Porque e como investir em pacotes de serviços em sua clínica veterinária

Sua clínica veterinária não está tendo um bom retorno financeiro? Não sabe mais o que fazer aumentar o faturamento de sua clínica? Então este artigo é para você! Confira porque os pacotes de serviços podem ser uma boa ideia e como implementá-los.

É comum ao ouvirmos falar em pacotes de serviços pet logo vir à nossa mente aqueles relacionados a pet shops, não é mesmo? Pois saiba que pacotes de serviços podem ir muito além do banho e tosa ou táxi dog.

Pois é, as clínicas veterinárias também podem aderir a essa prática, a qual pode trazer muitos benefícios, tanto para sua empresa como para os clientes.

Então, no caso das clínicas veterinárias a dica é criar pacotes estratégicos e personalizados, que podem, inclusive, ajudar a atrair e fidelizar clientes, ou seja, trazer inúmeras vantagens para o seu negócio.

Não sabe como fazer isso? Então, continue lendo este artigo!

Clínicas podem vender pacotes de serviços?

 

Então, ao contrário do que muita gente imagina, as clínicas podem, sim, vender pacotes de serviços veterinários. Mas atenção, é preciso não confundir pacotes de serviços com venda casada.

Lembrando que venda casada é uma prática ilegal, pois obriga o cliente a consumir dois produtos ou serviços, enquanto os pacotes, por sua vez, são opções oferecidas ao cliente, sem impor obrigatoriedade de compra e que podem ser adquiridas separadamente.

É muito importante entender essa diferença, até para garantir à sua clínica uma imagem ética, adotando sempre uma abordagem ética e respeitosa ao cliente.

Uma outra dica é NUNCA tratar os pacotes de serviços como mercadorias, apenas visando lucro.

Tenha sempre em mente que, independentemente de tratar de animais ou humanos, a medicina é uma profissão baseada em valores éticos e morais, com o objetivo de tratar e cuidar, e não colocando o lucro em primeiro lugar.

E acredite, no final das contas, uma abordagem baseada na ética vai ser sempre uma grande aliada para sucesso do seu negócio veterinário.

Dicas de pacotes para clínicas veterinárias

 

Mas, claro, ao oferecer pacotes veterinários, é preciso que os mesmos sejam atrativos e vantajosos para ambas as partes, e dentre as muitas opções que podem ser implementadas em sua clínica veterinária, podemos citas as seguintes:

1 – Vacinas

 

Um bom exemplo de pacote é o das vacinas, um serviço comum, realizado por todas as clínicas. Lembrando que as vacinas são muitas, necessárias e recorrentes, necessitando de aplicações anuais ou em menor tempo.

Por isso, esse é um bom exemplo de pacote que pode ser vantajoso para ambas as partes, com seu cliente tendo a garantia de proteção total, recebendo todas as doses aplicadas no momento certo.

Sem dúvida, muito mais cômodo para o cliente e mais chances de adesão às vacinas, garantindo a imunização adequada do animal.

As possibilidades de pacotes são muitas e dependem, inclusive, do tipo de animal e, em alguns casos, o pacote pode até incluir, consultas e exames. O importante é que seja sempre vantajoso para ambas as partes.

2 – Fisioterapia

 

Outra dica interessante de pacote envolve a fisioterapia, geralmente focada em animais em recuperação de cirurgias ou tratamentos específicos.

Além de permitir mais comodidade para os tutores, um pacote com sessões de fisioterapia, com o número de sessões adequadas para as necessidades do animal permite que o tratamento seja concluído de forma adequada.

Mas, também é possível incluir outros serviços no pacote, por exemplo, com terapias alternativas, ou qualquer outro tratamento relacionado ao problema do animalzinho.

Além do cliente poder dispor desses serviços por um preço mais em conta, existe a chance de posteriormente retornarem à clínica e solicitar novamente esses serviços.

3 – Consultas para filhotes

 

Como os filhotes precisam de cuidados especiais e acompanhamento regular, oferecer um pacote de consultas pode ser muito vantajoso para ambos. De um lado, garantindo o crescimento saudável de seu animalzinho, do outro, a fidelização do cliente.

Uma dica de pacote interessante seria com consulta, as principais vacinas iniciais, e até mesmo castração, que são serviços sempre procurados por tutores e que podem vir com valores interessantes no pacote.

4 – Consultas para animais idosos

 

Animais idosos, conhecidos como sênior, precisam de cuidados mais intensos e constantes, já que nessa etapa da vida do pet costumam surgir muitos problemas de saúde.

Nesse sentido, oferecer pacotes para essa faixa etária, por exemplo, incluindo serviços como consultas e hemogramas pode ser muito vantajoso e seguro para os tutores.

Certamente, sempre é possível criar opções dentro desse pacote, dependendo até dos problemas já manifestados no animal. Por exemplo, incluir ecocardiograma e eletrocardiograma, para revisões mais completas do pet.

Além de demonstrar que sua clínica se importa com o bem estar do pet com idade mais avançada, atrai a simpatia e confiança do cliente.

Como implementar os pacotes de serviços

 

Como dito acima, é preciso não confundir pacotes de serviços com venda casada, e mais que isso, esclarecer bem isso aos clientes.

No mais, é fundamental que os clientes entendam os valor e benefícios dessa opção.

Confira abaixo como implementar os pacotes e ter sucesso com essa estratégia em sua clínica.

1. Explique as vantagens dos pacotes

 

Explique em detalhes os motivos pelos quais os pacotes são benéficos e os benefícios financeiros e a praticidade de optar pelo pacote. Mostre os valores dos serviços separadamente e como que, ao adquirir um conjunto de serviços, estará economizando e garantindo que todas as necessidades de saúde do animal sejam atendidas em um único pacote.

2. Crie um documento sobre o serviço

 

Crie um documento com todas as informações sobre o pacote, contendo desde a  descrição dos serviços incluídos, as datas de aplicação ou realizações de cada procedimento. Além de outros detalhes relevantes, como validade de utilização do pacote e se o desconto é cumulativo, por exemplo.

3. Ofereça facilidades

 

Não basta oferecer os pacotes, é preciso documentá-los, deixar claro suas vantagens e também suas facilidades, as quais podem incluir:

– Formas de pagamento simplificadas: é preciso oferecer comodidade e segurança, para isso, a dica é aceitar diferentes formas de pagamento, como via cartões de crédito, débito, pix, boleto bancário ( que pode tornar a comprar do pacote mais acessível e atrativa);

– Agendamento prévio das datas: outra dica é oferecer o agendamento prévio dos serviços, permitindo que o tutor do animal possa se planejar com antecedência, escolher os melhores horários e garantir a disponibilidade dos serviços;

– Comunicação com o cliente: é preciso que a comunicação seja clara e facilitada, e isso não só no momento da compra do pacote, para isso, a dica é apostar em lembretes via email, whatsapp ou redes sociais (pergunte ao cliente a sua preferência).

E é isso, com essas condutas e facilidades você estará oferecendo uma  experiência positiva aos clientes, aumentando a satisfação e as chances de fidelização.

A tecnologia como aliada

 

E é isso, como sempre falamos por aqui, para o sucesso de sua clínica, não basta investir em estratégias de marketing inovadoras e eficazes, é preciso garantir uma boa gestão. E é aí que a tecnologia pode ser uma ótima aliada, através de suas muitas ferramentas e softwares de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo.

Um bom sistema para clínica veterinária concentra várias funcionalidades em um mesmo lugar, oferecendo funções voltadas para automatizar tarefas comuns para facilitar a gestão empresarial.

E mais, um bom  software para clínica veterinária  permite coletar, armazenar e gerenciar dados com maior efetividade, ajudando gestores a terem uma visão detalhada e precisa sobre os clientes e, assim, poderem criar pacotes de acordo com as necessidades de seus animais de estimação.

No mais, com a gestão em dia, implementar pacotes dentro da realidade de sua clínica e de seus clientes, sem dúvida, fica menos arriscado financeiramente e muito mais fácil, além de possibilitar atrair mais clientes e fidelizar os que já possui.

Author: