Marketing online e Marketing offline: qual o melhor para o seu pet shop

Como vai o trabalho de marketing de seu pet shop? Ele tem dado resultados concretos? Qual o tipo de marketing que você tem trabalhado, o online, offline ou os dois? Neste artigo você vai entender porque é tão importante saber trabalhar o marketing de sua loja e qual tipo escolher.

O mercado pet está cada vez mais competitivo, com muitos pet shops concorrendo por clientes e, muitas vezes, até numa mesma rua. E é nessa hora que, para ganhar clientes e não perder a clientela conquistada, um bom trabalho de marketing pode fazer toda a diferença.

Além de ajudar a destacar seu pet shop, um bom trabalho de marketing ajuda a fortalecer sua marca, fidelizar e atrair clientes, educar o consumidor, impulsionar suas vendas, enfim, a se estabelecer em meio a um mercado cada vez mais competitivo.

Marketing online X Marketing offline

 

Com o marketing cada vez mais essencial para o sucesso de qualquer negócio, é muito comum os donos de pet shop ficarem na dúvida sobre qual tipo de marketing apostar, no online (o digital) ou o offline (o tradicional).

Então, é preciso entender que o Marketing digital e marketing offline são duas abordagens distintas, embora ambas tenham o mesmo objetivo, o de promover produtos ou serviços, cada uma usando diferentes canais e estratégias de comunicação. Confira abaixo uma explicação mais detalhada sobre cada tipo de marketing:

Marketing Digital:
 

O marketing digital refere-se a todas as estratégias de marketing que são executadas online, usando a internet e dispositivos eletrônicos. Esse tipo de marketing (cada vez mais fundamental hoje em dia) inclui uma variedade de canais digitais, como websites, mídias sociais, e-mail, mecanismos de busca (SEO e SEM), marketing de conteúdo, marketing de afiliados, marketing de influenciadores, anúncios display, entre outros.

Dentre as muitas vantagens e características do marketing digital, podemos destacar a capacidade de alcance das campanhas, sem limite regional, o que é vantajoso, principalmente, para quem vende online, além disso, esse tipo de marketing permite segmentar o público-alvo, analisar o desempenho das ações com a capacidade de realizar ajustes nas estratégias de marketing, com base nos dados coletados.

Marketing Offline:
 

Já, quando falamos em marketing offline, falamos no marketing mais tradicional, aquele que já usávamos antes da internet, ou seja, aquelas estratégias que não envolvem dispositivos eletrônicos. E isso inclui canais como televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors, panfletos, eventos patrocinados, marketing direto (mala direta), entre outros.

Mas, ao contrário do que muitos lojistas imaginam, em alguns casos, o marketing offline é até mais eficiente em determinados contextos, e isso por ter uma pegada física e muitas vezes ser mais tangível para um determinado público.

Embora esse tipo de marketing não possibilite um acompanhamento e rastreio, como o digital, ele pode ser mais eficaz para atingir certos públicos, especialmente, em determinadas localidades geográficas, no qual a panfletagem pode ser muito eficaz.

Enfim, o mundo está mais digital, as pessoas tem acesso fácil á internet, o que acabou obrigando as empresas a apostarem no marketing online. Mas, apesar dele ser quase obrigatório, se tornado mais prevalente e, muitas vezes, mais eficiente, devido à sua capacidade de alcance, o fato é que o marketing offline ainda desempenha um papel importante em muitas estratégias de marketing, especialmente, para empresas locais ou que visam públicos específicos offline.

Como saber em qual tipo de Marketing apostar

 

A eficácia do marketing digital versus o marketing offline para um pet shop pode depender de diversos fatores, incluindo o público-alvo, o orçamento disponível, a localização do pet shop e os objetivos específicos de marketing.

Dentre os muitos fatores que devem ser considerados na hora de decidir qual abordagem é mais adequada para o seu pet shop, podemos citar os seguintes:

1. Público-alvo

 
Estamos vivendo um tempo onde as pessoas estão, em sua grande maioria, conectadas, ativas online, independentemente de sua faixa etária, mas, ainda existe um determinado público que prefere ir fisicamente à loja.

É preciso conhecer seu público-alvo, já sabendo que o marketing online permite um maior alcance e engajamento por meio de plataformas digitais, como mídias sociais e anúncios online, por outro lado, o marketing offline, trabalha mais com ações diretas e tradicionais, como anúncios em jornais locais ou panfletos distribuídos em áreas próximas ao pet shop, pode ser uma opção viável.

Caso seu público seja diversificado, incluindo pessoas de todas as idades, vale apostar em ambos os tipos de marketing.

2. Localização

 
Se o seu pet shop está localizado em uma área urbana densamente povoada, onde as pessoas estão mais conectadas e expostas a mídias digitais, o marketing digital pode ser mais eficaz para alcançar um público mais amplo.

Ou seja, a localização pode ser um bom critério na hora de definir as estratégias e o tipo de marketing. Por exemplo, se o seu pet shop está localizado em uma área rural ou em uma comunidade onde as pessoas têm menos acesso à internet ou preferem formas mais tradicionais de comunicação, nesse caso, por exemplo, o marketing offline acaba sendo muito mais eficaz.

3. Orçamento

 
O marketing digital, na maioria das vezes, é bem mais econômico do que o marketing offline, especialmente, quando se trata de alcançar um grande público. Existem muitas opções de baixo custo, como mídias sociais e marketing de conteúdo, que podem ser eficazes para promover um pet shop.

Por outro lado, o marketing offline também pode ser acessível, principalmente, se você estiver segmentando uma área geográfica específica com anúncios impressos ou panfletos.

4. Objetivos de Marketing

 
A primeira coisa a fazer, é considerar quais são os seus objetivos de marketing. Se você deseja aumentar a conscientização sobre o seu pet shop e atrair novos clientes, o marketing digital pode ser mais eficaz, pois oferece a capacidade de segmentação precisa e alcance amplo.

Mas, caso seu objetivo seja promover eventos específicos do pet shop para clientes locais, o marketing offline, como anúncios impressos ou panfletos distribuídos na área, pode ser mais adequado.

Como podemos ver, ambos os tipos de marketing podem ser bem eficientes, tudo vai depender de seu público-alvo e de seu objetivo, mas, de uma forma generalizada, o ideal é apostar na combinação de marketing digital e offline.

Sem dúvida, unir esses dois tipos de marketing pode ser a estratégia mais eficaz para o seu pet shop, permitindo alcançar uma variedade de públicos e maximizar o impacto da sua mensagem de marketing.

A tecnologia como aliada

 

Como vimos acima, em um mundo cada vez mais globalizado e digital, não dá para se fechar em um único tipo de marketing e, a boa notícia é que, felizmente, já podemos contar com a tecnologia para nos auxiliar, também, nessa hora.

Como sempre falamos por aqui, já existem no mercado soluções, como programas de gestão, por exemplo, que podem ajudar, e muito, a administrar um pet shop, e isso em todos os setores da loja.

Dentre uma série de funcionalidades, um programa de gestão permite o controle mais eficiente de todas as informações sobre os clientes, e tudo à palma da mão, reunidos em um mesmo local.

Além disso, um sistema para pet shop pode automatizar lembretes, enviando notificações aos clientes, reduzindo a probabilidade de esquecimento ou faltas sem um aviso prévio.

E mais, um software para pet shop mantém os registros e dados dos clientes, precisos e atualizados, o que até facilita na hora de desenvolver estratégias de marketing mais adequadas ao seu público.

E é isso, é muito importante ter em mente que, em tempos tão competitivos, mais do que nunca, o marketing, seja o online ou offline, vai desempenhar um papel fundamental no sucesso de sua loja, ajudando-a a alcançar seus objetivos de negócios, além de ajudar a conquistar e fidelizar clientes.

No mais, a dica é procurar avaliar cuidadosamente as necessidades e características específicas do seu público e, então, escolher as melhores estratégias a serem implementadas, de preferência, combinando os dois tipos de marketing, o digital e o tradicional e, claro, contando sempre com a ajuda de um bom programa de gestão, como Nuvem Vet.

Author: