5 dicas para fazer uma boa gestão do fluxo de caixa em seu pet shop

Como anda a saúde financeira de seu pet shop? As despesas e receitas estão organizadas e sob controle? Como todos os fatores que envolvem a saúde financeira dependem da boa gestão do fluxo de caixa, resolvemos mostrar aqui algumas dicas importantes para um perfeito controle de caixa.

Sem dúvida, a gestão financeira é uma das principais dificuldades de quem decide abrir qualquer negócio, e no caso de um pet shop, ainda é preciso lidar com diferentes e variados produtos e serviços, e ainda um atarefado dia a dia, que envolve muitas responsabilidades, que vão além das finanças.

Vale ter em mente que a gestão do fluxo de caixa é um dos principais pilares da gestão financeira, e tem como objetivo principal ser um termômetro dos lucros obtidos, permitindo um maior controle dos recursos financeiros de seu pet shop, direcionando e distribuindo o capital de acordo com as necessidades corporativas existentes.

Nesse sentido, uma boa gestão de fluxo de caixa permite manter sua loja em pleno funcionamento e evolução constante, sem riscos de falência ou problemas resultantes da má administração de recursos.

E mais, uma boa gestão do fluxo de caixa permite prever possíveis lucros e prejuízos, fazer as mudanças necessárias para a redução dos prejuízos.

Mas, a boa gestão de fluxo de caixa também deve saber evitar erros e, por isso, mostraremos abaixo alguns dos mais comuns e como evitá-los para simplificar sua gestão e contribuir com a evolução da sua loja.

4 erros comuns na gestão do fluxo de caixa

 

Uma boa gestão de fluxo de caixa envolve o controle de todas as movimentações financeiras de seu pet shop, com o devido acompanhamento de todas as entradas e saídas.

A forma de controlar esta movimentação reflete diretamente na criação de estratégias que vão ajudar a otimizar o uso dos recursos financeiros e investir corretamente no crescimento de seu negócio.

Mas, para um perfeito controle do fluxo de caixa, não basta apenas controlar as entradas e saídas, é preciso evitar estes erros, dentre eles os seguintes:

1.Subestimar o registro de pequenos valores: toda e qualquer movimentação nas finanças do pet shop deve ser registrada, até mesmo os menores valores.

2.Misturar contas pessoais com as da empresa:nunca misture as contas da empresa com as contas pessoais, como já explicamos aqui.

3.Não saber interpretar as informações: mesmo que registre todos os dados, não aprender a interpretar as informações no fluxo de caixa impede a efetividade do uso das informações.

4.Não considerar os créditos flexíveis: ao oferecer compras parceladas em até 90 dias, é importante antecipar os prazos de recebimento, para assegurar que o caixa se manterá com saldo positivo.

5 dicas para um fluxo de caixa detalhado e eficiente

 

Como podemos ver, para evitar prejuízo financeiro, garantir a quantidade certa de produtos ofertados aos clientes e manter a fidelização, é fundamental ter um fluxo de caixa bem detalhado, permitindo otimizar a gestão e se livrar de muitos problemas voltados ao setor financeiro.

Porém, sabemos que na prática, a gestão do fluxo de caixa pode enfrentar alguns desafios. Por isso, preparamos aqui algumas dicas para lhe ajudar a simplificar a forma de controlar melhor o fluxo de caixa de seu pet shop. Confira quais são!

1. Saiba exatamente quanto você tem em caixa

 

A primeira dica é SEMPRE saber exatamente cada centavo disponível no seu caixa, caso contrário, não saberá o quanto pode investir.

Para isso, separe as despesas das receitas: contas, impostos, compra de estoque, receitas de cartões de créditos, vendas à vista ou parceladas…

Liste e registre TODAS as saídas e entradas (até de pequenos valores), para facilitar qualquer correção sobre a forma como está sendo usado o capital da sua loja.

Atenção, JAMAIS inclua nesta listagem os valores a receber, já que o risco de inadimplência, ou atrasos, pode afetar diretamente a avaliação dos resultados.

2. Priorize o controle de estoque

 

Não é novidade alguma que o estoque é o coração de todos os pet shops,e está diretamente ligado ao fluxo de caixa, por isso, é fundamental investir em um correto controle de estoque, com todos os itens devidamente registrados e, assim, evitando muitos prejuízos.

Ao apostar numa eficiente gestão de estoque, estará evitando o risco de falta ou excesso de produtos armazenados. Vale lembrar que estoque é dinheiro parado, ou seja, pode se transformar em prejuízo caso os produtos sejam perdidos pela falta de vendas.

Ou ainda, se o pet shop não tiver em estoque o que o cliente está buscando, sua loja deixará de vender e, consequentemente, de lucrar e, até mesmo, perder cliente para a concorrência, já que a insatisfação do consumidor pode afetar a fidelização.

3. Defina uma frequência para o monitoramento

 

Sabemos que, muitas vezes, o dia a dia corrido na loja impede uma atenção extra às finanças. Mas, atenção, é fundamental que defina um período para realizar o monitoramento e registro das finanças, só assim terá o controle total sobre o fluxo de caixa e evitará prejuízos futuros.

O ideal fazer o acompanhamento diariamente, para evitar surpresas e realizar correções necessárias, de forma mais rápida, caso seja preciso.

E não é só isso, procure, também, arrumar um tempo para realizar um monitoramento aprofundado sobre os resultados mensais e anuais, que é uma análise, um balanço fundamental para ampliar sua visão sobre sua loja, possibilitando a criação de estratégias e melhorias que refletem no seu crescimento.

4. Tenha uma reserva emergencial

 

Sabemos que imprevistos acontecem, assim como, períodos sazonais de baixo movimento, por isso, para que nada disso afete a saúde financeira de sua loja, tenha uma reserva para casos de emergência e inclua estas contas ao realizar o fluxo de caixa.

Dessa forma, não apenas irá garantir uma maior tranquilidade, como também irá permitir que seu pet shop mantenha as contas em dia, até mesmo nos cenários mais difíceis.

5. Facilite sua rotina com a tecnologia

 

Com o avanço da tecnologia, felizmente, hoje podemos contar com um infindável número de ferramentas, aplicativos e softwares para facilitar a rotina de nosso dia a dia, e isso nos mais variados âmbitos, principalmente, no profissional.

Nesse sentido, hoje já podemos dispor de programas de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, que, dentre outras funcionalidades, permite fazer todo o trabalho de gestão de pet shops.

Controle de estoque, agendamentos de banho e tosa e outros serviços, gestão financeira, cálculo de comissões, envio de lembretes de retornos e agendamentos pelo whatsapp, e muito mais, um bom software para pet shop pode realizar.

Ou seja, com um sistema para pet shop em mãos, você irá agilizar e informatizar sua loja, sobrando muito mais tempo para investir em outros pontos que refletem na evolução do seu negócio.

Por isso, para não ficar para trás e garantir uma gestão de excelência, vale agregar tecnologia à rotina de sua loja, permitindo que realize todos os processos com mais velocidade, de forma fácil e simples.

E é isso, atualmente, por um valor muito pequeno, podemos contar com programas que oferecem inúmeras funcionalidades para tornar ainda mais eficaz a gestão do seu negócio!

No mais, é aproveitar essas dicas e investir em planejamento, organização e tecnologia, para tornar a administração do seu pet shop efetiva e evolutiva.

Author: