O que fazer para tirar seu pet shop do vermelho

Como andam as finanças de seu pet shop? As despesas estão superando as receitas? Então, a hora de agir é agora! Confira neste artigo algumas das melhores estratégias para ajudar a reverter a situação financeira de seu pet shop.

Embora, na maioria das vezes, estar no vermelho seja algo reversível, isso sempre sugere problemas que podem ir desde a falta de capital para repor estoque, até não pagamento de contas e de salários e, em um grau mais elevado, causar impactos ainda mais sérios, como a falência.

O fato é que nunca é bom estar no vermelho ou quase chegando lá, e isso é algo que pode se evitar, bastando tomar algumas medidas e cuidados.

Na verdade, por estar em constante crescimento, o setor pet acaba atraindo cada vez mais empreendedores. Mas não é por ser um setor em expansão que basta abrir uma loja bem montada e pronto. É preciso se dedicar e estar preparado para a enorme concorrência.

Mas, no caso de já estar no vermelho, será que tem como reverter essa situação e ainda poder fazer de seu pet shop um sucesso? A resposta é SIM. Felizmente, existem ações e estratégias de marketing que, se seguidas corretamente, podem não apenas tirar seu pet shop do vermelho, como fazer dele um sucesso.

Mas, afinal o que é “estar no vermelho”?

 

Basicamente, estar “no vermelho” é uma expressão que descreve a situação financeira precária de uma empresa, onde as despesas superam as receitas, levando a prejuízos financeiros.

Felizmente, é possível tirar seu pet shop do vermelho e melhorar o financeira, desde que você não deixe a situação perdurar até não restar mais nada a fazer.

Para tirar seu pet shop do vermelho, ou evitar que ele chegue a essa situação, existem estratégias de marketing que podem lhe ajudar nisso, mas antes de colocá-las em prática, é fundamental realizar algumas ações específicas, tais como:

1. Fazer uma análise financeira detalhada

 

A primeira coisa a fazer é respirar fundo e examinar cuidadosamente as finanças do seu pet shop. Analise os balanços, demonstrativos de resultados, fluxo de caixa e todas as despesas e receitas. Isso ajudará a identificar onde exatamente os problemas financeiros estão ocorrendo. Uma dica é investir em um software de gestão, que vai realizar isso de uma forma simples e livre de erros, mas caso não seja possível, a dica é refazer essa etapa algumas vezes para ver se os números batem.

2. Corte de despesas desnecessárias

 

O segundo passo é identificar quais despesas podem ser reduzidas ou eliminadas. Isso pode incluir cortar gastos com pessoal, renegociar contratos de fornecedores, economizar em energia e outras despesas operacionais.

3. Controle o estoque

 

O estoque é o coração de toda a empresa. E quando se trata de um pet shop, ele é um setor muito complexo, já que se lida com muitos produtos diferentes. Por isso, o terceiro passo é manter um controle rigoroso do seu estoque para evitar desperdícios e, no caso de produtos parados, poder criar promoções e outras estratégias para que não se perca nenhum item. Vale saber que, tal como acontece em relação à uma fiel análise do financeiro, também o estoque pode contar com a ajuda de um software para pet shop.

4. Aumente a receita

 

O quarto passo tem a ver com as estratégias que mostraremos mais abaixo, que visam o aumento das vendas. É preciso explorar diferentes formas de aumentar a receita do seu pet shop, apostando em promoções, desencalhando produtos parados no estoque, ampliando a clientela, ou até mesmo lançando novos serviços ou produtos (falaremos mais sobre essa etapa abaixo).

5. Negocie com fornecedores

 

Como já falamos por aqui, contar com bons fornecedores é fundamental para garantir um estoque sempre em dia. É preciso saber negociar prazos de pagamento mais favoráveis com seus fornecedores para melhorar o fluxo de caixa.

6. Melhore a gestão financeira

 

Certifique-se de que está acompanhando de perto suas finanças, mantendo registros precisos e atualizados. Mais uma vez, vale lembrar da praticidade e eficiência de um programa de gestão nessa hora, considere a possibilidade de utilizar um bom sistema para pet shop para ajudar nesse processo.

7. Ajuste seu plano de negócios

 

Reavalie seu plano de negócios e faça ajustes conforme necessário, se preciso até apele para empréstimos bancários. Certifique-se de que qualquer dívida adicional seja gerenciável e que você tenha um plano sólido para pagá-la, ou seja, de que suas metas e estratégias estejam alinhadas com a realidade atual do mercado.

8. Não descuide da qualidade do atendimento

 

É comum o desânimo acabar influenciando o clima de toda a loja e isso acabar afetando a motivação dos funcionários. Não permita que isso aconteça. Muito pelo contrário, é hora de investir na qualidade do atendimento ao cliente e partir para a criação de  estratégias de fidelização para manter e atrair mais clientes.

9. Busque ajuda profissional

 

Nessa etapa, voltada para aquelas situações financeiras mais difíceis, para as quais não está encontrando luz, vale considerar a ajuda de um contador, consultor financeiro ou advogado, que são profissionais que, em último caso, podem oferecer orientação específica com base na sua situação.

9 ações para aumentar a receita de seu pet shop

 

Como dito acima, é preciso aumentar a receita para sair do vermelho, e algumas estratégias e ações podem lhe ajudar nessa tarefa. Confira abaixo nove dicas para vender mais e aumentar a receita de seu pet shop:

1. Aposte em venda combinada

 

Crie descontos ou vantagens especiais para os clientes que comprarem produtos complementares, por exemplo, ao comprar uma determinada marca de ração (geralmente aquela com menor saída)  pode ganhar um desconto em serviços, brinquedos ou acessórios.

2. Invista em parcerias estratégicas

 

As parcerias têm se  mostrado ótimas estratégias de marketing, e elas podem ser de diferentes níveis, desde lojas relacionadas, como clínicas veterinárias, hotéis, adestradores, comidas naturais.  Não esqueça de oferecer descontos cruzados ou benefícios especiais para os clientes que visitarem ambas as lojas.

3. Trabalhe o atendimento humanizado

 

Atendimento é o principal quesito quando o assunto é fidelização. Por isso, nada mais positivo do que apostar em uma experiência acolhedora e especial para os pets e seus donos, como o atendimento humanizado. Invista em um espaço confortável, ofereça petiscos saudáveis para degustação e certificar-se de conhecer os nomes dos pets, criando um ambiente personalizado.

4. Ofereça brindes exclusivos

 

Uma boa dica para agradar os tutores é oferecer brindes exclusivos para compras acima de determinado valor, que pode ser um brinquedinho, um petisco, uma amostra de ração premium, ou até mesmo um produto personalizado com o nome do pet.

5. Promova sorteios

 

Promova sorteios de serviços como banho e tosa, consultas veterinárias, sessão de fotos, entre outros, para clientes que realizarem compras acima de um valor específico. Essa ação não apenas irá incentivar compras maiores, como também trazer a oportunidade dos clientes experimentarem outros serviços do pet shop.

6. Crie um programa de fidelidade

 

Já falamos aqui da eficácia de um programa de fidelidade, por isso, invista nessa estratégia, oferecendo recompensas aos clientes que fizerem compras repetidas, que podem ser descontos progressivos, brindes exclusivos ou até mesmo um presente especial no aniversário do pet.

7. Realize eventos temáticos

 

Organize diferentes eventos temáticos, desde um dia de adoção com parcerias de abrigos locais e palestras sobre cuidados com pets, por exemplo.

8. Invista em edições limitadas

 

Uma ação que costuma despertar muita atenção é lançar edições limitadas de produtos exclusivos, que podem ser desde coleiras, camas, ou até mesmo produtos de higiene personalizados.

9. Tire proveito das redes sociais

 

As redes sociais são a principal ferramenta de marketing atualmente, por isso, saiba tirar proveito delas. Use-as para promover suas ações e engajar os clientes. Crie concursos de fotos de pets, desafios temáticos ou peça depoimentos de clientes satisfeitos para compartilhar online.

E é isso,”estar no vermelho” não é nada que uma boa gestão não consiga reverter, e para isso existem soluções econômicas e ao alcance de qualquer empreendedor, como um bom software de gestão.

No mais, como pode ver, com esforço, criatividade e paciência é possível reverter uma situação financeira negativa. Basta criar um bom plano de negócio, ter força de vontade, paciência, arregaçar as mangas e por em prática essas dicas.

Author: