Ser proprietário de uma casa de rações tem rendimento?

Ser proprietário de uma casa de rações tem rendimento? Essa é a principal dúvida de quem deseja investir nesse nicho, uma vez que o mercado pet tem alta concorrência ao redor do mundo, fazendo com o que abrir uma loja de ração seja um enorme desafio.

Confira aqui neste artigo, se vale à pena investir em uma casa de ração, e como se diferenciar da concorrência para que o seu negócio tenha rendimento.

Proprietários de casa de rações tem rendimento?

As lojas de ração enfrentam a concorrência direta com os grandes pet shops, os quais além de alimentos, oferecem uma grande variedade de produtos para seus clientes. No entanto, os pet shops nem sempre estão localizados em bairros, já que visam locais com maior número de clientes, de preferência próximos a clínica veterinárias da cidade.

É aí que abre espaço no mercado para casa de ração, uma vez que os bairros precisam de lojas que ofereçam serviços e produtos para animais, como um local que realize a venda de medicações (pois, sempre há emergências e os donos procuram por um estabelecimento próximo), tenha visita de veterinário – ao menos um dia na semana ou a cada quinze dias, entre outros.

Por mais que o público para ser menor, você terá clientes fiéis mensalmente, poderá ser indicado como referência em seu bairro, e ainda obter ótimos lucros.

Como o Brasil está listado como o 4° país com o maior número de animais de estimação no mundo, mesmo com a concorrência do setor, sempre tem espaço para investidores iniciantes, pois são diversos os serviços e produtos oferecidos aos pets.

O benefício de abrir uma casa de ração é que você investe em um sub nicho específico, o que atrai clientes de qualquer modo, pois não é sempre que os donos dos pets querem ir até um centro visitar grandes lojas. Às vezes, eles só querem comprar o alimento do seu animal sem sair do bairro.

Em nosso país, o faturamento com produtos e serviços para animais chega a movimentar mais de R$ 20 bilhões por ano, sendo mais de 60% desse valor destinado ao segmento de rações e alimentação pet.

Como fazer com que sua casa de ração tenha rendimento?

Para ser proprietário de uma casa de ração que tenha rendimento, é preciso se diferenciar dos concorrentes. Para isso, confira as dicas a seguir:

Invista em um software de gestão

Um software de gestão para pet shop e casa de ração, como o Nuvem Vet, permite que você realize um gerenciamento eficaz do seu negócio, tanto da parte administrativa, quanto dos produtos e serviços oferecidos.

Com o software você consegue realizar todas as tarefas burocráticas através de um dispositivo móvel, otimizando tempo, evitando perda de informações importantes, e realizando a analise de dados reais.

Utilizando essa ferramenta, você controla o estoque de forma eficiente, consegue saber quais os produtos estão próximos do vencimento, os mais vendidos, etc. Além de ter um histórico dos clientes e realizar o controle de sua equipe.

Todos os dados de seu negócio são armazenados na nuvem, ou seja, não é preciso milhares de arquivos em papel ou planilhas no Excel para registrar e pesquisar dados, pois você pode fazer isso apenas com o login e senha de acesso em qualquer dispositivo móvel.

A tecnologia permite que você economize tempo e dinheiro, além de enviar mensagens e e-mails para seus clientes informando as promoções e lançamentos de produtos.

Promova eventos e cuide da decoração

Se você deseja atrair clientes para sua loja de ração, precisa investir em eventos relacionados aos pets, sejam eles sobre saúde, campanhas de vacina, comemorar o dia do gato, feira de alimentos, entre outros.

Decore a sua loja com temas específicos sempre que for uma data comemorativa, isso ajuda a transmitir uma imagem descontraída, moderna e profissional, em sua loja. É uma ótima ideia oferecer promoções especiais, nestes dias.

Participe e movimente de ação social para animais

Participar e movimentar ações sociais, atrai o olhar dos donos de pets e pessoas que amam animais. Isso é importante não só para reputação de sua loja, mas para atrair clientes e aumentar os lucros, além de se estabelecer no setor.

Você pode organizar feiras de adoção, ração e multirão de higiene para animais de rua, campanha de alerta para prevenção da saúde dos pets, entre outros.

Serviços personalizados

Como mencionado, uma loja de ração é um serviço especializado no segmento de produtos para pets. Pensando nisso, você pode aumentar a popularidade de seu negócio oferecendo itens exclusivos, como alimentos mais saudáveis, entre outros, os quais não tenha na loja de seus concorrentes.

Aposte nas redes sociais

É importante que você crie um perfil nas redes sociais e um website para o seu negócio, a fim de marcar presença online, pois o maior número de pessoas está na internet todos os dias, e os donos dos pets também.

Alimente o perfil com fotos e posts interessantes sobre saúde, cuidados, estética animal, alimentação, etc. Também divulgue as promoções do dia, produtos e ofertas.

Ter um site e perfis nas redes socias, pode impulsionar o seu negócio, uma vez que quando o cliente pesquisar sobre casa de ração em seu bairro, você pode aparecer em destaque.

Fornecedores para casa de ração

Ao decidir investir em uma casa de ração é preciso pesquisar por fornecedores de confiança, os quais tenham uma boa reputação no mercado e trabalhem com produtos de qualidade, pois de nada adianta montar a loja e oferecer produtos ruins. Pois, o seu negócio pode não dar certo.

Contrate uma equipe treinada

Outro fator que faz diferença é a equipe contratada, pois a mesma deve ser qualificada para trabalhar com atendimento ao público.

Em relação aos produtos vendidos na loja, serviço de armazenamento, controle de estoque, entre outros, são coisas que se aprendem no dia a dia. Mas, oferecer um serviço de atendimento ao cliente, que faça o mesmo se sentir em casa e desperte vontade de voltar, é essencial.

Essas são dicas simples, mas que fazem diferença e ajudam a atrair mais clientes para o seu negócio, aumentando o rendimento.

Author: