7 dicas para ter sucesso ao abrir sua clínica veterinária

Como volta e meia falamos por aqui, o setor pet está em alta, o que está levando muitos empreendedores a abrirem os mais diferentes negócios nessa área. Com isso, claro, aumenta a necessidade de lançar mão de estratégias para ajudar a destacar sua clínica veterinária, a diferenciá-la da concorrência, cada vez mais acirrada.

Assim, é cada vez mais comum, clínicas veterinárias, integrarem pet shops em seu estabelecimento, com intuito não apenas de abrir o leque de possibilidades de lucro, mas também de se diferenciar pela oferta de mais serviços em um único lugar.

E quem quer ir mais longe também pode oferecer Hotel e Day Care, entre outras opções de serviços, aumentando, ainda mais, o leque de possibilidades.

Vale ter em mente que, segundo pesquisas, as pessoas preferem encontrar tudo o que precisam em um único lugar, ou seja, buscam, cada vez mais, facilidade e praticidade.

Por isso, se pretende abrir sua clínica veterinária, vale considerar a integração de mais serviços no estabelecimento, mesmo que terceirizados ou em forma de parcerias.

Como foi dito, com toda a concorrência, se destacar nessa área de atuação vai muito além do amor pela profissão, é preciso lançar mão de estratégias, muito empenho, dedicação e um bom trabalho de marketing.

O lado positivo é que o mercado pet está em constante expansão e, só no Brasil, movimenta mais de R$20 bilhões ao ano, estando entre um dos maiores do mundo no segmento.

Mas, claro, esse sucesso acaba chamando a atenção de empreendedores e, assim, tornando o setor extremamente competitivo.

A boa notícia é que há espaço para que sua clínica veterinária faça sucesso, até pelo número crescente de famílias resolvendo adotar animais de estimação.

Vai abrir sua clínica e não sabe como destacá-la? Então, confira abaixo 7 dicas fundamentais para ter sucesso ao abrir sua clínica veterinária.

Dicas para ter sucesso ao abrir sua clínica veterinária

 

Não é porque o mercado pet é competitivo que não seja possível fazer sucesso nessa área. Quer saber como? Confira essas dicas!

1. Ofereça atendimento personalizado e de qualidade

 

Como sempre ressaltamos aqui, o atendimento, atualmente, é o principal quesito na hora de um cliente fidelizar, ou não, seu negócio, por isso, é fundamental levá-lo muito a sério.

Assim sendo, a dica é procurar ser sempre compreensivo, tanto com o tutor, como com as necessidades de cada animal, entender sua relação com seu dono e tentar personalizar ao máximo o atendimento.

E dê toda a atenção ao contato inicial, que vai fazer toda a diferença para influenciar a disposição do tutor de seguir com o tratamento. Para isso, passar empatia e confiança é fundamental.

2. Esteja atento as oportunidades

 

Não basta fazer um bom trabalho, é preciso saber enxergar as necessidades e demandas do mercado, pois isso pode gerar grandes oportunidades.

Por isso, pense em como divulgar melhor seu negócio e busque oferecer o que outros profissionais não oferecem.

3. Cultive uma boa rede de contatos

 

Em qualquer ramo ou setor o famoso Networking traz sempre grandes resultados. Por isso, procure estar sempre em contato com colegas e pessoas que atuam na mesma área que você, e vale investir em parcerias.

O Networking permite não apenas a troca de experiências como, também indicações importantes.

E não espere se formar para começar a estabelecer essa rede de contatos, quanto mais cedo iniciar, mais chances terá de bons resultados, e o período da faculdade é um bom momento para fazer isso.

No mais, vale visitar empresas, conversar com seus professores, fazer estágios.

Pessoas levam à pessoas, e novas perspectivas e ideias.

E, claro, é possível fazer Networking em todos os lugares, do seu bairro, ao Linkedin, reuniões veterinárias, colegas de turma.

O leque de possibilidades é extenso.

4. Invista em cursos, atividades extracurriculares e especializações

 

É muito importante que, mesmo tendo feito a graduação em uma ótima faculdade, procure expandir seus horizontes.

Assim sendo, invista em educação continuada, e cursos, seminários, congressos, palestras, para poder complementar seus temas de interesse.

E, se puder, vale investir, também, em especialização, ampliando sua oferta de serviços e se tornando uma referência em sua região.

5. Conte com uma boa equipe

 

Não há nenhum negócio de sucesso que não tenha por trás uma boa equipe. Sem dúvida, uma equipe unida e integrada é um dos segredos do sucesso de qualquer negócio, e com clínicas veterinárias isso não é diferente.

Com em meio a um cenário extremamente competitivo, não tem como ter uma clínica veterinária de sucesso, sem que por trás não tenha um trabalho de uma boa equipe.

Da recepcionista que faz o primeiro contato, até o médico veterinário, é preciso contar com um trabalho harmonioso e bem integrado em todo o atendimento, para garantir o sucesso de sua clínica.

6. Aprenda a cuidar do seu negócio

 

Certamente, não basta ser um ótimo médico, para conseguir ter lucro e manter sua clínica funcionando é preciso investir em um bom trabalho administrativo.

Infelizmente, as faculdades de medicina veterinária não preparam seus alunos para serem gestores, fazendo com que a gestão financeira acabe sendo um grande obstáculo para a grande maioria.

E não adianta ser um excelente veterinário e amar os animais, e não saber qual é o faturamento da clínica ou como cobrar por um serviço.

A dica, portanto, é investir em cursos, mesmo online, sobre organização, planejamento e controle, potencializando as suas chances de conquistar sucesso com sua clínica veterinária e, também, em soluções tecnológicas, como um software de gestão.

7. Invista em um programa de gestão

 

Pois é, atualmente, quem decide abrir uma clínica veterinária, e não tem a menor intimidade com gestão, pode contar com a tecnologia, através de um bom software para clínica veterinária.

A tecnologia, através de seus muitos programas de gestão existentes no mercado, ajuda a organizar todas as tarefas do dia a dia, ou seja, a rotina de seu estabelecimento.

Ou seja, com um bom sistema para clínica veterinária, você não só consegue automatizar todas as tarefas, como facilitar o dia a dia, fazendo desde o registro de atendimentos, serviços, todas as entradas e saídas, enfim, uma verdadeira mão na roda.

Muito prático, um programa para clínica veterinária permite ter todas as informações e dados em um único lugar, os quais podem ser acessados a qualquer hora e de onde estiver.

E é isso, abrir uma clínica veterinária de sucesso não é simples, mas também não é um bicho de sete cabeças, seguindo essas dicas e estratégias, com certeza, você vai chegar lá!

Author: