8 serviços mais procurados em clínicas veterinárias

Já possui ou pretende abrir sua própria clínica veterinária? Então, é preciso saber que administrar uma clínica vai muito além de gostar do que se faz, ou ser um bom médico veterinário. É preciso ficar atento às necessidades de seu público.

Por isso, é tão importante conhecer bem todas as especialidades e serviços que podem ser disponibilizados, de acordo com o que os clientes mais procuram ou precisam.

Conhecendo as principais demandas da área veterinária, é possível adaptar seu negócio e, assim, não só suprir as necessidades de seus clientes, como também, garantir mais lucratividade.

Ainda nesse sentido, vale considerar que, atualmente, os pets estão assumindo o posto de novo membro das famílias e, portanto, os tutores não estão economizando na hora de oferecer o melhor atendimento aos seus animais de estimação.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui quais os 8 serviços mais procurados em clínicas, para que possa disponibilizá-los, mesmo que terceirizando-os.  Confira quais são!

1. Vacinação

 

Quem leva para casa um animal de estimação sabe que é preciso manter a vacinação do pet em dia, por isso, esse é um serviço básico e necessário que deve ser oferecido em sua clínica veterinária.

Mas, atenção, para oferecer o serviço de vacinação é indispensável ter um ambiente específico para poder aplicar as vacinas, assim como, profissionais qualificados.

É preciso que a vacinação seja aplicada corretamente, com as doses nas datas certas, para ajudar na prevenção de várias doenças. Por isso, é preciso manter os clientes sempre atualizados para que possam estar com a vacinação de seus animais em dia.

2. Remoção de tártaro

 

Sem dúvida, um dos serviços mais procurados em qualquer clínica e, portanto, não pode faltar em seu estabelecimento, é a remoção de tártaro dos dentes.

Apesar de ser um procedimento considerado simples, ele é muito importante para evitar a perda de dentes e diminuir o mau hálito dos pets.

3. Castração

 

Outro serviço muito procurado é a castração, muito importante para evitar a reprodução indesejada dos seus pets e, também, contribuir na prevenção de algumas doenças, como o câncer, por exemplo.

Por isso, a castração é um dos serviços considerados indispensáveis para serem oferecidos em sua clínica veterinária.

4. Exames de sangue

 

Lembrando que, atualmente, as pessoas querem praticidade, ou seja, resolverem o máximo de problemas em um mesmo local, nesse sentido, oferecer exames básicos pode ser uma boa forma de atrair e fidelizá-los.

Por exemplo, quase todos os diagnósticos requerem exames de sangue, assim sendo, que não só ajudam a prevenir, como detectar doenças nos animais, por isso, vale a pena oferecer este serviço, ou mesmo, fazer parcerias ou terceirizá-lo em sua clínica, pelo menos, em um primeiro momento.

Lembrando que pode haver a necessidade desses exames periodicamente, mas também, emergencialmente ou em ambos os casos.

Para oferecer esse serviço, no entanto, é preciso contar com uma equipe bem preparada e equipamentos adequados.

5. Exames de ultrassom e raio-x

 

Outros serviços muito procurados e solicitados pelos médicos, são os exames de imagem, como um ultrassom ou raio-x.

Enquanto o ultrassom ajuda a revelar tumores e nódulos para serem removidos posteriormente através de cirurgias, o raio-x ajuda a identificar fraturas nos ossos dos animais, devendo ser realizado sempre que constatado algo incomum na estrutura óssea do pet, após acidentes, ou ainda para detectar doenças.

Por isso, vale a pena oferecer os dois serviços em seu negócio veterinário ou, como dito anteriormente, terceirizá-los.

6. Cirurgias

 

Como não poderia ser diferente, serviços como cirurgias são muito procurados, principalmente, para a remoção de tumores e devido à sua importância, não pode deixar de disponibilizá-los em sua clínica veterinária.

Só é preciso contar com um local apropriado que permita não apenas realizar a cirurgia, mas a lavagem de materiais e preparo dos pacientes. Por isso, vale investir em uma sala de antissepsia com pias para higienização e, claro, uma sala específica para as cirurgias que serão realizadas.

7. Atendimento 24 horas

 

Embora uma clínica não seja obrigada a funcionar 24 horas por dia, em meio a um cenário tão competitivo, vale disponibilizar um atendimento de emergência 24 horas por dia, 7 dias por semana para ajudar a destacar sua clínica veterinária.

Assim sendo, precisa contar com um médico veterinário sempre presente, para atender urgências e emergências e garantir assistência médica preventiva.

8. Internação

 

Muitos fatores podem fazer com que os pets precisem de internação, por isso, é um outro serviço indispensável para a sua clínica veterinária.

Só é preciso garantir que o setor de internação seja bem equipado, limpo e organizado, com armários adequados para armazenamento de materiais, boxes e acomodações individuais.

E, claro, garanta um espaço específico para higienização com mesa e pias.

O auxílio da tecnologia

 

Sabemos que abrir uma clínica própria não é tarefa muito fácil, e administrá-la pode ser ainda mais complexo. Mas, felizmente, no que diz à administração e gestão de clínicas veterinárias, já podemos contar com a ajuda da tecnologia, através de seus aplicativos e das muitas opções de programas de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo.

Para quem não sabe, hoje um bom programa de gestão ajuda a organizar todas as tarefas do dia a dia de sua clínica veterinária, disponibilizando em seu sistema funções automatizadas, desde agendamentos, mensagens automáticas, alerta de vacinas, entre outras possibilidades.

Com um bom sistema para clínica veterinária, por exemplo, você não só consegue automatizar todas as tarefas, como facilitar toda a rotina de seu negócio, desde o registro de atendimentos, prontuários, agendamento, serviços, todas as entradas e saídas, enfim, uma verdadeira mão na roda.

E não é só isso, um programa para clínica veterinária oferece muita praticidade na hora de administrar a clínica, mesmo sem estar presente, pois permite ter acesso a todas as informações e dados em um único lugar, em nuvem, os quais podem ser acessados a qualquer hora e de onde estiver.

No mais, um programa de gestão possibilita um melhor controle de todos os setores de sua clínica, do agendamento às consultas, além de proporcionar mais rapidez à apuração das informações, por meio de gráficos, relatórios gerenciais e outros diversos tipos de consulta possíveis, e tudo em um mesmo local, de uma forma prática, segura e simples.

E é isso, agora já sabe quais os serviços mais procurados. E então, sua clínica oferece esses serviços?

Author: