Vale a pena integrar o serviço de Pet Sitter em seu Pet Shop? 

Como volta e meia lembramos por aqui, apesar de estar em alta, e até mesmo por isso, o setor pet nunca esteve tão competitivo, obrigando os donos de estabelecimentos e quem oferece os mais variados serviços do segmento a se reinventarem e, mais do que isso, investirem em estratégias.

E falando em estratégias, uma delas é tentar diversificar ao máximo as ofertas, lembrando que os clientes, em sua grande maioria, buscam facilidades, e poder encontrar os mais variados produtos e serviços em um mesmo lugar, sem dúvida, está no topo das preferências desses novos consumidores e, como resultado, seu pet shop, sem dúvida, vai gerar mais lucro.

Assim sendo, não param de surgir novos serviços voltados aos pets e, dentre os que vêm fazendo mais sucesso, sem dúvida, é o de pet sitter.

O serviço de pet sitter, na verdade, tal como as conhecidas “baby sitters”, nada mais é que oferecer cuidado ou acompanhamento aos pets que precisam de atenção especial, enquanto seus donos estão longe.

E a procura vem sendo tanta que não só os pet shops estão oferecendo o serviço de maneira integrada, ou em parceria com os pet sitters profissionais, como também, já existem empresas especializadas na oferta desses acompanhantes, que cuidam desde a rotina dos pets, até a sua alimentação correta e saudável.

Lembrando que, hoje em dia, os animais não só estão sendo tratados como membros das famílias, como também estão vivendo muito mais, justificando o aumento da procura por esse tipo de serviço.

Mas, será que investir nesse serviço em seu pet shop vale a pena?

O que é pet sitter?

 

Primeiramente, é preciso entender o que é, realmente, significa esse serviço de pet sitter. O serviço de pet sitter é um acompanhamento profissional de pets, que não só faz companhia ao animal, como o leva para passear.

Lembrando que, embora o serviço seja mais procurado por tutores de animais idosos, ele também pode ser muito conveniente no caso daqueles animais recém operados ou que passam muito tempo sozinhos em casa.

E para quem não sabe, os pet sitter são profissionais qualificados, que compreendem desde técnicas de psicologia pet até a administração de medicações prescritas por médicos veterinários e, em muitos casos, ainda oferecem serviço de banho e tosa, no caso de animais que costumam se estressar ao sairem de sua rotina.

Algumas das competências de um pet sitter são:

– manter a área de higiene sempre limpa e esterilizada, com tapetes e caixas de areia prontos para uso e sem detritos;

– alimentar os pets, higienizando corretamente os comedouros e bebedouros antes e depois da alimentação;

– dar medicamentos;

– realizar a escovação de pelos e dentes;

– brincar;

– fazer carinho;

– levar para passear;

– avaliar a rotina e propor atividades funcionais de recreação;

– incentivar a socialização do pet.

Vale lembrar que esse serviço vem como resultado do aumento do interesse da população em adotar animais e garantir qualidade de vida a eles.

Por outro lado, o trabalho de pet sitter aparece como uma oportunidade real de pequenos empreendedores poderem ganhar dinheiro, sem precisar fazer grandes investimentos, ou donos de pet shops oferecerem esse serviço como um diferencial.

No mais, claro que, embora não seja preciso um grande investimento para oferecer esse serviço, quanto mais especializada for a mão de obra, maior poderá ser o ganho agregado. Assim, vale investir em cursos e técnicas de adestramento, massoterapia e relaxamento.

O que seu pet shop precisa para oferecer o serviço de pet sitter?

 

O serviço de pet sitter pode ser oferecido em seu pet shop como uma funcionalidade agregada, só é preciso garantir profissionais capacitados e treinados em sua equipe. Ou ainda, é possível trabalhar com parcerias, ou seja, pet sitters terceirizados, de modo a se tornar, apenas, um intermediador dessa mão de obra.

Seja da forma que for, é fundamental que conheça muito bem o profissional que irá indicar, já que estamos falando de seres vivos. Por isso, na hora de montar a equipe, é muito importante pedir indicações e referências desses pet sitters.

Lembrando que, tanto sendo um profissional do seu pet shop ou terceirizado, a partir do momento que a indicação parte de seu estabelecimento, já está se responsabilizando pela qualidade do serviço prestado. No mais, irá garantir a credibilidade do seu estabelecimento e, também, a segurança dos bichinhos, atraindo novos clientes, naturalmente. Por isso, se certifique da qualidade dos profissionais indicados ou contratados.

E uma dica, caso decida oferecer o serviço em seu pet shop, é submeter os profissionais a treinamentos especiais, investindo em workshops, cursos e especializações, para garantir que realizem um bom trabalho, ajudando a elevar o nome de seu pet shop.

E quem pretende oferecer o serviço, de forma autônoma, a dica é ter uma agenda bem organizada e procurar fazer contatos com pet shops e clínicas veterinárias.

Como divulgar o serviço de pet sitter?

 

Como sempre frisamos por aqui, a propaganda continua a ser a alma de qualquer negócio, e hoje ela é voltada, principalmente, ao digital. Por isso, na hora de divulgar o novo serviço a ser oferecido em seu pet shop, ou mesmo, de forma autônoma, é fundamental investir nas redes sociais, em estratégias de marketing.

Procure criar postagens mostrando a importância desse serviços, divulgue-o, indicando valores e quais as competências que poderão contribuir para a rotina dos tutores e dos pets, principalmente, aqueles mais idosos, doentes ou que ficam muito tempo sozinhos em casa.

Lembrando que um bom trabalho de marketing não é luxo, é necessidade, para isso, crie uma página e a alimente de forma constante, mostrando suas atividades cotidianas com os pets, com vídeos, fotos e depoimentos.

E vale investir em promoção de publicação no Instagram, ou Facebook, por exemplo, onde seu serviço poderá ser anunciado e chegar a muito mais pessoas.

A ajuda da tecnologia

 

E como tudo passa sempre por uma boa gestão, mesmo que não se tenha um profissional específico para essa função, felizmente, hoje já podemos contar com bons programas de gestão, como Nuvem Vet, por exemplo, com valores bem acessíveis a qualquer empreendedor.

Dentre outras coisas, um bom sistema para pet shop, vai automatizar todos os processos de seu pet shop, ajudando a organizar todas as tarefas do dia a dia, ou seja, a rotina de seu estabelecimento.

Muito prático, um bom programa para pet shop permite ter todas as informações e dados em um único lugar, os quais podem ser acessados a qualquer hora e de qualquer lugar.

E é isso, quem pretende se destacar, precisa considerar oferecer uma gama maior de serviços, e o de pet sitter, sem dúvida, pode ser uma ótima forma de atrair mais clientes e garantir mais lucro para seu estabelecimento. Por isso, vale a pena pensar em oferecê-lo em seu negócio!

Author: