4 dicas para deixar sua clínica veterinária mais eficiente

Não é novidade alguma que o mercado Pet é um dos que mais crescem no país, por isso, independentemente, da área e atuação escolhida, atualmente os estudantes de medicina veterinária não tem tido dificuldade de se inserir no mercado de trabalho.

E o caminho escolhido pela maioria desses estudantes, certamente, é o de ter sua própria clínica veterinária, existindo um campo cheio de possibilidades e sem precisar investir grandes somas de dinheiro.

No entanto, apesar de ser um momento favorável a esse setor, por outro lado, grande parte desses estudantes recém-formados esbarram em um enorme desafio: a gestão.

O fato é que as faculdades de medicina veterinária, infelizmente, não preparam o aluno para abrir uma clínica veterinária, abrir um pet shop, enfim, para ser gestor, ter seu próprio negócio.

Porém, gerenciar uma clínica veterinária, assim como qualquer outro negócio, não é uma tarefa simples, já que envolve finanças, administração, enfim, muitos aspectos que precisam estar sempre sob os cuidados do gestor para que a clínica tenha sucesso.

Apesar de, atualmente, já existirem muitas opções de software de gestão, os quais acabam sendo grandes aliados desses profissionais sem experiência nessas questões administrativas, mesmo assim, para ter uma clínica que funcione bem, que dê resultados, é fundamental procurar se informar, ao máximo, sobre gestão e tudo que a envolve.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com dicas para deixar acertar na gestão e deixar sua  clínica mais eficiente. Confira abaixo essas dicas.

1 – Invista em planejamento

 

É muito importante ter em mente que, na maioria das vezes, o fracasso está relacionado à falta de um planejamento, de uma maior dedicação em todas as etapas do funcionamento da empresa, desde a recepção, atendimento, gerência, marketing, até detalhes do dia a dia.

Por isso, antes mesmo de abrir as portas de seu estabelecimento, é preciso procurar colocar todos os aspectos da clínica veterinária na ponta do lápis. Desde quantos atendimentos serão feitos por dia, se terá atendimento á domicílio, se terá um pet shop, com espaço para banho e tosa, os valores de cada procedimento, até nome de  fornecedores, possíveis parcerias, estratégias de marketing, qual o público-alvo, etc. enfim, uma infinidade de  questões que não podem ser subestimadas e olhar com atenção para todas, isso pode trazer o diferencial que a sua clínica precisa.

2 – Não se descuide da finanças

 

Por mais que esse setor esteja se mostrando muito lucrativo, tal como acontece com qualquer negócio, ao abrir uma clínica veterinária, não deve se esperar um retorno à curto prazo. É preciso de um tempo de amadurecimento.

É fundamental que esteja preparado para que sua clínica só comece a demonstrar resultados, a crescer e manter um funcionamento lucrativo, apenas depois que todas as despesas não forem maior que os lucros, e tendo ainda uma boa margem para novos investimentos. O que, a não ser em raras exceções, isso não costuma acontecer em um curto prazo.

Por isso, é preciso estar muito bem preparado, ter alguma reserva, além de, claro, fazer uma boa gestão do fluxo de caixa, com bons fornecedores e maior controle sobre o faturamento da clínica. E o acesso a essas informações é muito importante para uma boa gestão financeira.

3 – Invista no marketing

 

Os anos passam e mesmo com toda a tecnologia existente hoje em dia, a propaganda continua sendo a alma de qualquer negócio. Mas, claro, ela está diferente, permitindo uma maior aproximação com os clientes.

O fato é que a imagem, o fortalecimento da marca e até a eficiência de uma clínica veterinária está intimamente relacionada com o bom relacionamento com os atuais clientes, e com a captação de novos, e para isso, investir em estratégias de marketing é essencial.

Por isso, para campanhas de marketing mais assertivas, é fundamental saber qual é o seu público-alvo, e procurar traçar os caminhos que sua clínica irá percorrer para chamar a atenção desse público. Assim como, descobrir em que rede social ele está, quais suas maiores procuras e necessidades quando se trata de uma clínica veterinária e, pet shop (caso tenha).

Outra dica, claro, ainda relacionada ao marketing, é investir em uma boa identidade visual, que consiga chamar a atenção, depois, é só manter as redes sociais atualizadas, sempre com conteúdo relevante, buscando atender os anseios de seu público e se aproximar do mesmo.

4 – Adote a tecnologia na gestão

 

E não tem como falar em uma gestão eficiente em sua clínica veterinária sem mencionar um bom programa para clínica veterinária, sem dúvida, uma ótima forma de ter o controle total de cada setor de sua clínica, da recepção ao estoque.

Um software para clínica veterinária não só vai garantir maior eficiência, como poder usufruir de todas as possibilidades que a tecnologia permite, como automatizar todos os setores e manter os dados todos muito organizados.

Enfim, um programa de gestão facilita aquelas atividades do dia a dia da clínica, que antes eram manuais e demoradas, agora, no entanto, automatizadas, com todos os dados organizados e a um clique de distância.

E, claro, um sistema também ajuda a entender melhor a performance do setor financeiro da clínica, com todos os dados acessíveis e, assim, ajudando a traçar metas para expansão do negócio.

Conheça o sistema Nuvem Vet

 

E não tem como falar em um programa de gestão sem pensar em Nuvem Vet, que oferece o melhor custo-benefício do mercado.

Dentre todos os programas atuais do mercado, sem dúvida, Nuvem Vet é o maior aliado na hora de gerenciar com mais eficiência a sua clínica veterinária ou pet shop, com pacotes que cabem em qualquer bolso ou tamanho do estabelecimento.

No mais, Nuvem Vet é uma plataforma muito fácil de usar, mantendo todos os dados a um clique de distância, permitindo o total controle sempre e onde quiser.

Ou seja, deixe para trás todos aqueles papéis acumulados durante muito tempo, tenha todos os registros guardados de forma muito mais prática e segura,  na nuvem.

Enfim, Nuvem Vet é um software veterinário que ajuda a agilizar e informatizar sua clínica veterinária, ou pet shop, oferecendo o registro das consultas, exames, receituário, vacinas, controle financeiro e de estoque, entre outras possibilidades.

Author: