9 dicas para garantir a boa administração do seu Pet Shop

Administrar não é tarefa simples, se fosse, não existiriam tantos sites e blogs voltados a ajudar neste assunto. Mas sempre tem uma forma de facilitar esse trabalho de acordo com as necessidades e limitações de cada empresa.

Nesse sentido, volta e meia, mostramos por aqui diferentes dicas, voltadas para todo tipo de estabelecimento, seja o mais simples, até aquele mais robusto, mas em comum, sempre têm aquelas dicas que podem ser exatamente o que o seu negócio precisa para se destacar da concorrência.

Neste artigo, por exemplo, daremos dicas para administrar seu pet shop com eficiência, lembrando que uma gestão, por mais simples que seja, passa por diversos fatores – que precisam estar sempre alinhados.

Talvez o mais difícil em uma gestão, justamente, seja assumir muitas funções, mas sem comprometer nenhuma delas, conseguindo desde gerenciar funcionários, estoque, fazer cumprir as políticas da empresa e muito mais.

Preparado para realizar uma boa gestão em seu pet shop? Então, confira as dicas que preparamos para você!

9 dicas de como administrar seu pet shop com sucesso

 

1. Foque nos objetivos

 
Certamente, como gerente do pet shop, precisará cumprir metas de vendas, as quais irão servir de base para as ações desenvolvidas por toda a equipe. Por isso, é preciso focar em atingir seus objetivos de vendas para continuar incentivando sua equipe.

Porém, cuidado, é preciso definir metas alcançáveis e realistas para sua equipe e, de preferência, elas devem estar vinculadas a um sistema de recompensa, e serem sempre discutidas com os funcionários, acompanhando o progresso, apoiando e até repensando essas metas, em intervalos específicos.

2. Se baseie em dados confiáveis

 
Quando o assunto é administrar um pet shop, é fundamental se basear em dados confiáveis, os quais permitirão saber se você está alcançando seus objetivos. Dessa forma, é preciso avaliar seu progresso interpretando as informações coletadas nos pontos de venda, gestão do estoque, agendamento dos serviços, dados esses que podem ser obtidos, atualmente, de uma forma bem simples, por meio de softwares de gestão, que trabalham com todos os setores de forma integrada, facilitando o perfeito mapeamento dos mesmos, assim como, seus pontos fortes e fracos.

3. Invista em tecnologia

 

Embora para muitos administradores o uso da tecnologia ainda assuste um pouco, na verdade, ela pode ser uma ótima aliada. Atualmente, é quase impossível se destacar da concorrência e realizar uma boa gestão sem tirar proveito do que há de mais novo e eficiente na tecnologia.

Investir em um bom programa de gestão tornará seu trabalho mais fácil, permitindo que utilize o tempo, que seria gasto com tarefas rotineiras, de uma forma mais proveitosa, como criando estratégias de marketing, por exemplo. Da gestão do estoque, passando pelo controle de entradas e saídas, agendamentos, gestão financeira, enfim, são só algumas tarefas que podem ser executadas por um bom programa de gestão.

4. Valorize e economize tempo

 
Sem dúvida, escolher o programa certo de gestão é uma forma de economizar tempo, que vale ouro para quem quer se destacar em um mercado tão competitivo e precisa lançar mão o tempo todo de estratégias de marketing para não ficar para trás da concorrência.  Em pouco tempo consegue ter acesso a todo tipo de informações, as quais demorariam muito tempo para serem coletadas, sem a ajuda da tecnologia. Lembrando que o ritmo do mercado pet pode ser muito rápido, portanto, é fundamental ser capaz de organizar o tempo para encaixar tudo e ainda lidar com imprevistos.

5. Assuma a liderança

 

É bom sempre ter em mente que nem todo chefe é líder. A liderança é uma habilidade cada vez mais valorizada, já que ela ajuda a alcançar objetivos, passando a devida confiança à equipe. É preciso ser uma referência para a equipe, tanto em profissionalismo, como em empatia e respeito. Um bom gerente sempre consegue reconhecer habilidades e tirar o melhor de cada membro sua equipe.

6. Delegar faz parte do trabalho de gestão

 
Embora muitos gerentes se sintam até tentados a realizar tudo sozinhos ao administrar um pet shop. Na verdade, essa atitude passa uma ideia totalmente negativa, de que ninguém além de você, tem capacidade de realizar determinadas tarefas. É exatamente o contrário, atribuir tarefas aos membros da equipe é demonstrar confiança em suas capacidades. Acredite, dar à sua equipe a chance de assumir determinadas responsabilidades desenvolverá suas habilidades, confiança e engajamento.

7. Mantenha sempre a calma

 

Só quem trabalha com o público diretamente sabe que tudo pode acontecer, até um cliente estar em um mal dia e se mostrar insatisfeito e agressivo ou frustrado. Ou mesmo, na própria equipe podem acontecer problemas difíceis de lidar, faltas, demissões, substituição de funcionários, e isso tudo, somado a outros possíveis imprevistos, acaba por gerar uma grande pressão e também ansiedade. Por isso, para ser um bom gerente é preciso estar sempre preparado para o inesperado e, principalmente, mostrar à equipe que tudo está sob controle, passando confiança e tranquilidade.

8. Demonstre segurança

 
Na mesma linha da dica acima, a boa administração passa necessariamente pela capacidade de avaliar bem e de forma rápida as situações, possibilitando decisões mais inteligentes para a empresa. Conseguir ser seguro e tomar decisões rapidamente, mesmo sob pressão, é uma habilidade que contribui para qualquer empresa, ajudando no enfrentamento de situações mais desafiadoras.

9. Garanta uma atmosfera de harmonia e tranquilidade em sua loja

 

Como sempre fazemos questão de lembrar por aqui, por trás de toda grande empresa tem sempre uma grande equipe. Um bom líder sabe enxergar e valorizar as habilidades de cada membro da equipe. É fundamental cultivar uma atmosfera em que sua equipe se sinta confortável em fazer sugestões e dar opiniões, contribuindo para o crescimento da empresa e, ao mesmo tempo, se sentindo valorizada.

Simplifique a gestão com um bom software

 

E como uma dica bônus, vale simplificar ainda mais a gestão apostando na tecnologia, mais precisamente, em um bom sistema para pet shop.

Seja MEI, Micro ou Pequena empresa, é possível gerenciar seu empreendimento com tranquilidade, segurança e total controle com a ajuda de um software para pet shop.

Um bom programa organiza todas as informações de seu pet shop em um único lugar, possibilitando que as acesse de qualquer lugar e sempre que quiser, ou seja, poderá gerenciar e controlar facilmente atendimentos, agendas, pagamentos, e qualquer outro tipo de documento.

E mais, um programa de gestão fornece informações precisas para que possa planejar, executar e avaliar estratégias de marketing e, claro, realizar uma administração  eficiente em seu pet shop.

Author: