9 estratégias poderosas para fidelizar os clientes de seu pet shop


Não basta ter uma super estrutura, oferecer ótimos serviços, banho e tosa de excelência, e produtos de qualidade, para ter um pet shop de sucesso é preciso conseguir o mais complicado: fidelizar os clientes.

Não tem como um pet shop crescer sem conseguir conquistar e fidelizar, cada vez mais, clientes.

Ter um público constante demanda muita dedicação, até porque os tutores estão mais exigentes, com seus pets sendo amados e tratados como membros da família. Por isso, é de fundamental importância estar sempre investindo em estratégias para inovar, garantir um atendimento personalizado e agregar valor às mercadorias e serviços.

Quer conhecer algumas estratégias poderosas para fidelizar os clientes de seu pet shop?

1. Mostre que se preocupa com sua clientela

 

Acredite, até a forma como os profissionais do estabelecimento se relacionam com a clientela vão fazer toda a diferença na hora de fidelizar os clientes.  Por isso, é tão importante investir em treinamento, para garantir um atendimento personalizado, de excelência.

E para oferecer um melhor serviço e atendimento, claro, é preciso, coletar o máximo de informações sobre os clientes, tais como:

– dados de contato;

– atendimentos já realizados;

– produtos mais comprados;

– histórico veterinário…

Dessa forma, com os dados e registros, fica bem mais fácil conhecer cada cliente e poder realizar um atendimento personalizado. Cuidados desse tipo, fazem com que o cliente se sinta especial, aproximando, criando laços e boas experiências com o público, facilitando a fidelização dos clientes, ou a chance de retornarem futuramente.

2. Amplie seus canais de comunicação

 

Felizmente, hoje são muitos canais a serem explorados e a facilitar a aproximação com os clientes. Por isso, quanto mais canais de contato você oferecer, mais chances de alcance terá. E nessa hora, ferramentas como Facebook, Instagram e WhatsApp podem ser de enorme importância.

Por isso, aprenda a tirar proveito das redes sociais, por exemplo, capriche nas postagens no Instagram, expondo os animais e marcando os tutores, oferecendo conteúdos relevantes, promovendo postagens para um alcance maior. Uma dica é postar imagens de antes e depois do banho e tosa, por exemplo. Usar e abusar do stories, um recurso muito valorizado.

3. Promova diferentes eventos

 

Quando se trata de promover um pet shop, os eventos são estratégias de marketing imbatíveis, como uma tarde em parceria com alguma ONG para adoção de animais, ou vacinação grátis, enfim…

A dica, portanto, é investir em parcerias comercias e sociais para encantar seus clientes. Confira algumas sugestões:

– almoço beneficente ou brechó para financiar a castração de animais de rua;

– palestras sobre nutrição e saúde animal;

– lançamento de uma ração nova;

– degustação de petiscos;

– feiras de adoção, em parceria com ONGs, de filhotes e pets adultos.

4. Monte um calendário com novidades e promoções

 

As promoções são sempre bem-vindas, e quando se trata de conseguir novos consumidores e fidelizar os antigos, elas se mostram ainda mais interessantes.  Para isso, procure elaborar um calendário com ofertas. Uma dica, por exemplo, é usar os produtos do estoque que já estão com a validade quase vencida, ou com pouca saída.

Dessa forma, com certeza, estará chamando a atenção do público para que ele compareça ao seu pet shop. Uma dica é usar as datas comemorativas para lançar algumas promoções.  Confira abaixo algumas dicas:

– Dia dos animais (4 de outubro): descontos em toda a loja;

– Dia das mães: desconto para quem tem pets grávidas;

– Páscoa: desconto em chocolates para pets e promoção de palestra sobre os riscos de oferecer chocolate comum aos animais;

– Natal: seção de fotos com tema natalino para os pets, por meio de uma parceria comercial com algum fotógrafo especializado etc.

5. Lance um clube de vantagens

 

Quem não gosta de receber um brinde ou presente exclusivo? Logo, vale a pena investir em um clube de vantagens para fidelizar clientes, oferecendo algo diferente do habitual. Confira abaixo algumas dicas:

– promover delivery de produtos;

– sortear rações e produtos exclusivos;

– elaborar um programa de pontos com direito a desconto em mercadorias e serviços;

– entregar brindes nos dias mais movimentados;

– oferecer banho e tosa com desconto progressivo no mês de aniversário do pet.

6. Capacite a equipe

 

Como já foi dito, os tutores estão cada vez mais exigentes, nesse sentido, ganha quem investir em uma boa equipe, visto que o atendimento é o principal critério para a fidelização.

Nesse sentido, é preciso investir em capacitação, em equipe preparada e motivada, que saiba atender bem, seja educada, atenciosa, empática, proativa, boa ouvinte e goste muito de todos os animais, isso faz com que o cliente crie vínculos com o estabelecimento.

Comprovadamente, um bom atendimento tem o poder de fazer a clientela retornar.

E para capacitá-los, é preciso investir em treinamentos especializados em estratégias comerciais, assim ajudarão não só a divulgar o seu negócio como a captar, cada vez mais, clientes para o seu estabelecimento.

E, claro, para manter a equipe motivada, é fundamental oferecer salário justo e benefícios.

Nunca é demais lembrar que a propaganda boca a boca é a melhor maneira de promover a sua marca.

7. Mantenha o ambiente sempre limpo

 

Pode até parecer muito óbvio, procurar conservar o ambiente sempre bem higienizado e organizado,mas nem todo estabelecimento parece levar isso muito a sério. Mas, esse cuidado é muito importante, visto que o local terá muita circulação de pessoas e pets.

E é preciso, também, ficar atento para o fato de que pode acontecer de alguns cães machos quererem marcar território, urinando nos cantos do estabelecimento, deixando um odor ruim.

Por isso, é muito importante não descuidar dessa parte, de preferência, se for possível, ter alguém específico para cuidar disso. No mais, é sempre bom orientar a equipe para manter a loja limpa e quando observarem alguma sujeira, fazer logo a limpeza e evitar que o cheiro se propague.

Uma dica é instalar aromatizadores em cantos estratégicos, só é preciso ter cuidado na escolha do produto para não causar alergia nos pets.

8. Realize pesquisas de opinião

 

Como saber como o cliente avalia seu pet shop? Como saber se um determinado serviço não está agradando? A melhor forma de mensurar a qualidade dos serviços oferecidos é através de pesquisas de opinião.  Através de um canal para críticas e sugestões, ficará fácil compreender o que não funciona e deve ser melhorado, gerenciando também o índice de rejeição dos clientes.

Portanto, tenha em seu site um espaço, ou em sua loja, uma área para que as pessoas possam deixar suas impressões ou reclamações. Ou mesmo, utilize as redes sociais para isso, mas não deixe de saber o que o seu público está achando de seus serviços.

9. Elabore espaços para acomodar pets e donos

 

Nada pior que ir em um estabelecimento e ter que esperar em pé para ser atendido. Tanto os pets quanto os donos precisam ser bem recepcionados e se sentir confortáveis no seu estabelecimento. Portanto, monte um local aconchegante, com assentos confortáveis, ofereça água, café e outros itens simples. Para os animais, disponibilize potes d’água e troque-os com frequência.

E vale abusar da criatividade, se for possível, separar um cômodo para gatos com arranhadores, bolinhas e brinquedos.

10. Invista em um software de gestão

 

Hoje a tecnologia vem facilitando o dia a dia das pessoas e empresas. Nesse sentido, os softwares de gestão vêm se mostrando fundamentais para as empresas.

Um bom programa para pet shop, por exemplo, automatiza a maioria dos processos de seu estabelecimento, economizando tempo que seria gasto em tarefas que podem ser automatizadas, reduzindo custos e expandindo seu negócio.

Um bom sistema para pet shop, entre outras coisas, permite gerenciar o estoque, monitorar as vendas, efetuar pagamentos, fazer a contabilidade e administrar os recursos humanos, entre outras tarefas.

E é isso, agora é aproveitar essas dicas e, pronto, sem dúvida, vai ficar bem mais fácil fidelizar os clientes de seu pet shop.

Author: