5 dicas para um controle de estoque eficiente em seu Pet Shop

Gerenciar o estoque é um problema em seu pet shop? Ainda não encontrou uma forma de manter o controle e não ser surpreendido pela falta de algum produto, ou mesmo, pela descoberta de algum item encalhado? Então, este artigo é para você, onde encontrará dicas básicas e certeiras para ter o controle sobre o seu estoque.

Costuma controlar o estoque de seu seu pet shop usando diversos sistemas, planilhas ou cadernos? Se a resposta for afirmativa, é provável que você já tenha se deparado com problemas relacionados à falta de sincronia das informações com o estoque real.

A questão é que esse é um problema muito comum entre os gestores, mas é um setor que, se não for devidamente gerenciado, pode trazer sérios prejuízos à sua loja.  Afinal, o estoque de um pet shop costuma ter muitos e diferentes produtos, portanto, seu gerenciamento desempenha um papel crucial na gestão do pet shop.

Engana-se quem pensa que o estoque se limita a ser apenas o local onde os produtos são armazenados, na verdade, ele representa uma parte fundamental do aspecto financeiro da sua empresa. Cada item nas prateleiras representa um investimento que precisa se transformar em receita para o pet shop, e um bom controle do estoque garante que não falte algum produto ou que não se perca prazo de validade.

Por isso, resolvemos mostrar neste artigo cinco dicas valiosas para aprimorar o controle de estoque no seu pet shop.

Acredite, ao implementar essas práticas diariamente, você poderá otimizar a gestão de de estoque de seu pet shop, reduzindo desperdícios, aumentando o retorno financeiro e garantindo a satisfação dos seus clientes.

Confira abaixo as cinco dicas de como realizar um eficiente controle de estoque no seu pet shop, impulsionando o sucesso do seu negócio.

1. Comece pelo básico

 

Não é possível realizar um eficiente controle de estoque do seu pet shop sem saber quais produtos estão disponíveis e em que quantidade. Para isso, é preciso que todos os produtos tenham sido devidamente cadastrados e feita a atualização do estoque sempre que houver saídas, seja por vendas, vencimento ou danos ao produto.

Embora muitos administradores ainda optem por realizar esse controle utilizando cadernos, essa opção apresenta um alto risco de erros, uma vez que os documentos em papel podem ser danificados, perdidos ou rasgados.

Da mesma forma, o uso de planilhas no Excel também pode ser arriscado, já que exige atualizações manuais constantes, e qualquer esquecimento na atualização pode resultar em informações desatualizadas.

Certamente, nada impede que possa realizar o controle usando uma dessas opções ou, até mesmo, as duas, mas a dica, e que é a forma mais segura, garantida e confiável de gerenciar o estoque é por meio da utilização de um sistema de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo. Pois um bom sistema para pet shop, geralmente, oferece recursos que simplificam o processo, automatizando tarefas e reduzindo a possibilidade de erros humanos.

2. Identifique os motivos das saídas de estoque

 

Diariamente os gestores lidam com vendas de produtos e,  no caso de um pet shop, esses produtos podem ser de diferentes setores, desde alimentação até higiene. Para um perfeito controle de estoque, é preciso identificar os itens mais vendidos e se são sazonais ou rotineiros.

É preciso saber organizar as baixas, não só de itens vendidos, mas também se a saída foi para vendas, consumo interno, aqueles necessários em atendimentos, ou vencimento de produtos.

É preciso muita atenção nessa hora, pois é quando empresas que não possuem um controle adequado de estoque costumam enfrentar dificuldades, não conseguindo organizar essas saídas, o que pode resultar em problemas na reposição de itens essenciais para as prateleiras.

Por isso, organizar as saídas por tipo é tão importante para compreender o consumo de sua loja, lhe dando uma visão clara do que está sendo utilizado.

Por exemplo, quantos shampoos são usados mensalmente no serviço de banho e tosa? Quantas rações são vendidas? Quais as co maior saída? Essas informações são valiosas para prever o estoque e também para facilitar na hora de criar as estratégias de marketing.

Ou seja, ao identificar aqueles produtos que estão com o prazo de vencimento próximo, por exemplo, você pode criar ações estratégicas, como promoções, para escoar esses itens antes que expirem, evitando prejuízos financeiros.

E até nessa hora a tecnologia pode dar uma forcinha, pois um bom programa para pet shop pode ajudar a organizar e categorizar as saídas de estoque. Softwares de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, oferece recursos específicos para o controle de saídas do estoque, permitindo que você registre e classifique cada saída de acordo com o motivo específico.

Sem dúvida, identificar as causas das saídas vai ajudar a analisar os padrões de consumo da sua loja, auxiliando na tomada de decisões, no planejamento de compras e na otimização dos níveis de estoque.

3. Saiba quando reabastecer o estoque

 

E não tem como pensar em um controle total e eficiente de um estoque sem saber quando é a hora de reabastecer o estoque e a quantidade necessária.

Certamente, não é impossível, mas é bem desafiador realizar esse controle manualmente, podendo resultar em excesso ou falta de produtos.

Lembrando que tanto o excesso como a alta podem causar perdas, seja devido ao vencimento de produtos em excesso ou à oportunidade perdida de venda devido à falta de algum item. E é nessa hora que a tecnologia também pode ser uma grande aliada.

Um bom programa de gestão, entre outras funcionalidades, permite que você saiba identificar o momento ideal para fazer um pedido e a quantidade adequada para cada produto.

Ou seja, um bom programa oferece informações precisas, livre de erros humanos, o que facilita na hora de tomar decisões baseadas na realidade de seu estoque, inclusive, ao solicitar novos produtos ao fornecedor e negociar descontos com base na quantidade exata necessária, otimizando seus gastos e maximizando o retorno sobre o investimento.

Uma dica, no entanto, é sempre reservar um tempinho para ver como anda o seu estoque, já que a ferramenta está em constante atualização, fornecendo precisas para uma gestão mais eficaz.

O importante é ter em mente que é preciso controlar o ciclo de compra de uma forma eficiente, evitando o excesso de estoque, reduzindo o risco de produtos com datas próximas do vencimento ou não utilizados. Com isso, sua loja estará sempre preparada para atender às necessidades dos clientes.

4. Avalie seus fornecedores

 

Encontrar bons fornecedores pode ser um verdadeiro desafio. Na verdade, é preciso ter em mente que eles são fundamentais para o sucesso de seu pet shop.

É preciso estar sempre muito atento à essa parceria com os fornacedores, considerando se o mesmo é o mais adequado para adquirir um determinado item, por exemplo, se ele costuma entregar no prazo prometido, entre outras questões.

Por isso, é muito importante manter um registro do histórico de compras com os fornecedores, pois isso ajuda a simplificar suas decisões de compra. Por exemplo, desde um fornecedor que aumenta repentinamente os preços, ou aquele que oferece um desconto maior mas não costuma entregar no prazo combinado.

Uma boa gestão permite determinar se os prazos de entrega dos fornecedores são compatíveis com suas necessidades.

Nessa hora um bom programa para pet shop também pode lhe ajudar, oferecendo uma visão completa do histórico de compras com cada fornecedor, permitindo uma análise mais detalhada, desde os preços praticados, prazos de entrega, qualidade dos produtos e outras variáveis relevantes para suas decisões de compra.

Assim, obtendo essas informações, fica bem mais fácil selecionar os melhores fornecedores para cada tipo de produto e tomar decisões de compra mais estratégicas.

5. Realize periodicamente o inventário de estoque

 

Não existe uma boa gestão de estoque sem a realização periódica do inventário de estoque, o que para muitos gestores pode ser um grande desafio, principalmente, quando ainda realizam esse processo da forma antiga, manualmente, registrando cada item, o que além de muito demorado, pode apresentar erros.

A melhor prática é realizar o inventário de forma periódica, e a maneira mais eficiente e que economiza muito tempo é, sem dúvida, através de um bom programa de gestão, o qual vai simplificar todo esse processo, ajudando a realizar o inventário de uma forma prática e ágil.

No mais, um bom programa de gestão vai evitar erros causados por falhas humanas, tornando os registros mais confiáveis.

E é isso, agora você conhece as cinco dicas que podem lhe ajudar a gerenciar seu estoque, lembrando que, embora essa gestão possa ser realizada ainda da forma tradicional, sem dúvida, a tecnologia vai oferecer a agilidade e precisão necessárias para uma gestão eficaz do controle de estoque no seu pet shop, tornando todo o processo mais simples, estratégico e livre de erros.

Author: