Vale a pena abrir uma clínica para animais exóticos

Está pensando em abrir uma clínica veterinária, mas gostaria de fugir do básico? Então, talvez devesse considerar abrir uma clínica para animais exóticos. Se interessou? Confira algumas dicas neste artigo!

Calopsita, periquito australiano, canário do reino, cacatua, furão, iguana, jiboia e Macaco-prego,são só alguns exemplos de animais exóticos que estão, cada vez mais, se popularizando no Brasil.

Nesse sentido, será que não seria uma boa ideia se especializar nesse tipo de animal e conseguir se destacar da concorrência?

Primeiramente, vale saber que, animais exóticos são espécies que não são nativas de uma determinada região ou país e que foram introduzidas em um novo ambiente, e essas espécies podem incluir animais de estimação incomuns, como répteis, pássaros ou mamíferos não-domésticos, bem como espécies selvagens que foram introduzidas em ecossistemas onde não são nativos.

Como a adoção de animais exóticos pode ter consequências significativas para os ecossistemas nativos, muitos países têm regulamentações estritas sobre a importação, exportação e posse de animais exóticos, justamente, para proteger a biodiversidade e prevenir danos aos ecossistemas naturais.

Existem várias razões pelas quais o número de pessoas que criam animais exóticos está aumentando, que vão desde o interesse em ter um animal único e diferente, por estar mais facilitado o acesso, pelo incentivo da mídia, programas e documentários, por achar que significa status, enfim, motivos não faltam.

No entanto, é importante ressaltar que criar animais exóticos também vem com responsabilidades significativas, incluindo a garantia de não abandoná-lo depois de um tempo, ou que o animal receba os cuidados adequados e que não represente uma ameaça para o meio ambiente ou para outras espécies.

Enfim, está cada vez mais comum ver animais incomuns serem adotados, bastam alguns minutos nas redes sociais para perceber que a simpatia por animais exóticos cresce a cada dia.

O que considerar antes de abrir uma clínica para animais exóticos

 

Como podemos ver até agora, abrir uma clínica para animais exóticos pode ser uma oportunidade de negócio pra lá de lucrativa e interessante, mas também vem com seus próprios desafios, que não são poucos e devem ser considerados antes de qualquer decisão.

Mas, claro, sempre há a possibilidade de não oferecer apenas serviços para animais exóticos, de repente, pode valer a pena dedicar apenas alguns dias da semana para atender os exóticos, criando um diferencial, mas sem abrir mão do básico.

Dentre alguns pontos a considerar, antes de abrir uma clínica especializada em animais exóticos, podemos destacar os seguintes:

1. Demanda no Mercado
 

Pesquise se há demanda suficiente em sua área para uma clínica especializada em animais exóticos. Considere fatores como a presença de zoológicos, criadores de animais exóticos, e o número de pessoas que possuem esses animais como animais de estimação.

2. Concorrência

Verifique a concorrência local. Se já existem outras clínicas para animais exóticos na área, você precisará diferenciar seus serviços de alguma forma, seja através de preços competitivos, serviços adicionais ou abordagem de atendimento ao cliente.

3. Custos Iniciais e Operacionais

Considere os custos iniciais de abrir a clínica, que incluem instalações, equipamentos médicos especializados, licenças e seguros. Além disso, leve em conta os custos operacionais contínuos, como salários da equipe, suprimentos médicos e despesas gerais.

4. Especialização e Qualificação
 

Trabalhar com animais exóticos requer conhecimento especializado. Certifique-se de que você e sua equipe tenham as qualificações necessárias e experiência adequada no tratamento desses animais.

5. Desafios no Atendimento
 

Animais exóticos podem apresentar desafios únicos no diagnóstico e tratamento devido às suas necessidades específicas e comportamentos. Esteja preparado para lidar com o atendimento de uma variedade de espécies e condições médicas.

6. Potencial de Lucro

Avalie o potencial de lucro em longo prazo. Embora possa haver uma base de clientes dedicada, o mercado de animais exóticos pode ser mais limitado do que o de animais domésticos tradicionais.

7. Legislação e Regulamentações

Esteja ciente das regulamentações locais e estaduais relacionadas à posse, cuidado e tratamento de animais exóticos. Isso pode afetar sua capacidade de operar e os serviços que você pode oferecer.

8. Riscos e Responsabilidades

Trabalhar com animais exóticos pode envolver riscos adicionais, tanto em termos de segurança pessoal quanto de responsabilidade legal. Certifique-se de ter procedimentos adequados de segurança e responsabilidade civil em vigor.

A tecnologia como aliada

 

Hoje a tecnologia permite automatizar tarefas e facilitar todos os processos administrativos dentro de uma clínica veterinária, principalmente, quando se trata de empresas de pequeno ou médio porte.

Nesse sentido, a tecnologia permite, através de suas muitas soluções, como ferramentas, aplicativos e softwares, realizar as mais diferentes tarefas, de uma forma automatizada e prática, mantendo a equipe de sua clínica ainda mais funcional.

Sem falar que a falta de intimidade com gestão não precisa mais ser um problema, pois também já existem no mercado diferentes soluções para ajudar na gestão de sua clínica, como um bom software para clínica veterinária, por exemplo.

Dentre uma série de vantagens, um software de gestão ajuda a ter maior controle sobre cada setor de sua clínica, inclusive, ajudando a tomar as melhores decisões, baseadas em dados registrados, integrados e analisados.

Vale lembrar que nem faz muito tempo que ausentar-se do próprio negócio poderia virar um grande problema, hoje, no entanto, com o uso de um bom sistema para clínica veterinária, é possível gerenciar o estabelecimento de qualquer local no mundo e a qualquer hora, basta apenas ter uma conexão com a internet.

E é isso, agora que já sabe como a tecnologia pode fazer toda a diferença para o sucesso de sua clínica, é só seguir essas dicas mas, lembrando-se sempre que a gestão deve ser sempre dinâmica, portanto, pode e deve ser ajustada à medida que sua clínica veterinária for crescendo e o mercado evoluindo.

No mais, planejando corretamente, aproveitando as dicas acima e contando com a ajuda da tecnologia, não tem como dar errado e, como foi dito, nem é preciso trabalhar apenas com animais exóticos, dedicando alguns dias a eles já estará criando um diferencial.

E é isso, agora é aproveitar essas dicas, e você poderá tomar uma decisão mais informada sobre se abrir uma clínica para animais exóticos, ou até dedicar alguns dias apenas, é uma empreitada que vale a pena para você. Lembrando que nunca é demais realizar uma boa pesquisa de mercado e elaborar um plano de negócios sólido antes de dar os primeiros passos.

Author: