Aposte no atendimento veterinário domiciliar como um diferencial para a sua clínica

O Brasil é um dos maiores mercados pet do mundo, e os brasileiros têm demonstrado um aumento contínuo no gasto com seus animais de estimação nos últimos anos, o que não favorece apenas às pet shops, mas também, às clínicas veterinárias.

Sem dúvida, o aumento da preocupação dos donos de animais com a saúde e o bem-estar de seus pets é o principal fator que vem impulsionando uma maior procura por cuidados veterinários.

Sem falar da forte tendência da humanização dos animais de estimação, com os proprietários tratando seus pets como membros da família, impulsionando a demanda por produtos e serviços especializados.

Por outro lado, e na mesma proporção, também vem crescendo o número de empreendedores que resolvem investir no setor pet, inclusive em clínicas veterinárias.

Nesse sentido, em meio a um mercado já bem disputado, há que se achar formas de se diferenciar e, sem dúvida, oferecer atendimento veterinário domiciliar é uma ótima forma de se destacar da concorrência.

Vale lembrar que, em função do distanciamento social por causa da COVID, o atendimento domiciliar passou a ter muita procura e, mesmo com o fim da pandemia, a tendência é que esse serviço ainda tenha muita procura. Portanto, se ainda não considerou oferecer esse serviço, vale a pena repensar a possibilidade.

Lembrando que as pessoas estão, cada vez mais, em busca de comodidade e praticidade, nesse sentido, a facilidade de não precisar levar o animal de estimação até uma clínica veterinária, aliada à segurança que isso representa para o pet, principalmente os mais velhos, tem atraído muitos tutores.

Pensando nisso, resolvemos mostrar neste artigo as vantagens do atendimento veterinário domiciliar.

Principais vantagens do atendimento veterinário domiciliar

 

Oferecer atendimento veterinário domiciliar traz várias vantagens tanto para os animais de estimação quanto para seus donos, dentre elas, podemos destacar as seguintes:

1. Conveniência

 
O atendimento veterinário domiciliar elimina a necessidade de levar seu animal de estimação a uma clínica veterinária, economizando tempo e esforço. Esse tipo de atendimento é especialmente benéfico para pessoas com mobilidade reduzida, animais idosos, animais que ficam estressados em ambientes desconhecidos ou donos com uma agenda ocupada.

2.Menor estresse para o animal

 
Há casos de animais com dificuldades de locomoção ou animais que apresentam ansiedade e estresse ao serem transportados e levados para uma clínica veterinária, nesse sentido, o ambiente familiar é menos estressante para o animal, facilitando o diagnóstico e o tratamento.

3. Oferecer atendimento personalizado

 

Os veterinários domiciliares, geralmente, dedicam mais tempo ao atendimento a cada animal, o que permite uma avaliação mais personalizada e detalhada. O atendimento domiciliar permite observar o comportamento do animal em seu ambiente natural, possibilitando que possa dar dicas e fornecer conselhos específicos e ajudar a resolver problemas comportamentais que possam estar relacionados ao ambiente do animal.

Dentre outras coisas, em uma consulta domiciliar é possível, por exemplo, avaliar a segurança do ambiente, identificar possíveis fontes de intoxicação e orientar o tutor sobre a melhor forma de armazenar medicamentos e produtos de limpeza.

4. Menor exposição a doenças

 
Pode acontecer de, a clínica veterinária, ter um grande número de animais presentes, e alguns podem estar bem doentes. Sem dúvida, evitar a exposição a outros animais doentes reduz o risco de contrair doenças transmissíveis. Principalmente, no caso de filhotes, animais idosos ou com sistemas imunológicos comprometidos.

5. Maior envolvimento do proprietário

 

Com o atendimento veterinário domiciliar, os tutores têm a oportunidade de acompanhar mais de perto o tratamento, promovendo um maior envolvimento e compreensão sobre a saúde e o bem-estar do animal de estimação.

 6. Possibilidade de tratar vários animais

 
Outra vantagem diz respeito à famílias com vários animais de estimação em casa, o atendimento domiciliar é uma opção bem mais prática e econômica, pois todos os animais podem ser atendidos em uma única visita.

7. Poder atender em áreas remotas

 
E não se pode deixar de listar uma das grandes vantagens do atendimento veterinário domiciliar, que é a possibilidade de oferecer assistência médica aos animais de estimação que vivem em áreas remotas ou de difícil acesso.

Lembrando que, em algumas regiões do Brasil, conseguir encontrar uma clínica ou hospital veterinário próximo o suficiente para atender às necessidades dos animais pode ser uma tarefa bem complicada. E é nessa hora que o atendimento domiciliar pode ser de enorme utilidade, na verdade, é a única opção para garantir que esses animais recebam os cuidados médicos necessários.

Preparado para oferecer atendimento domiciliar?

 

E, então, se animou a oferecer atendimento domiciliar? Mas, calma, todo cuidado é pouco, sempre é bom ter em mente que essa modalidade apresenta algumas limitações e exige cuidados especiais para garantir a segurança do animal e do profissional.

No mais, com certeza, o atendimento veterinário domiciliar pode ser uma ótima forma de se diferenciar de outras clínicas, já que muitos tutores buscam comodidade e personalização no atendimento de seus pets.

Enfim, o atendimento veterinário domiciliar, realmente, traz muitas vantagens, mas, é importante observar que nem todos os casos podem ser tratados em casa, e alguns procedimentos médicos e cirúrgicos ainda exigirão a ida a uma clínica veterinária. Ou seja, o ideal é que o atendimento veterinário domiciliar seja uma opção complementar aos serviços veterinários tradicionais oferecidos em sua clínica.

A tecnologia como aliada

 

Hoje, felizmente, a tecnologia pode ser uma ótima aliada, com seus muitos programas voltados a facilitar todo tipo de trabalho em sua clínica, da gestão administrativa até de estoque, atendimento, agendamento, etc…

E, claro, para oferecer um atendimento de primeira, vale a pena contar com um programa para clínica veterinária, que garante acesso a dados e informações sobre os clientes de qualquer lugar e sempre que for preciso.

Ou seja, para quem oferece atendimento domiciliar, um sistema de gestão para clínica veterinária  vai facilitar toda a rotina de consultas, com todas as informações facilitadas, podendo ser acessadas a qualquer hora e de qualquer lugar.

 

E é isso, o mais importante é ter sempre em mente que o atendimento veterinário domiciliar pode, sim, ser um diferencial, mas para garantir seu sucesso é preciso investir na qualidade do atendimento.

Enfim, garantir a saúde e o bem-estar dos animais deve ser sempre a prioridade. O atendimento domiciliar representa muitas vantagens tanto para tutores como para os veterinários, porém, é preciso se planejar e estar muito bem preparado para encarar diferentes necessidades e limitações ao oferecer essa modalidade de atendimento.

Author: