5 dicas para economizar em sua Clínica Veterinária ou Pet Shop

Não sabe mais o que fazer para economizar em sua clínica veterinária, ou pet shop? Quer reduzir custos, mas não sabe por onde começar? Gostaria de otimizar a gestão financeira de seu negócio? Então, continue lendo!

Sem dúvida, muito mais do que realizar um sonho, ser dono do próprio negócio, pode trazer uma série de benefícios. Porém, é preciso lembrar que estar a frente de um negócio significa, também, uma série de responsabilidades e uma atenção constante.

Dentre as questões que envolvem um negócio próprio está a administração, e saber como e onde cortar gastos é parte fundamental de uma boa gestão.

Acredite, não apenas em clínicas veterinárias e pet shops, cortar gastos é uma preocupação constante, por isso, o trabalho de gestão financeira deve sempre ser otimizado, justamente, para trazer lucros à clínica, ou pet shop, e garantir seu bom funcionamento.

Nesse sentido, claro, é fundamental, ter o controle total do que entra e sai, ou seja, dos lucros e gastos.

O fato é que para sua clínica veterinária, ou pet shop, ter um giro de capital interessante e lucrativo, é fundamental priorizar a redução de custos, e entender onde, ou em quais situações, é possível minimizar os gastos, já é um bom passo para alcançar uma lucratividade interessante para o negócio.

Pensando nisso, preparamos esse artigo, mostrando onde é possível reduzir gastos sem que haja prejuízos para sua empresa, enfim, dicas simples, porém muito eficientes, para que você possa otimizar o trabalho de gestão de sua clínica veterinária, ou petshop.

Dicas para economizar em sua Clínica Veterinária ou Pet Shop

Confira abaixo algumas dicas, básicas, mas que podem fazer toda a diferença nos resultados de sua empresa:

Controle o estoque

 
    

Quem já teve, ou administrou, qualquer negócio, sabe que o estoque pode ser uma grande dor de cabeça em qualquer estabelecimento. É preciso ter um controle total do mesmo para evitar perdas e gastos desnecessários.

Investir em um bom controle de estoque, portanto, é a primeira dica para quem quer enxugar gastos.

Em uma clínica veterinária ou pet shop, por sua variedade de produtos e pelo fato de lidar com prazos de validade, é fundamental manter um inventário organizado, com controle total dos produtos que estão disponíveis e dos que estão para vencer, ou mesmo, encalhados.

Além de ajudar a reduzir gastos, o controle do estoque ajuda a criar estratégias de vendas baseadas nos produtos com maior saída, ou mesmo, naqueles não muito populares ou em itens com data da validade chegando ao vencimento.

Por isso, em se tratando de estoque, toda atenção é pouca, é preciso ter em mente como será feita sua administração antes mesmo de montar sua clínica, ou pet shop, pois uma gestão mal planejada pode interferir seriamente nos resultados do seu negócio.

Vale ter em mente que se não investir em um controle de estoque, certamente, correrá o risco de errar na hora de comprar ou repor mercadorias.

Nesse sentido, ao implantar um sistema de controle de estoque, naturalmente, irá reduzir custos com excedentes, potencializando os lucros.

Enfim, ao entender como administrar tudo que entra e sai da sua empresa, sem dúvida, ficará mais fácil cortar custos extras.

Reduza o consumo interno

 

Na hora de colocar no papel os gastos, não subestime o peso de contas como energia elétrica, água, entre outros, muitas vezes mal utilizados, usados em excesso, acabando por encarecer bastante a manutenção do seu negócio.

Por isso, a dica é economizar! Nesse sentido, sabe aquelas práticas utilizadas no dia a dia em sua casa? Não deixe luz acesa sem ninguém no cômodo, troque lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por led, que são 80% mais econômicas.

No mais, lembre-se de que materiais utilizados e desperdiçados, muitas vezes subestimados, também significam perda de dinheiro.

Acredite, pequenos gastos internos podem ser um enorme peso no final do mês para qualquer empresa, e reduzir esses custos, com certeza, vai ajudar a economizar muito.

Certamente, em alguns casos, essa iniciativa pode ser um pouco mais difícil de ser implementada, principalmente, quando a empresa possui muitos funcionários ou utiliza energia para equipamentos e água para o banho dos animais.

Nesse caso, a dica é criar soluções para que despesas extras sejam minimizadas, e vale usar a criatividade para tentar reduzir o consumo quando isso envolve os funcionários, já que em primeiro lugar precisa vir sempre o bem-estar do colaborador.

Por isso, busque alternativas eficazes como a substituição de lâmpadas e avisos sobre a economia de água.

Escolha bons fornecedores

 

Quando o assunto é economia, não dá para deixar de fora a importância de escolher bons fornecedores para sua clínica veterinária, ou pet shop.

Para isso, invista em pesquisas até encontrar fornecedores confiáveis e com bons produtos, considerando a capacidade de negociação desses prestadores. Busque sempre o melhor preço, mas priorizando a qualidade.

Lembre-se: os consumidores estão mais exigentes.

Da mesma forma que o estoque pode interferir nos lucros da empresa, o bom relacionamento com fornecedores também deve ser destacado.

Uma dica, para facilitar na hora de planejar as compras, e todo o processo de compras e prazos, é procurar comprar, ao máximo, de um único fornecedor, porém, jamais dependendo apenas de um só, pois caso o mesmo falhe ou não dê conta, você já tem uma outra opção.

No mais, sem dúvida, principalmente, em tempos de tanta concorrência, procurar criar parcerias pode ser a chave para poupar taxas extras e, com isso, conseguir preços mais acessíveis.

Dessa forma, a fidelização entre donos de clínicas, ou pet shops, e fornecedores, permite sempre um melhor atendimento, produtos de qualidade, pedidos com antecipação e, até mesmo, melhores preços ou negociações, com a possibilidade, inclusive, de ótimos descontos em compras maiores.

Avalie os custos de sua equipe

 

Certamente, o ideal é poder contar com sua própria equipe, de confiança, e emparelhada com os valores da empresa.

Mas, é possível, também, terceirizar alguns serviços (como a contabilidade da empresa, por exemplo) para tentar enxugar o seu orçamento.

No mais, tenha em mente que o valor de uma empresa se faz com funcionários bem treinados e, devidamente, qualificados, por isso, não economize quando o assunto for equipe, pois ela é um investimento, e investimentos não são gastos, mas algo que trará muito retorno para o seu negócio, principalmente, na hora de ajudar a captar clientes, e fidelizá-los.

Faça uso da tecnologia

 

Por fim, mas nem por isso menos importante, a dica é usar a tecnologia como uma grande aliada na administração e gestão de sua empresa.

Através de ferramentas tecnológicas de gestão, como um bom programa para clínica veterinária e pet shop, por exemplo, você consegue cortar gastos de uma forma mais prática, totalmente baseada em dados.

Um software para clínica veterinária e pet shop permite, por exemplo,que possa gerenciar seu estoque, de uma forma bem mais simples e otimizada, com o controle total de entradas saídas, prazos, enfim, além de controlar o pagamento de fornecedores, dos clientes, enfim, é uma forma moderna e bem prática de ter seus dados sempre à um clique, podendo acessar de qualquer lugar e a qualquer hora.

Enfim, essas são nossas dicas para otimizar o financeiro e cortar gastos em sua clínica veterinária, sem prejudicar a qualidade de seus serviços. No mais é sempre ter em mente que ter o controle de seu financeiro é fundamental para que seu negócio se manter forte e competitivo.

Author: