Controle de estoque inteligente

Quem tem comércio, seja de que natureza e tamanho for, sabe a complexidade que é gerenciar o estoque. No caso de um Pet Shop, isso pode ser ainda mais complicado, e isso pela diversidade de produtos.

Certamente, para evitar desperdícios e identificar demandas, é fundamental ter o estoque controlado e, nesse sentido, para uma melhor organização, contar com um sistema para Pet Shop pode ser o que seu negócio precisa.

Vale ter em mente que o objetivo de todo controle de estoque é reconhecer com precisão as quantidades de cada item na empresa, evitando os chamados furos no estoque, que é quando as quantidades de um determinado item não batem com o registro no sistema.

Confira abaixo 10 dicas para ter o estoque sob controle:

1- Utilize um sistema para Pet Shop para o controle das entradas e saídas

Registrar  todos os itens que entram e saem da empresa é básico, mas é preciso apostar em tecnologia para esse trabalho. Utilizar planilhas simples, é dar chance ao erro, até mesmo, uma planilha eletrônica já é considerada obsoleta para essa tarefa.

Atualmente, já podemos contar com diferentes e eficientes sistemas para Pet Shop, ferramentas informatizadas especializadas na gestão de estoque, que conseguem organizar cada detalhe de todos os produtos, facilitando a gestão e minimizando falhas.

E mais, esses sistemas para pet shop, oferecem funcionalidades super práticas, como alertas para a validade de itens perecíveis ou automatização de todas entradas e saídas.

2- Compre sem desperdiçar

Vale ter em mente que é bem mais fácil organizar um estoque pequeno, na medida certa, só requisitando a compra de um item de acordo com sua demanda, certamente , através de um controle inteligente.

Dessa forma, o gerenciamento do estoque se torna mais simples, o espaço físico necessário passa a ser menor, e os desperdícios reduzidos.

Certamente, alguns itens pedem um estoque maior mas, de uma forma geral, a ideia é conseguir, através de um bom planejamento, manter o estoque o mais enxuto possível.

Uma dica para quem quer ter um estoque enxuto é procurar ter um contato  direto com fornecedores, agilizando o processo de obtenção de produtos, evitando a escassez dos mesmos.
Confira algumas dicas de como fazer a escolha da sua distribuidora.

3- Padronize as descrições dos produtos

Outra dica é procurar padronizar a descrição de cada produto no sistema, para um maior controle do que está e o que não está em estoque.

A dica é que nessa ficha de controle, possa constar também informações de data de entrada e saída e suas movimentações na empresa.

É fundamental que exista um padrão na ficha de controle, simplificando toda a operação do estoque o que, certamente, fica bem mais simples utilizando um  sistema para Pet Shop.

4- Automatize parte do controle de estoque

Por exemplo, a tecnologia pode ser de extrema utilidade na hora de  automatizar algumas tarefas repetitivas e burocráticas do controle de estoque, agilizando os processos nesse setor com muito mais precisão.

Certamente, as vantagens são muitas em apostar em um sistema para Pet Shop, e a gestão do estoque é uma delas, evitando possíveis erros, e agilizando todos os processos.

Sem dúvida, aquelas atividades repetitivas, como o cadastro de produtos e a verificação constante deles, podem tomar muito tempo da equipe, o que não acontece se apostar em um sistema para Pet Shop, ganhando em eficiência e precisão.

5- Inspecione periodicamente o estoque

Nunca esqueça, porém, que falhas podem acontecer sempre, portanto, para detectar qualquer falha antes que elas se tornem problemas reais dentro de seu negócio, é recomendável inspecionar de tempos em tempos o estoque, mesmo que de seis em seis meses, enfim, dependendo do tipo de produto armazenado.

Dessa forma, poderá identificar e corrigir possíveis falhas no sistema.

6- Invista em ações para diminuir perdas

Istanbul, Turkey- March 13, 2015: Pet Shop in İstanbul,in Turkey.Various toys for animals

Perdas acontecem e são até normais, mas elas devem ser combatidas. Para isso, vale investir em programas de diminuição de perdas, realizando ações como:

  • Usando um sistema para Pet Shop;
  • Acompanhando o volume de compras;
  • Estando atento à data de validade;
  • Criando indicadores de controle e resultado;
  • Realizando um inventário do estoque.

Certamente, existem outras estratégias para diminuir perdas, como fazer liquidações, promoções, sabendo que é sempre melhor vender um produto por um preço menor do que correr o risco de perdê-lo.

7- Evite surpresas na hora da venda 

Um sistema para Pet Shop ou um software de gestão é um ótimo recurso para evitar surpresas na hora da venda. É muito ruim para qualquer empresa ter que cancelar uma venda por averiguar que determinado produto vendido não consta mais no estoque.

Esse tipo de ferramenta é extremamente útil para fazer a gestão das suas vendas, evitando transtornos e que seu cliente corra até uma loja mais próxima para efetuar a compra.

8- Facilite a organização

É fundamental ter boas práticas de separação para facilitar a organização do estoque, para fazer isso, as dicas são:

  • Padronizar os itens,
  • Criar um espaço inteligente,
  • Levar em conta as características, como validade e possíveis riscos,
  • Separar por tamanho,
  • Separar por similaridade,
  • Focar na conservação.

9- Previna roubos e desvios

É fundamental se prevenir de possíveis roubos e desvios, evitando perdas financeiras, para isso, é preciso inspecionar a chegada de produtos, ou mesmo, contar com câmeras de segurança.

Nessas horas, um sistema para Pet Shop pode ajudar muito, facilitando esse controle do estoque, diminuindo as chances de roubos e desvios.

Uma dica, também, é evitar ter um grande estoque de determinados produtos sem ter a certeza de sua saída, fazendo com que se acumulem e sejam “esquecidos”.

10- Reabasteça o estoque corretamente

Sem dúvida, reabastecer o estoque de forma inteligente vai garantir uma gestão melhor dos custos e evitar compras desnecessárias.

Assim, aqueles produtos sazonais, ou seja, que vendem mais em uma determinada época, devem ser adquiridos e reabastecidos baseados em suas demandas.

Mas, certamente, também não é nada legal perder uma venda por não ter mais um determinado produto, por isso, é preciso dar prioridade à compra dos produtos mais populares sem deixar que os restantes não tenham mais no estoque. O nome disso é gestão inteligente, que pode ser feita através de um bom sistema para Pet Shop.

O fato é que muito empreendedor ainda pensa que esse tipo de programa, como um sistema para Pet Shop é muito caro. Na verdade, além de ser barato, ele ainda evita a necessidade de ter que contratar vários profissionais para fazer o que o programa faz, de uma forma mais precisa e rápida.

E, no mais, é possível contar com programas que cabem em qualquer bolso, como o Nuvem Vet, que oferece o melhor custo-benefício, além de oferecer um completo programa de gestão e administração para a sua empresa, confira também Porque investir em um programa de controle de estoque em seu Pet Shop, todas as dicas, farão diferença em sua clinica ou pet shop.

Author: