Cuidados que deve ter ao abrir seu Pet Shop durante a pandemia

Desde março de 2020, o mundo inteiro tem vivido à sombra da pandemia, bastaram poucos meses para o novo coronavírus tomar conta do planeta, infectar mais de 75 milhões e causar impactos em todos os setores, como o da economia, por exemplo.

Mas, a despeito da pandemia, e da crise econômica, o setor pet não foi atingido, mas claro, mesmo assim, quem não se atualizou ou procurou se adaptar, sentiu mais que os demais do setor.

Finalmente, parece que a pandemia está começando a dar uma trégua, ao menos, o mundo já está sabendo mais como lidar com ela, os cuidados necessários e etc.

Mas, apesar da volta gradual do comércio, é bom ter em mente que, infelizmente, a pandemia ainda não acabou.

Isso, na prática, quer dizer que precisamos ter alguns cuidados na abertura durante essa fase de distanciamento social, mesmo ela não estando mais tão rígida.

Pelo fato do Pet shop se enquadrar dentro do que é considerado uma atividade essencial, ele não sofreu as restrições mais rigorosas por parte do governo, na verdade, ao contrário de outros setores, ele até cresceu, apesar da pandemia, inclusive, os gastos dos brasileiros com animais domésticos aumentaram cerca de 10%, em 2020.

É preciso considerar, no entanto, que a pandemia não acabou, por isso, os cuidados com higiene devem continuar, justamente, para garantir aos clientes um local seguro e higienizado corretamente.

Pensando nisso, separamos aqui alguns cuidados que deve ter ao abrir as portas de seu pet shop durante a pandemia.

Cuidados ao abrir seu um pet shop durante a pandemia

Certamente, você quer oferecer um ambiente seguro para seus clientes, então, confira como abrir suas portas com segurança nesses dias difíceis de pandemia:

1 – Se mantenha atualizado com as medidas do governo

Vale lembrar que essa pandemia pegou o mundo inteiro de surpresa, ninguém sabe ao certo como lidar com ela, tudo é novo. Por isso, temos que lidar com descobertas a cada dia e, consequentemente, novas medidas de segurança.

Por isso, procure se manter SEMPRE em dia com as novidades e com as medidas adotadas pelo governo.

As restrições variam de acordo com o grau de contaminação de cada região, podendo haver maior restrição para o funcionamento do comércio e menos gente andando na rua ou, por outro lado, um relaxamento maior da circulação de pessoas, e isso tudo baseado no nível de infecção.

Por isso, é mais que fundamental estar atento, já que tudo isso pode influenciar no horário de funcionamento ou, até mesmo, no fechamento de sua loja.

E vale acompanhar também o calendário de vacinação, justamente, para garantir que seus funcionários estejam devidamente vacinados.

Lembrando que todas essas informações estão à nossa disposição diariamente através dos principais jornais e telejornais.

2 – Controle o volume de pessoas na sua loja

Todo mundo gosta de ver sua loja cheia, não é verdade? Mas, é preciso lembrar que estamos em meio a uma pandemia, que tem como uma das principais medidas de segurança o distanciamento social, para evitar que o novo coronavírus continue a se espalhar.

Certamente, você não quer que seu pet shop acabe se tornando um vetor de transmissão, então, para isso é preciso estabelecer um limite de pessoas que podem ocupar sua loja ao mesmo tempo, já contando com os funcionários.

Acredite, os clientes verão esses cuidados com muito bons olhos, pois se sentirão bem mais seguros ao perceberem que sua loja se preocupa com a saúde e é um lugar seguro e confiável, nesse sentido, ponto para você que poderá até conquistar mais clientes, ou até fidelizá-los com isso tudo.

Procure fazer um controle desde a entrada. Vale investir em informativos na porta da frente e em lugares estratégicos, informando o número máximo de lotação. Coloque também marcações no piso para delimitar uma distância mínima de 1,5 metro entre cada cliente.

Essas demarcações vão servir até para estabelecer um fluxo de circulação, com o intuito de evitar que algum tipo de aglomeração acabe se formando em algum canto da loja.

E vale pedir para que as pessoas não levem acompanhantes à loja, apenas o dono e seu animalzinho.

No mais, nunca é demais designar um colaborador para que fique na porta da sua loja verificando a temperatura dos clientes. Na verdade, essa é uma medida que pode evitar a entrada de pessoas com febre, que possam estar infectadas e que, diga-se de passagem, será muito bem vista pelos clientes.

3 – Garanta higiene, máscara e álcool em gel

Se antes já era importante investir na higiene de sua loja, em tempos de pandemia é uma necessidade vital, assim sendo, todo o estabelecimento deve ser cuidadosamente limpo e higienizado.

E não dá para esquecer nada, incluindo equipamentos, bancadas de atendimento, prateleiras, puxadores, maçanetas, até o chão.

Não economize detergente e água sanitária.

E não deixe de espalhar para os clientes, por toda a loja, frascos de álcool em gel 70%, devidamente identificados.

E mais, se certifique que cada colaborador também um frasco individual de álcool, justamente, para desinfetar as mãos no decorrer da jornada de trabalho.

Por fim, mas nem por isso menos importante, na verdade, é um artigo de primeira necessidade, não podemos esquecer da máscara, uso determinado por lei. Muita atenção ao seu uso, pois caso um cliente ou funcionário esteja sem máscara dentro do seu estabelecimento, você pode tomar uma multa, sem falar no risco de contágio pela Covid-19. Por isso, garanta sua utilização por parte de todos dentro de sua loja.

Não perca o controle da gestão durante a pandemia

Com certeza, as atenções estão voltadas, quase que exclusivamente, à pandemia do coronavírus e suas formas de contato, mas isso não significa que tenha que deixar de lado a gestão de seu negócio.

Para que possa ter tudo sob controle e poder administrar de qualquer lugar, nada como contar com um bom programa para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, que permite um acesso total a todos os setores de seu negócio, com um simples clique.

E mais, um software para pet shop também vai permitir que tenha uma gestão mais tranquila e até remota, se for preciso.

Da necessidade à oportunidade

E que tal aproveitar esses tempos de pandemia para montar um pet shop online? Acredite, o setor pet, como já dissemos, não conhece crise, e no mais, com o distanciamento social, muita gente vem preferindo comprar online.

Para isso nem é preciso muito, basta um site, ou até mesmo investir em redes sociais e pronto, divulgar bons conteúdos e os seus produtos.

Se interessou? Então, aproveite para saber mais sobre pet shop virtual clicando aqui.

Author: