6 dicas de administração para o sucesso de seu Pet Shop

Como anda a administração de seu Pet Shop? Está conseguindo manter o estoque e o caixa sob controle? Consegue ter um controle geral de todos os setores da sua loja? É impossível ter um Pet Shop de sucesso sem que isso envolva uma boa administração. E é isso que mostraremos neste artigo, algumas dicas de administração para o sucesso de sua loja!

O gerenciamento de um Pet Shop envolve uma série de estratégias, esforços, ferramentas e metas para manter a competitividade do negócio no mercado.

Nesse sentido, todo administrador desempenha um amplo papel, enfrentando decisões diárias que abrangem uma ampla gama de áreas, desde o serviço ao cliente até o controle de estoque, do marketing às finanças.

Além disso, é necessário não apenas estabelecer uma direção para a empresa, mas também, gerenciar efetivamente pessoas e processos para alcançar o sucesso.

Ou seja, administrar uma empresa não é uma tarefa simples. Assim como em qualquer negócio, gerenciar um Pet Shop requer dedicação, comprometimento e concentração, principalmente, por se tratar de um mercado altamente competitivo.

Para auxiliá-lo nessa jornada, reunimos seis dicas fundamentais de gestão de pet shop, para conhecê-las, continue lendo.

6 dicas para administrar com sucesso seu Pet Shop

 

O Brasil é o segundo maior mercado de produtos pet no mundo, mesmo em meio a crise, o setor cresceu e se manteve promissor. Porém, não basta o mercado ser promissor e estar em alta se fatores internos não vão bem. Confira abaixo algumas dicas importantes para lhe ajudar na gestão de seu Pet Shop.

1. Fique atento ao fluxo de caixa

 

O fluxo de caixa desempenha um papel fundamental para qualquer negócio. Ele é o termômetro das finanças do seu negócio, representando a sua movimentação financeira, registrando todas as entradas e saídas de dinheiro em um determinado período de tempo.

O fluxo de caixa, dentre outras coisas, permite saber de onde está vindo o dinheiro (vendas, investimentos, empréstimos, etc.) e para onde está indo (despesas operacionais, fornecedores, pagamento de funcionários, etc.).

O fluxo de caixa também facilita a tomada de decisão do negócio, com base nas informações trazidas mês a mês, é possível planejar investimentos, contratar ou não novos colaboradores, identificar gastos desnecessários, enfim, definir os próximos passos com base em dados reais, como o histórico de faturamento e a disponibilidade financeira da empresa.

Em resumo, o fluxo de caixa é essencial para garantir a estabilidade financeira e o sucesso a longo prazo de seu pet shop, fornecendo informações cruciais para o planejamento, controle e tomada de decisões financeiras.

2. Verifique os impostos a pagar

 

Estar em dia com os impostos é uma parte essencial da gestão financeira responsável de um pet shop. Isso não apenas garante a conformidade legal e a reputação da empresa, mas também contribui para sua estabilidade financeira e sucesso a longo prazo.

O importante é garantir que o pet shop esteja enquadrado no regime tributário correto, definido por diversos fatores, como o faturamento da empresa, sua estrutura operacional, a atividade econômica desenvolvida, entre outros aspectos.

Vale ter em mente, no entanto, que se sua receita bruta anual for de no máximo 4,8 milhões de reais, a gestão de pet shop no quesito tributário é menos complexa, já que sua loja pode se enquadrar no regime Simples Nacional e quitar quase todos os impostos (ICMS, ISS, Pis/Pasep, IRPJ, CSLL, entre outros) em uma única cobrança, o DAS, que significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

3. Planeje a divulgação

 

Gerir um pet shop também envolve as decisões na divulgação do negócio. Mesmo que esta parte fique a cargo de um profissional de marketing, cada decisão deverá passar por você.

O planejamento das estratégias envolve: um bom site; criação de um perfil nas redes sociais; conteúdo condizente com os valores da empresa e seus objetivos; definição de parcerias (adestradores, marcas de rações especiais); promoções; eventos e etc…

4. Defina um bom mix de produtos

 

Como foi dito anteriormente, uma boa administração envolve o controle de todos os setores, nesse sentido, oferecer um bom mix de produtos é procurar satisfazer aos desejos do seu público. Quais os produtos que seus clientes mais procuram? Geralmente, rações e medicamentos aparecem no topo da lista de necessidades dos clientes, mas isso pode mudar dependendo de vários fatores.

Um boa caminho para se chegar a um bom mix de produtos é sabendo utilizar a curva ABC na gestão de estoque, a qual se baseia na categorização dos variados itens, por exemplo:

Produtos A: responsáveis por 80% do faturamento, a procura é alta;

Produtos B: responsáveis por 15% das suas vendas, a demanda por eles é intermediária;

Produtos C: representam 5% do faturamento e a procura é bem baixa.

Priorize os produtos que trazem mais resultados aos negócios e aos clientes e saiba trabalhar os que não têm muita procura, as vezes só precisando de divulgação. Uma dica é oferecer combos, misturando os produtos com muita procura com aqueles encalhados no estoque ou com pouca saída.

5. Ofereça serviços extras

 

Em um mercado tão competitivo, quanto maior for o seu diferencial, mais chance terá de se sobressair.

Oferecer serviços extras é uma das estratégias de marketing que mais ajudam no aumento da taxa de fidelização.

Para isso, a dica é investir em serviços diferenciados, como disponibilização de produtos premium, possibilidade de leva e traz dos animais de estimação, pedicure para cuidados especiais, grooming (serviços de tosa, banho e estética para os pets), hotelzinho, adestramento etc. Mesmo que para oferecer esses serviços tenha que terceirizá-los.

Portanto, a dica é realizar uma pesquisa de mercado para saber os serviços que têm potencial de agradar os seus clientes, e apostar neles.

6. Garanta um atendimento de excelência

 

Considerado o quesito mais determinante na hora de um cliente fidelizar ou não algum serviço, o bom atendimento, portanto, deve ser sempre priorizado em sua loja.

Vale saber que o consumidor, atualmente, está muito mais exigente, sabe exatamente o que deseja e, nesse sentido, um tratamento personalizado e atendimento multicanal, principalmente, por meio das redes sociais e Whatsapp, hoje são obrigatórios em qualquer empresa que queira se destacar..

Por isso, vale investir em uma equipe devidamente treinada e afinada com os valores de sua empresa, priorizando um atendimento de excelência em todos os canais.

Invista em um bom software de gestão

 

Seguindo essas dicas, sem dúvida, já irá conseguir simplificar a gestão de sua loja, e esse trabalho pode ser ainda mais facilitado com a ajuda de um bom software para pet shop.

Esse tipo de ferramenta foi projetada para ajudar a automatizar todas as tarefas realizadas em seu estabelecimento, principalmente, as tarefas financeiras, como faturamento, contabilidade e controle de estoque.

E mais, ao adotar um programa para pet shop, você ainda vai economizar tempo, reduzir erros, melhorar a qualidade do atendimento e a satisfação do cliente, além, claro, de facilitar a gestão dos aspectos administrativos do negócio.

Mas, muito cuidado na hora de escolher a ferramenta ideal para a sua loja, aquela que que atenda às necessidades específicas de seu pet shop, e ainda ofereça suporte adequado para a implementação e treinamento de toda a equipe.

Nesse sentido, a dica é escolher Nuvem Vet, um software de qualidade que vai garantir que você economize tempo, reduza erros e melhore a eficiência operacional.

Enfim, administrar um Pet Shop, realmente, não é tarefa das mais simples, exige muito trabalho e comprometimento, principalmente, com as decisões cotidianas, que vão desde a escolha do time de funcionários até a definição das estratégias de vendas, por isso, poder contar com a ajuda da tecnologia nessa hora, realmente, pode fazer toda a diferença nos resultados.

E é isso, no mais, uma boa administração, sem dúvida, passa pelo esforço contínuo e muita atenção aos detalhes. Mas, se seguir as dicas acima, com certeza, irá estabelecer uma base sólida para uma administração eficaz, de sucesso!

Author: