Dicas de gestão para sua clínica veterinária se destacar da concorrência

Como anda a gestão de sua clínica veterinária? Você mesmo faz a gestão ou contratou alguém para cuidar da parte administrativa e financeira de sua clínica? Então, confira neste artigo quais os erros mais comuns e dicas para sua clínica se destacar da concorrência.

Ter conhecimento sobre gestão é fundamental para quem pretende ter um negócio de sucesso, seja ele qual for. O problema, no entanto, é que nas faculdades de medicina veterinária pouco ou quase nada sobre administração e gestão é ensinado, dificultando as coisas para quem pretende abrir o próprio negócio.

A boa notícia é que a tecnologia com suas muitas ferramentas e até programas de gestão podem ser de enorme ajuda, porém, é preciso ter o mínimo de noção e informação sobre administração.

Por isso, resolvemos mostrar aqui alguns dos erros mais comuns na administração de clínicas veterinárias e algumas dicas de como gerenciar seu negócio de forma mais simples. Confira!

A importância de realizar uma boa gestão

 

Geralmente, gerenciadas por médicos veterinários, as clínicas veterinárias costumam sofrer com a falta de conhecimento de seus administradores sobre gestão, o que acaba por prejudicar o negócio.

O fato é que mais do que somar despesas e lucros, administrar uma clínica envolve uma série de conhecimentos administrativos, do controle financeiro, passando pelo marketing, vendas e atendimento ao cliente, e todos precisam andar juntos para garantir o sucesso.

Por isso, vale conhecer os erros mais comuns cometidos na gestão de clínicas, geralmente administradas por médicos veterinários.

Erros mais comuns na gestão de clínicas veterinárias

 

Como é de se esperar, a falta de conhecimento em gestão e administração leva à uma série de erros que poderiam ser facilmente evitados. Confira abaixo alguns dos erros mais comuns cometidos:

1. Falta de planejamento financeiro

 
Como sempre falamos por aqui, o planejamento é a base de todo, por isso, a falta dele também pode acarretar o desequilíbrio nas contas da empresa, afetando toda a dinâmica da clínica, o que pode levar ao endividamento e, em alguns casos, até a falência do negócio.

2. Não fazer gestão tributária

 
Geralmente, o médico veterinário sai da faculdade sem nenhum conhecimento sobre gestão, inclusive a fiscal que, no caso de descumprimento das obrigações tributárias de uma empresa , pode causar sérios prejuízos financeiros pelo recebimento de multas, sem falar que uma má administração fiscal pode ainda deixar a clínica em situação irregular junto aos órgãos competentes. Por isso, é importante não deixar de emitir notal fiscal e cumprir com todas as obrigações tributárias.

3. Não focar no atendimento ao cliente

 
Um grande erro é achar que o atendimento se resume às consultas, quando, na verdade, ele começa já no primeiro contato do cliente com a clínica, seja por telefone, redes sociais, sites.

Em um mercado tão competitivo como o pet, em que a atenção e o cuidado com os bichinhos são essenciais, não se importar com a qualidade da relação estabelecida com os donos dos animais é um grande erro, que pode levar à perda de clientes, impedir a fidelização dos pacientes e ainda impedir que a clínica seja recomendada a outros tutores.

4. Negligenciar ações de marketing

 
O marketing atualmente não é mais uma questão de escolha, mas de sobrevivência de qualquer negócio, e com clínicas veterinárias isso não é diferente. Assim sendo, negligenciar ações de marketing vai impedir que sua clínica se destaque da concorrência. Para atrair mais cliente para sua clínica veterinária, é preciso apostar em marketing e suas muitas estratégias.

5. Não gerenciar adequadamente os dados dos clientes

 

E por falar em ações de marketing, para que sejam efetivas, elas precisam se basear em informações reais e atualizadas sobre os clientes. Ou seja, é fundamental saber gerenciar as informações corretamente, mantendo-as organizadas e atualizadas.

7 dicas para melhorar a gestão de clínicas veterinárias

 

Conhecer os erros mais comuns na administração de clínicas veterinárias é muito importante, assim como, saber algumas dicas de como fazer a gestão de forma mais eficiente.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui sete dicas que podem lhe ajudar a melhorar a gestão de sua clínica e, fazer com que se destaque da concorrência. Confira quais são:

1. Faça gestão financeira

 
É preciso fazer um controle rigoroso de tudo que entra e sai de sua clínica veterinária, isso ajuda não só a organizar as finanças como a ter o controle financeiro. Por isso, é preciso fazer uma boa gestão do seu fluxo de caixa e, se necessário, apostar em um bom software ou, até mesmo, consultar um especialistas em finanças.

2. Cuide do seu estoque

 

Engana-se quem pensa que só lojas precisam dar uma atenção especial ao estoque, na verdade, se ele não for bem gerenciado, isso pode causar muita dor de cabeça.

Imagine descobrir em meio a uma consulta, ou pouco antes de uma cirurgia, que sua clínica está sem um determinado remédio ou um material essencial para um atendimento?

Na verdade, isso pode diferentes problemas, que podem ir da insatisfação do cliente até colocar a vida de um animal em risco.

Por isso, é tão importante fazer uma boa gestão do estoque, evitando erros como os citados acima, que podem prejudicar algum procedimento, consulta, ou a reputação da clínica.

3. Cuide da aparência da sua clínica

 
O ambiente deve merecer muita atenção, da limpeza até a organização, conforto e decoração. É preciso caprichar na parte estética do estabelecimento para ganhar a confiança dos tutores e garantir que sua clínica veterinária seja bem vista no mercado.

4. Se mantenha em dia com as tendências

 
Estar em dia com o que há de mais novo no mercado ajuda a passar profissionalismo, seriedade e autoridade. Assim, se pretende ter uma clínica de sucesso, precisa estar atento ao que acontece no mercado pet e procurar estar sempre trazendo inovações para os seus serviços, produtos e atendimento.

Também é importante investir em reuniões de equipe constantes e capacitação de todos os colaboradores.

5. Foque na qualidade do atendimento

 
Pesquisas comprovam que o atendimento, atualmente, é o principal quesito na hora de fidelizar, ou não, o cliente. Por isso é tão importante oferecer um atendimento mais personalizado e dedicado, para que os clientes se sintam satisfeitos, voltem e indiquem sua clínica para outras pessoas.

6. Tenha um bom plano de marketing

 
Como já foi dito, o marketing já é obrigatório para todo negócio que deseja ter presença digital e se destacar da concorrência. Por isso, é fundamental investir em ações e estratégias, ter um bom plano de marketing, que ajude sua clínica a marcar presença em canais como Google e redes sociais e, assim, ser mais conhecido.

7. Invista em tecnologia

 

E, claro, como volta e meia falamos por aqui, felizmente, podemos contar com a ajuda poderosa da tecnologia e suas muitas ferramentas e softwares de gestão, como um bom programa para clínica veterinária, por exemplo.

Recursos tecnológicos e de gestão, como um sistema para clínica veterinária, dentre outras ferramentas digitais, ajudam a automatizar tarefas da administração da sua clínica, facilitar toda a rotina do dia a dia, eliminando erros e facilitando o controle e a organização do seu negócio, o que é essencial para ajudar a sua empresa a se destacar das demais.

E é isso, agora é aproveitar todas essas dicas de gestão, arregaçar as mangas e trabalhar para destacar sua clínica veterinária da concorrência.

Author: