5 maiores desafios na gestão de clínicas veterinárias

Administrar uma clínica veterinária, muitas vezes pode ser um grande desafio, principalmente, para quem não tem experiência com gestão, principalmente porque conciliá-la com ética médica pode ser uma tarefa complicada para muitos que estão começando um negócio agora.

No mais, em tempos de tanta concorrência nesse setor, sem dúvida, administrar uma clínica e ainda ter que lidar com a parte de marketing, sem que isso infrinja questões éticas, realmente, pode ser muito complicado.

Pensando nisso, vamos abordar neste artigo alguns desafios que devem ser enfrentados para poder se destacar nesse concorrido mercado. Mostraremos as melhores práticas para gestão em clínicas veterinárias.

Por exemplo, entender que os avanços tecnológicos permitem uma administração mais assertiva e voltada para a realidade de cada negócio.

No mais, mostraremos que hoje o foco principal deve ser o cliente, cada vez mais exigente e ciente de seus direitos, e mais, com alto poder de fala nas redes sociais, por isso, não basta mais apenas oferecer um bom serviço do ponto de vista médico, é preciso focar em estratégias e em um atendimento de excelência.

Pesquisas comprovam que o cliente quer se sentir importante e que o atendimento vem sendo decisivo para a sua fidelização, por isso, empresas estão apostando, cada vez mais, em relacionamento.

E a principal tendência para negócios, em qualquer área, principalmente, na médica,  é a personalização do atendimento.

Confira abaixo 5 desafios na gestão de clínicas veterinárias

1.Investir no pré e pós atendimento

 

Você investe em treinamento de equipe? Como é a atenção que o funcionário que faz o atendimento inicial dá ao paciente?

Acredite, esse é o primeiro ponto que deve ser analisado na gestão de sua clínica veterinária.

Toda a equipe que faz o pré-atendimento do público, desde a recepcionista, secretária, telefonista, precisa estar muito bem treinada. Esses responsáveis pelo primeiro contato com os pacientes precisam saber lidar com diferentes tipos de clientes, dos nervosos, difíceis, até os mais fragilizados.

Muitas vezes só o que o cliente precisa é de um sorriso, uma palavra gentil e paciência para ouvir, isso já basta para que ele se sinta acolhido, aumentando as chances de que ele retorne outras vezes e ainda indique o serviço a terceiros.

Por isso, é fundamental oferecer treinamento constante e valorizar os funcionários que entendam bem e demonstrem boa sintonia com esses valores.

O mesmo cuidado deve ser estendido para a limpeza e decoração do ambiente, pois é preciso criar uma primeira impressão positiva, para que o cliente se sinta animado a prosseguir com o tratamento

Depois, o médico que atenderá o animalzinho deve ter esse mesmo cuidado com atendimento.

E, por fim, a responsabilidade de completar a boa experiência do paciente não termina com o atendimento e nem com uma possível cirurgia, ela deve se estender ao pós-atendimento, ou pós-vendas, como também é chamado, enviando mensagens e procurando saber como o animal está e se o tutor tem alguma dúvida.

2. Traçar metas e perseguir os resultados

 

Um erro que não dá para cometer em nenhum negócio, é o de não traçar metas bem definidas e com prazo estipulado.

Dentro da gestão de qualidade, é fundamental estipular metas, baseadas em patamares reais. Ou seja, metas que possam ser alcançadas. E o ideal é que toda a equipe esteja motivada e empenhada na busca dos resultados desejados.

No mais, é preciso ter sempre em mente que por trás de qualquer negócio de sucesso, existe uma equipe integrada e motivada, e isso transparece para os clientes.

Por isso, se deseja ter sucesso, se destacar, é fundamental focar no atendimento ao cliente, e se preocupar com a qualidade da equipe interna.

Nesse sentido, a tecnologia pode ajudar, e muito, através de seus muitos e diferentes aplicativos e até programas de gestão, que informatizam e unificam todas as áreas de sua clínica veterinária.

3. Não misturar a gestão financeira com movimentação pessoal

 

É fundamental acompanhar de perto a entrada e saída de recursos de sua clínica veterinária, ou seja, acompanhar o fluxo de caixa permite saber se você tem lucro ou se está próximo do vermelho. Ou mesmo, é possível saber quais ajustes devem ser feitos  para melhorar a sua saúde financeira.

Um erro muito comum, mas que deve ser evitado a todo custo, é misturar a movimentação financeira pessoal com a entrada de dinheiro proveniente da clínica veterinária.

Com o tempo, a tendência é que esses números se confundam e que se perca o acompanhamento da situação financeira da clínica.

Por isso, para garantir um maior controle do fluxo financeiro, a dica, mais uma vez, é investir em um bom software para clínica veterinária, que automatiza esse processo de forma muito simples.

Inclusive, um programa para clínica veterinária, como Nuvem Vet, por exemplo, fornece relatórios com previsão de entradas; com separação pela origem do pagamento; com listagem de contas a pagar e com fechamentos periódicos.

4. Ter presença digital

 

Mas, embora tudo isso que foi dito até agora seja muito importante, de nada valerá se não investir em uma boa presença digital.

É preciso entender que, hoje em dia, as pessoas buscam serviços e referências na internet, e quem não tem presença digital acaba ficando para trás.

Por isso, é fundamental investir em um site, ter página nas redes sociais e procurar oferecer conteúdos relevantes, que não apenas vão servir para atrair e conquistar mais pessoas, como vão ajudar a criar autoridade em sua área.

A preocupação com a saúde dos animais, e com a qualidade do atendimento pode ser expressa e demonstrada nessas redes sociais, através de esclarecimentos sobre doenças, exames,vacinas e cuidados de prevenção.

Sem falar na possibilidade de promover seus conteúdos e, assim, chegar a mais clientes por um valor irrisório.

Há ainda a possibilidade de integrar a página da clínica com um sistema de atendimento online.

5. Adotar um software de gestão adequado

 

Por fim, mas nem por isso menos importante, vem a necessidade, cada vez mais urgente, de apostar em um software de gestão para automatizar todos os setores da clínica e cuidar da parte administrativa.

Diante de tanta concorrência nesse setor, sem dúvida, um sistema de gestão para clínicas veterinária é uma ferramenta obrigatória para quem quer se destacar e crescer!

E a necessidade de um sistema de gestão médica online vai muito além da praticidade, pois a ferramenta, entre outras coisas, permite ter sempre às mãos o históricos de consultas, os dados e todo tipo de informação relevante, e tudo em nuvem, ou seja, podendo ser acompanhado de qualquer lugar e a qualquer hora.

Enfim, os tempos mudaram e, se de um lado, temos novos desafios para poder enfrentar um mercado tão competitivo, por outro lado, podemos contar com a ajuda de ferramentas tecnológicas, como programas de gestão, que realizam toda a parte de administração e gestão de sua clínica. Agora é aproveitar as dicas e se preparar para o sucesso!

Author: