15 serviços inovadores para clínicas veterinárias e pet shops

Você está sempre em busca de novidades para atrair novos clientes e agradar os que já são fiéis? Neste artigo mostraremos algumas dicas de como inovar e se destacar da concorrência. Confira!

Como sempre falamos por aqui, com o constante crescimento do mercado pet, quem não procura inovar ou ficar em dia com as novidades, naturalmente, vai perdendo espaço para a concorrência.

Nesse sentido, é preciso estar sempre pesquisando e procurando entender a dinâmica do mercado, o qual possui uma clientela muito atenta e exigente.

Mas, por outro lado, vale ter em mente que, muitas vezes, inovar é apenas prestar algum serviço, só que de forma totalmente diferente e, assim, conseguir se destacar nesse mercado tão concorrido.

Não sabe como se destacar ou em que serviços apostar? Então, este artigo é para você! Mostraremos aqui algumas sugestões, simples, para que sua clínica veterinária ou pet shop consiga prestar serviços inovadores e se destacar da concorrência.

Dicas de serviços inovadores para clínicas veterinárias e pet shops

 

Pronto, agora que já sabe que inovação é a palavra chave para se destacar, vamos mostrar aqui como é possível fazer isso de forma simples, apenas apostando em proporcionar uma experiência única para os donos de animais de estimação. Confira abaixo algumas sugestões que separamos para você:

1. Banho e tosa especial

 

Banho e tosa são os serviços mais tradicionais de um pet shop, ok, mas que tal se diferenciar dos demais? Para isso, vale fazer uma releitura personalizada do banho e da tosa para os clientes da sua clínica ou loja, como oferecer banho delivery na casa do cliente, ao invés de ter que deslocar o animal até a clínica, ou ainda, oferecer um espaço devidamente preparado para o próprio dono dar banho no seu animal (já comum lá fora mas aqui ainda não é visto), considerando que muitos donos moram em lugares muito apertados e o animal não aceita ser banhado por terceiros.

2. Spa e cuidados especiais

 

Ofereça serviços de grooming de alta qualidade, como spa para pets, tratamentos de pele, banhos especiais com produtos premium, e até mesmo serviços de estilistas para cortes de pelos personalizados.

3. Programa de Fidelidade

 

Implemente um programa de fidelidade para clientes frequentes, oferecendo descontos, brindes ou serviços gratuitos após um certo número de visitas ou gastos acumulados.

4. Alimentação para dietas, natural ou congelada

 

E não poderíamos deixar de fora a inovação no mercado de pet food, que é sempre uma oportunidade para se diferenciar e atrair mais clientes. Oferecer desde alimentação natural para animais (com menos químicos e mais nutrientes), que pode ser por meio de parcerias com marcas que se especializaram nesse nicho, ou alimentos diversos, como específicos para dietas, desidratados ou congelados também podem fazer parte do repertório do seu pet shop.

5. Serviços e produtos específicos para felinos

 

Ficou lá atrás o tempo que o mercado pet se resumia a cuidados com os cães. Atualmente, os gatos estão dividindo com eles a preferência como animais domésticos. Porém, apesar de toda a fofura, eles exigem cuidados especializados. Só quem já tentou dar um remédio para um gato sabe que essa tarefa pode ser pra lá de difícil… Por isso, vale a pena colocar na lista um serviço voltado aos felinos, com atendimento em sua clínica e seções exclusivas para os gatinhos em seu pet shop.

6. Serviços e produtos para animais silvestres ou exóticos

 

A adoção de animais silvestres em centros urbanos é outra tendência que vem crescendo no mundo inteiro, claro, lembrando que no Brasil é preciso que esses animais sejam cadastrados e liberados pelo IBAMA. Para cuidar da saúde desses animais, no entanto, os tutores precisam recorrer a um veterinário especializado em animais silvestres, assim como, comprar produtos específicos. Portanto, vale considerar essa ideia também!

7. Kit de festas de aniversário

 

Já existem produtos e serviços que ajudam no planejamento de festas de aniversário para os pets, então, que tal, disponibilizá-los em sua loja?Aposte em bolinhos de aniversário e até brigadeiro (claro, com ingredientes naturais e inofensivos para os animaizinhos). Quanto à festa em si, aproveite para caprichar na oferta de produtos de decoração, oferecendo tudo que o tutor precisa para organizar um divertido evento.

8. Atendimento domiciliar

 

Ofereça serviços de atendimento veterinário domiciliar, especialmente úteis para donos de animais idosos, com mobilidade reduzida ou que simplesmente preferem a comodidade de serem atendidos em casa.

9. Consulta online

 

Forneça consultas veterinárias online para situações que não exigem presença física. Isso pode incluir esclarecimento de dúvidas, acompanhamento de tratamentos e orientações básicas.

10. Serviços de babá para pets

 

Com os animais sendo mais bem cuidados, naturalmente, vai aumentando a expectativa de vida dos animais e, hoje,  é possível ver muitos animais idosos. Mas, nem todo tutor pode ficar em casa o dia inteiro. Por isso, vem aumentando a procura por creches e, principalmente, por pet sitters. Nesse sentido, oferecer serviços de pet sitter ou  cuidador de animais para clientes que tem animal idoso, que precisam viajar ou têm compromissos que os impedem de cuidar de seus animais por um período, pode ser uma boa forma de inovar.

11. Táxi dog

 

Oferecer serviço de táxi dog pode ser aquele diferencial que precisa. O serviço de táxi dog  é semelhante a um serviço de transporte para humanos, mas no segmento pet agrega muito valor à empresa que fornece esse tipo de serviço.

12. Adestramento e treinamento

 

Ofereça adestramento de animais, e também aulas de treinamento para donos de animais de estimação, ajudando-os a lidar com comportamentos problemáticos e a fortalecer o vínculo com seus pets.

13. Produtos exclusivos

 

Oferecer produtos exclusivos nas prateleiras é tão importante quanto prestar serviços inovadores. Para isso, busque acompanhar as novidades do setor (que não são poucas) para entregar mais valor agregado aos pets – e seus donos – que frequentam sua loja. Vale apostar em brinquedos, roupas, camas, e acessórios personalizados ou que não são facilmente encontrados em outros lugares.

14. Serviços de emergência 24/7

 

Outra dica é, se possível, no caso de clínicas veterinárias, oferecer serviços de emergência 24 horas por dia, sete dias por semana, para casos urgentes que exigem atenção imediata e que, sem dúvida, pode ser um grande diferencial.

15. Creche/hotel para animais

 

Muitos tutores passam pouco tempo em casa, ou precisam viajar a trabalho constantemente, e não querem deixar os animaizinhos solitários a maior parte do dia. Nesse caso, uma creche/hotel pode ser o diferencial que precisa. Considere o espaço de sua clínica ou pet shop e a possibilidade de viabilizar essa oferta, oferecendo hotel e day care, como as creches são também chamadas. Vale saber que a procura por esses serviços vem aumentando muito nos últimos anos.

Como a tecnologia pode ajudar

 

E não tem como falar em inovação sem considerar ter um bom programa de gestão como aliado, ou seja, contar com um software para clínica veterinária e pet shop.

Se até pouco tempo atrás gerenciar uma clínica ou pet shop era algo muito trabalhoso, hoje, com a ajuda da tecnologia, como um bom programa para clínica veterinária pet shop, ficou muito mais fácil e prático.

Com o programa de gestão da Nuvem Vet, é possível realizar todo o trabalho de gestão de seu negócio, desde o estoque, vendas, fluxo de caixa, enfim, trazendo muito mais facilidade para as tarefas do dia a dia de sua clínica ou loja.

Enfim, estamos vivendo tempos de mercados muito competitivos e inovar é preciso. Mas, é sempre bom ressaltar a importância de realizar um bom planejamento antes de oferecer qualquer novo serviço ou produto, considerando sempre o perfil de seu público-alvo, adaptando e colocando em prática essas ideias de acordo com as necessidades específicas da sua comunidade, o que fica mais fácil, claro, com a ajuda da tecnologia, através de um bom programa de gestão.

Author: