba refletindo naturalmente na boa comunicação e melhora no atendimento, organização do estoque, enfim, possibilitando um melhor posicionamento no mercado, atraindo e fidelizando clientes.

O que significa que a empresa terá tempo e organização suficientes para focar em estratégias e ações de marketing que possibilitarão que se torne referência nesse concorrido mercado, galgando posição por posição na mente do consumidor e, quem sabe, até chegando ao topo do mercado.

Benefício Bônus

 

Embora tenhamos enumerado acima quatro benefícios, na verdade, existem muitos mais, e outro a destacar é a redução de custos.

Ao apostar em um programa de gestão, isso permite realizar cortes operacionais como, por exemplo, em vez de gastar dinheiro com um servidor local para armazenamento de informações, é possível armazenar essas informações na nuvem, permitindo que sejam acessadas diretamente de lá, em qualquer lugar e a qualquer hora.

Como automatizar a gestão?

 

Pronto, agora que já sabe que automatizar a gestão é para empresas de todos os tamanhos e que representa uma série de benefícios, é preciso ter em mente, no entanto, que para usufruir dessas vantagens, precisa contar com um bom sistema de gestão, como Nunvem Vet por exemplo, que oferece um ótimo suporte, boa usabilidade, cabe em qualquer bolso e ainda oferece o melhor custo benefício do mercado.

Enfim, agora já sabe que diante desse cenário de tantas incerteza e competitividade, quem não conta com um bom programa de gestão, fatalmente, acaba ficando para trás, e abrindo mão de tantas facilidades e benefícios que vão desde a otimização de trabalho, redução de erros, aumento do faturamento até conseguir se destacar no mercado.

Portanto, não perca mais tempo, evite erros básicos que podem prejudicar sua clínica ou pet shop, conquiste mais clientes e se destaque apostando em um bom programa de gestão.

Author: