10 dicas para implementar Cupom de Desconto em seu Pet Shop

Os cupons de descontos já fazem parte da estratégia de marketing de sua loja? Sabia que eles podem ser muito eficazes tanto para atrair como fidelizar clientes? Gostaria de implementar os cupons de descontos em sua loja mas não sabe por onde começar? Então este artigo é para você!

Antes de saber como implementar Cupons de desconto em seu pet shop e se, realmente, essa estratégia é eficaz, é preciso saber o que eles significam, e como o próprio nome sugere, eles são códigos ou vouchers que oferecem um desconto ou benefício específico ao consumidor ao fazer uma compra.

Embora lá fora já seja uma estratégia de marketing muito comum, aqui eles vêm ganhando mais popularidade nos últimos anos, existindo até sites especializados nesse tema, que reúnem cupons de todos os tipos.

Vale dizer também que, por sua comprovada eficácia, os cupons de desconto vêm se tornando, cada vez mais, uma das principais estratégias das empresas na hora de atrair clientes, incentivar compras e fidelizar consumidores.

Quanto à forma de disponibilizá-los, ela é bem ampla, podendo ser desde através de anúncios, e-mails marketing, sites de cupons, aplicativos de compras, redes sociais, além de, também, por meio das lojas físicas.

Enfim, sem dúvida, os cupons de descontos podem ser eficazes em várias situações, seja para impulsionar as vendas, liquidar estoques, atrair novos clientes e manter os clientes existentes, e para saber como implementá-los sem que representem prejuízo ao seu negócio, continue lendo.

10 dicas para implementar cupom de desconto em seu pet shop

 

Embora a implementação de cupons de desconto em seu pet shop pode ajudar a atrair novos clientes, fidelizar os existentes e impulsionar as vendas, é preciso que essa ação seja muito bem planejada, contando com dados fiéis das vendas, estoque, público e etc.

Confira abaixo o que considerar ao implementar cupons de descontos em seu pet shop:

1. Objetivos

 

É fundamental que antes de criar e distribuir cupons, tenha em mente quais os seus objetivos. O que afinal deseja ao oferecer cupons de descontos? Deseja atrair novos clientes, aumentar as vendas em um período específico, promover produtos específicos ou recompensar clientes fiéis? Portanto, defina muito bem seus objetivos para poder direcionar suas estratégias.

2. Categoria

 

Embora seja possível disponibilizar cupons de descontos para serem usados na loja inteira, o mais eficaz é utilizá-los em produtos por categorias. Por exemplo, um determinado desconto (menor) para aqueles produtos de grande saída, e um maior para produtos encalhados no estoque, ou novidades com grande potencial mas ainda desconhecida do seu público.

Por isso, a dica é fazer cupons de desconto para cada categoria, nesse sentido, você pode colocar descontos maiores ou menores para cada setor do pet shop, sem prejudicar a rentabilidade de venda dos produtos.

Por exemplo, se o que você mais vende é banho e tosa, coloque um desconto de 5% e se o que você menos vende são caminhas para pets, aplique um cupom de 20%.

Por isso é fundamental ter em mãos os dados reais da sua loja, o que pode ser adquirido através de um bom software de gestão. Um sistema para pet shop, entre outras coisas, realiza um controle de estoque de forma eficaz e prática, facilitando muito na hora de estabelecer os descontos por categorias.

3.Ticket médio

 

Muitas vezes é um grande desafio convencer um cliente que compra sempre um único e mesmo produto levar mais alguma coisa, e é nessa hora que um cupom de desconto pode fazer toda a diferença.

Quer aumentar o ticket médio de sua loja? Então, a dica é fazer cupons com base no ticket médio de cada setor, por exemplo, 10% de desconto nas compras acima de R$100,00 em serviços de estética, por exemplo, estratégia que costuma dar muito certo para fazer com que os clientes acabem consumindo mais do que o costume.

4. Fluxo de clientes

 

Sua loja só costuma dar movimento de sexta-feira á domingo? Costuma ficar às moscas durante a semana toda? Então, nesse caso, os cupons também podem ser de grande ajuda, com a implementação deles voltada para esses dias.

Só não esqueça que para dar resultados, como já foi dito, é preciso que se baseie em números reais e a oferta precisa ser muito vantajosa para fazer com que o cliente visite sua loja durante a semana, mas, atenção, sem que isso represente prejuízos para o seu pet shop.

5. Tipo de Cupom

 

Ao planejar essa estratégia, é preciso também considerar o tipo de cupons que irá oferecer, se serão impressos ou digitais. Sem dúvida, os cupons digitais são mais fáceis de distribuir e rastrear, e podem vir na forma de códigos alfanuméricos ou de um link específico que direciona o consumidor para a página de compra com o desconto aplicado automaticamente. Mas isso não significa que não seja possível usá-los em sua loja, inclusive, em alguns casos há a possibilidade de imprimir os cupons.

6. Segmentação

 

Outra dica é segmentar os clientes na hora de implementar os cupons.  Por exemplo, você pode oferecer descontos diferentes para novos clientes ou clientes fiéis. Outra dica é personalizar as ofertas com base no histórico de compras do cliente, que também é eficaz e pode ser feito de uma forma muito simples também com a ajuda de um software para pet shop.

7. Restrições

 

E, claro, não esqueça de estabelecer as datas de validade e outras restrições, como limites de uso por cliente ou produtos específicos que se aplicam. É fundamental deixar bem clara as restrições, como datas de validade, limites de uso por cliente, restrições de produtos ou categorias específicas, entre outras.

8. Divulgação

 

Divulgação é tudo e nessas horas as redes sociais são imbatíveis. Promova muito bem seus cupons, mas não apenas nas redes sociais, use diferentes canais, como seu site, e-mail, whatsapp e etc.

Vale chamar a atenção para o uso de email marketing, que possibilita divulgar seus cupons para toda a sua base de clientes ou consumidores segmentados.

Considere também parcerias com blogs de animais de estimação locais, hoteis pet ou influenciadores.

Mas, claro, também é possível distribuir cupons de desconto na própria loja sempre que o cliente passar no caixa e, no caso de sites, a dica é colocar um banner bem chamativo redirecionando para um cupom online na homepage do seu site.

9. Monitoramento e Avaliação

 

Mas não basta lançar mão dessa estratégia, é preciso acompanhar seu desempenho para que, se for preciso, ir realizando alguns ajustes. É muito importante ter sempre em mente que cada loja é única e , portanto, exige estratégias específicas, nem sempre as mesmas das outras lojas. Por isso, baseie-se sempre em seus dados e não na campanha do pet shop concorrente.

10. Tecnologia

 

A última dica, mas nem por isso menos importante, é contar com a ajuda da tecnologia na hora de implementar os cupons de descontos em seu pet shop. Com a ajuda de um bom software de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, poderá ter em mãos todos os dados relevantes de sua loja, desde clientes, vendas, estoque, enfim, permitindo que trabalhe suas ações baseadas em números reais, corretos e atualizados.

E é isso, no mais, lembre-se de que, embora os cupons de desconto possam ser uma estratégia eficaz de marketing, é importante planejá-la de acordo com os dados de sua loja, e com cuidado ir ajustando-a conforme necessário.

Author: