5 áreas que mais exigem atenção em sua clínica veterinária

Estoque sob controle, profissionais capacitados, bom atendimento, se manter sempre atualizado com as novidades do mercado, enfim, esses são só alguns desafios de quem administra uma clínica veterinária. O fato é que os desafios são muitos e, por isso, resolvemos mostrar aqui quais as áreas que exigem mais atenção na gestão de sua clínica. Confira!

De acordo com o Instituto Pet Brasil, o mercado veterinário movimentou mais de R$ 67,4 bilhões em 2023, o que representa crescimento de 12% do faturamento do mercado em relação ao ano passado. Assim sendo, para ser competitivo nesse mercado, não basta apenas ser um bom profissional, é preciso lançar mão de boas estratégias para sobreviver e crescer nesse cenário.

Infelizmente na teoria tudo é sempre mais simples, o que acaba desestimulando muitos donos de clínicas veterinárias, principalmente, quando se é pequeno e não se tem muito para investir em melhorias e ampliação.

Porém, primeiramente, é bom saber que há espaço para todos, só é preciso persistir e procurar entregar sempre o melhor, independentemente do tamanho que se tenha.

E, SIM, são muitos os desafios para conseguir atrair mais clientes e, principalmente, fidelizá-los, mas nada que seja impossível. Aqui mesmo é possível encontrar muitas dicas que, se seguidas corretamente, vão lhe ajudar a alcançar esses objetivos.

Dentre os muitos os desafios apontados por gestores de clínicas veterinárias podemos destacar a falta de conhecimento em gestão, falta de planejamento estratégico e pouco tempo para cuidar da clínica.

Por isso, para lhe dar uma forcinha, resolvemos mostrar neste artigo quais as áreas que mais merecem a atenção, principalmente, de quem pretende reter clientes e ter um bom retorno financeiro. Continue lendo e descubra dicas fundamentais para ter sucesso na gestão de sua clínica veterinária!

1. Departamento Financeiro

 

Infelizmente a maioria das faculdades de Medicina Veterinária capacita o aluno a realizar atendimento médico a toda classe de animais, mas não o prepara para lidar com gestão. O fato é que quem decide ter um consultório, clínica ou hospital precisa, sim, ter noções básicas sobre impostos, tributos, receitas, contas a pagar e a receber, captação e investimento de recursos, controle bancário, transferência eletrônica de dados e muito mais.

Nem todo recém-formado que decide abrir uma clínica, principalmente de pequeno porte, tem condições de montar um setor específico para cuidar da administração. No entanto, a área financeira é que mostra para a sua clínica como andam, as finanças.

A boa notícia, no entanto, é que hoje já existem softwares de gestão, os quais realizam toda essa parte financeira de uma forma prática e super simples. Pois é, um bom sistema para clínica veterinária, além de ter um valor super acessível, também facilita para quem não tem a menor intimidade com todas as questões financeiras, desde pagamentos de funcionários, fluxo de caixa, comissões, notas fiscais, etc…

2. Gestão de Pessoas

 

Não cansamos de afirmar aqui que não existe sucesso sem uma boa equipe por trás. Por isso, ao gerenciar sua clínica veterinária, se certifique de construir uma boa equipe, um quadro com bons profissionais, desde o atendente ao médico veterinário. E mais, é fundamental estar sempre de olho nas novidades, procurando investir em cursos, workshops, para você e toda a equipe.

Acredite, assim, mesmo que a sua clínica seja pequena, ao contar com uma boa equipe, já estará no caminho certo para o sucesso.

No mais, não esqueça de garantir um ambiente harmonioso, com profissionais satisfeitos, transmitindo confiança e credibilidade aos clientes.

3. Marketing

 

Acredite, atualmente, é quase impossível sobreviver sem um bom trabalho de marketing, e isso em todos os segmentos e portes de empresa. É fundamental investir em um planejamento de marketing.

Dentre uma série de vantagens, com um bom planejamento de marketing, é possível atrair novos clientes para a sua clínica e, principalmente, fidelizá-los.

Ou seja, o marketing não pode ser subestimando, é preciso criar estratégias de fidelização para que os clientes se tornem fiéis à sua clínica e você consiga resistir á concorrência.

Para isso, a dica é abusar de estratégias em redes sociais, newsletter e mídia paga. Vale também investir no mundo off-line, como cartazes, flyers e até publicações em jornais locais.

4. Estoque

 

Considerado a dor de cabeça de muitos gestores, o estoque é uma das áreas da gestão de clínica veterinária mais importantes e que mais merecem sua atenção. Engana-se quem pensa que o estoque se resume à produtos para vendas diretas ao público. Mesmo que sua clínica não trabalhe com vendas de remédios, é fundamental ter um completo controle de estoque.

Triagem dos lotes, emitir relatórios sobre o que se tem (e o que precisa ser comprado),  conferir as mercadorias quando receber uma nota fiscal de um fornecedor, controlar prazos de validade, laudos de entrada e saída, mercadorias danificadas, entre outras possibilidades.

A boa notícia, é que até para auxiliar nesse processo, é possível contar com um bom software para clínica veterinária. Além de permitir cadastrar todos os produtos, o programa também sinaliza quando há um produto que está próximo do vencimento, ou quando há falta de algum material, e mais, centraliza todas as informações importantes em um mesmo painel, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer hora.

5. Gestão de Processos

 

Por fim, uma área que merece toda a atenção é a de gestão de processos, que é a responsável por integrar todas as atividades da clínica (financeiro, atendimento, recursos humanos, marketing e estoque) com o objetivo de tornar essas etapas mais eficientes.

De uma forma mais generalizada, a gestão de processos funciona integrando cada setor à gestão estratégica da empresa. E mais uma vez, um bom software pode entrar em ação, ajudando a otimizar o dia a dia de sua clínica, ou seja, ajudando a ter uma visão mais ampla e detalhada de todos os processos de sua clínica.

E é isso, como você já percebeu, realizar a gestão de sua clínica veterinária exige um certo conhecimento em diferentes áreas mas, felizmente, a tecnologia pode dar uma ajudinha e não é mais preciso ser especialista em cada uma delas, ou mesmo, contratar um setor administrativo só para realizar a gestão de sua clínica.

No mais, agora é prestar muita atenção nessas 5 áreas de sua clínica veterinária e focar em começar o ano com novas possibilidades, e aplicar essas dicas para alcançar suas metas  e aumentar os resultados.

Author: