3 Sinais de que está caindo a qualidade da sua clínica veterinária ou pet shop


O que não faltam são empresas apontando a crise econômica ou a pandemia como razões para a perda da qualidade no atendimento, procura ou oferta de serviços, enfim, pelos resultados abaixo da média.

O fato é que pesquisas reforçam o que já se sabia, que a crise não consegue atingir o setor pet, que continua crescendo a despeito da pandemia e de qualquer recessão, ao contrário de outros setores que se sentem nitidamente atingidos, com muitas empresas se vendo obrigadas a fecharem suas portas.

Mas, isso não quer dizer que não tenha clínica ou pet shop fechando suas portas. É preciso considerar o outro lado da moeda, já que, justamente, por ser um setor que não para de crescer, a despeito de qualquer crise, ele vem chamando a atenção de muitos empreendedores  e, com isso, aumentando significativamente a concorrência.

Certamente, já deve ter percebido que existe um pet shop ou clínica a cada quarteirão, muitas vezes, mais que um, obrigando seus proprietários a pensarem em estratégias para acabar se destacando.

E vale apostar em serviços diferenciados, facilidades, promoções, tecnologia avançada, vale tudo para não ter que fechar as portas, não é mesmo?

O problema é que, na grande maioria das vezes, os empreendedores custam a identificar as próprias falhas, julgando (erroneamente) que a perda de clientes e de procura seja apenas o reflexo da crise e, por vezes, acabam acordando tarde demais.

Pois é, mesmo que haja uma diminuição considerável de procura por parte dos clientes, os empreendedores não conseguem associar isso ao sinal de a qualidade possa estar caindo.

Realmente, não é tão simples enxergar possíveis erros ou brechas, por isso, é tão importante apostar em pesquisas de satisfação, saber como o cliente avalia seu negócio, justamente, para que possa ter um norte antes que seja tarde demais.

Mas, também existem sinais que servem de alerta para saber que alguma coisa não vai bem, e é exatamente isso que mostraremos aqui, 3 sinais de que a qualidade de sua clínica veterinária, ou pet shop, está merecendo uma atenção extra. Confira!

3 principais sinais de que está caindo a qualidade da clínica ou pet shop

 

Então, mesmo com toda crise, a baixa na procura ou nas vendas não deve ser considerado algo normal, mesmo que puxe o faturamento para baixo, é preciso estar atento para possíveis falhas na qualidade, seja do atendimento, dos serviços, enfim, não se acomodar achando que é normal perder clientela.

Por isso, resolvemos mostrar aqui os três principais sinais de alerta para começar a tentar reverter os estragos, ou seja, identificar as falhas e trabalhar na correção desses problemas. Acredite, algumas falhas acontecem a despeito de qualquer crise que haja no país, e por isso, devem ser sanadas.

1. Os clientes antigos não estão retornando

 

Se perguntar para qualquer empreendedor, que tenha um comércio, qual o seu maior objetivo, com certeza, dirá que é ter um público fiel, pois fidelizar clientes garante um fluxo de caixa constante, independentemente, de campanhas de marketing, promoções, é quando a clínica, ou pet shop já tem aquele público cativo.

Claro, isso não significa que tendo uma clientela fiel não precisará mais investir em marketing, na verdade, esse deve ser um trabalho contínuo, até para aumentar a clientela fiel, e também, para garantir que não vá sucumbir diante da concorrência, cada vez mais acirrada.

Ou seja, ao caprichar no marketing conseguirá ter novos clientes, além de deixar os antigos tão satisfeitos a ponto de voltarem sempre.

Se a fidelização é sempre importante, em se tratando de clínicas veterinárias e pet shops ela deve ser levada mais ainda em consideração, e nessa hora o tipo de atendimento prestado faz muita diferença, pois ele é capaz de gerar laços entre consumidores e empresa.

Da mesma forma que você não troca de dentista ou salão de beleza com facilidade, porque já confia no seu dentista ou cabeleireiro que te atende, um veterinário que já trata de um animalzinho por alguns anos dificilmente será substituído só por falta de horário na agenda da próxima terça-feira.

Ou seja, se isso aconteceu, aquele pet que você tratava sempre, de repente foi procurar outro veterinário, certamente, alguma coisa séria aconteceu, e o que fazer para trazer esse cliente de volta?

Por isso, é tão importante apostar no combo, bom atendimento, um trabalho de qualidade, que inspire confiança nos donos dos pets, e acompanhamento pós consulta.

Lembre-se que todo mês o pet vai precisar de alguma coisa, seja uma ração ou um banho, assim, se perceber os clientes começam a não voltar é porque existe alguma coisa muito errada.

2. Reclamações públicas sobre a empresa

 

Hoje, um termômetro são as redes sociais, que não são ótimas apenas para divulgar produtos, serviços, promoções ou fotos fofas de clientes, elas também funcionam como uma extensão do boca a boca.

Acredite, hoje muita gente busca indicação nas redes sociais, dependendo dos comentários a respeito da qualidade do atendimento ou dos produtos. Assim, se sua clínica ou pet shop tem nota baixa na sua página do Facebook, Instagram ou alguma reclamação em sites como Reclame Aqui, isso é sinal de que seus clientes não estão satisfeitos com o serviço que você presta.

E isso pode prejudicar muito a imagem de sua empresa.

É preciso entender que uma avaliação ruim de um cliente faz mais ruído do que mil boas avaliações.

Por isso, fique atento aos comentários, e se algum cliente falar algo ruim, procure demonstrar empatia e tentar reconhecer a possível falha, mesmo até que seja exagero do cliente, jamais apague um comentário ou deixe de responder ao cliente, e sempre de uma forma simpática, tentando se desculpar e reverter o que ele julgou um erro.

Nesse caso, a dica é se desculpar e pedir uma nova chance ao consumidor, tentando mudar o sentimento dele em relação ao seu negócio.

3. Não ter um controle sobre o estoque

 

Sabe aquele cliente que todo mês vai até sua loja atrás de tal ração? Então, se ele chegar lá e não encontrar, há enormes chances de buscar em outro local e, certamente, o dono do outro local vai oferecer alguma vantagem em continuar comprando por lá… um desconto, uma entrega a domicílio, um brinde…

Ou seja, procure ter um total controle de seu estoque para que situações assim não aconteçam. Acredite, a falta do controle do estoque é um dos principais motivos para os clientes não retornarem… Porque irão se deslocar até seu Pet shop se lá pode não ter tal produto que, certamente, encontrará e um outro local e com determinada vantagem?

E claro, não podemos esquecer das falhas estruturais na qualidade que a empresa entrega, é preciso ficar atento à procura por serviços, por exemplo…

Por isso, é muito importante investir em pesquisas de satisfação, elas mostrarão onde estão as falhas, facilitando todo o processo de recuperar sua clínica ou pet shop.

Até mesmo se os números de retrabalho estão aumentando, se está percebendo muitos erros em cadastros, históricos, é preciso dar muita atenção a essa parte.

A importância de contar com um software

 

Nessas horas, sem dúvida, contar com um software pode fazer toda a diferença, diminuindo a necessidade de retrabalho, ou seja, garantindo dados confiáveis, e claro, maior produtividade.

Sem falar que um programa para clínica veterinária e pet shop oferece um total controle sobre o estoque.

Ou seja, hoje a tecnologia está aí pra nos ajudar, e a prova disso é o sistema para clínica veterinária e pet shop que auxilia na gestão e administração de seu negócio, evitando que a qualidade caia, ajudando não apenas a aumentar o número de clientes, mas fidelizar os antigos.

Author: