4 dicas para um Pet Shop pequeno conseguir se destacar

Seu pet shop é pequeno e você acha que isso pode impedi-lo de se destacar, ou ser lucrativo, ou ter sucesso, então, precisa rever, urgentemente seus conceitos, ou procurar acompanhar nossos artigos.

Então, se costuma nos acompanhar, já sabe que se investir em uma boa presença digital, isso já permite competir de igual para igual com qualquer pet shop grande. Ok, mas isso só não basta, já que de nada adianta prometer serviços e entregar qualidade mas não investir em uma boa gestão.

Pensando nisso tudo, resolvemos criar esse artigo que, de uma forma bem básica e simples, mostra um resumo do que é preciso para um pet shop pequeno conseguir se destacar e enfrentar seus concorrentes, mesmo que estes sejam bem maiores.

Lembrando que o Brasil é um dos primeiros países no ranking de vendas de produtos para Pet Shop, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e da China. Ou seja, vale a pena investir no mercado pet.

Por isso, se está meio desanimado e acha que os grandes pet shops estão roubando sua clientela, e não sabe mais o que fazer para seu pet shop dar lucro, esse artigo é para você!

Confira abaixo 4 dicas de como fazer seu pequeno pet shop se destacar em meio a tanta concorrência.

1. Crie experiências que vão além das compras

 

Infelizmente, por mais que se fale que, segundo pesquisas, o que mais pesa na hora da fidelizar clientes é o atendimento e pós-atendimento, muitos empreendedores ainda subestimam essa realidade.

E, na verdade, um atendimento de clientes pode, e deve, ir além dos serviços prestados ou vendas.

Experimente, por exemplo, registrar o nome dos bichinhos em seu computador, adicionando várias informações sobre eles, dessa forma será possível  realizar um atendimento mais próximo e humanizado.

Outras dicas para ajudar a humanizar o atendimento são:

– Enviar mensagens aos clientes, parabenizando os pets aniversariantes;

– Enviar alertas de próximas vacinas ou consultas, quando se aproximarem as datas;

– Oferecer promoções e serviços especiais aos clientes (“aproveite a promoção do banho e tosa e ganhe um serviço X”);

– Adicionar serviços diferentes, como de creche, hospedagem e até mesmo com massagens ou produtos que diminuem o estresse dos bichinhos;

– Não se limite a dar apenas banhos nos pets, seja criativo, ao entregar os pets aos donos, tire fotos e peça permissão para postar nas redes sociais (eles adoram), entre outras possibilidades.

2. Invista em presença online

 

Quem acompanha nosso blog sabe que, volta e meia, falamos por aqui sobre a importância de ter presença online, e nunca é demais reforçar isso.

Estamos em plena era digital, e quem não está presente na internet NÃO EXISTE. Por isso, se pretende se destacar e brigar de igual, aposte em presença digital!!!

Tenha um site, bem organizado e estruturado, para passar mais profissionalismo e ser encontrado nas buscas, onde poderá divulgar seu pet shop, serviços, enfim, um endereço web.

E, claro, aposte nas redes sociais, hoje a principal ferramenta de marketing,  mas saiba tirar proveito delas, faça postagens frequentes e relevantes, poste fotos dos animais, mostre o dia a dia da empresa, use e abuse dos stories e postagens patrocinadas, que são ótimas para atrair e alcançar mais clientes.

E, por fim, use e-mail marketing e whatsapp para se aproximar ainda mais de seus clientes.

3. Torne seu negócio referência em algum produto ou serviço

 

Pense no que oferece e costuma ser o mais destacado….pois ser uma referência em seu ramo de atuação, pode ser através de um serviço diferenciado oferecido e que você domine ou de um ótimo atendimento.

Uma dica é procurar se especializar em atendimento de diferentes bichinhos (e raças) dos seus clientes ou produtos e serviços.

3. Aposte em ações de marketing para atrair clientes 

 

As estratégias de marketing são peças chave para a fidelização de clientes, através delas você pode implementar ações que encantem os clientes.

Preços mais baixos, frete grátis, cupom de desconto, compre um e leve dois, enfim, descubra as ações que mais possam satisfazer as necessidades de seus clientes.

E, claro, antes de implementar essas ações, é preciso entender aquelas que podem fazer o seu potencial cliente ficar interessado na sua marca?

Nesse sentido, descobrir o perfil dos seus clientes em potencial permite colocar em prática ações mais assertivas. Confira abaixo algumas ações de marketing para você aplicar no seu Pet Shop e ser um sucesso:

-Promova feiras de adoção: sem dúvida, uma boa forma de conquistar a simpatia dos clientes é promover a adoção dos bichinhos. Para incentivar ainda mais a ação, ofereça um desconto para quem adotar um pet;

-Faça parcerias com outros negócios: um exemplo é oferecer a promoção de que ao comprar um determinado produto para pet, o cliente ganha um outro produto de algum parceiro ( e nem preciso ser, necessariamente, voltado aos pets);

-Crie cupons de desconto por indicação: pratique o cupom de indicação. Ele funciona assim: sempre que os clientes indicarem o seu pet shop para os amigos, ofereça o desconto por indicação!

-Aposte na criatividade em suas promoções: comece oferecendo os seus serviços em datas especiais. Aposte nas fotos de pets que despertam alegria e empatia pelos bichinhos e não se esqueça de colocar a chamada de que a promoção é por tempo limitado;

-Faça parcerias com influencers: seja na inauguração da loja ou na promoção de um produto para pets, fazer parcerias com pessoas ou empresas influentes na internet é sempre um bom negócio. Contate-os via redes sociais, WhatsApp ou em seu próprio site

Tecnologia como aliada

 

E é isso, no mais, a dica a procurar a ajuda da tecnologia, principalmente, para fazer a gestão de sua loja de uma forma mais simplificada e assertiva.

Se pensa que software de gestão é coisa de loja grande, engana-se, na verdade, existem softwares voltados para lojas de todos os tamanhos e necessidades, com precinho que cabem no seu bolso, como Nuvem Vet , por exemplo.

Ao utilizar um software para pet shop, isso vai facilitar todo o preocesso interno de sua loja, desde o controle do estoque até a emissão de notas fiscais.

Um bom software para pet shop, dentre outras coisas, permite saber os pontos fortes e fracos de seu negócio, permitindo a criação de campanhas mais assertivas.

Sem falar que um sistema para pet shop também reúne todos os dados e contatos de tutores e seus pets, permitindo que se realizem campanhas mas personalizadas e efetivas.

E é isso, no mais é procurar ter em mente que, quando um cliente se sente especial, aumentam muito as chances de voltar a comprar o produto da sua loja. Portanto, ofereça um tratamento diferenciado ao seu cliente, entenda as suas necessidades e dê todo o suporte necessário para responder as suas dúvidas.

Com certeza, se seguir essas dicas, o seu Pet Shop será um sucesso!

Author: