Como as redes sociais podem ajudar a aumentar o faturamento de seu pet shop?

Você tem trabalhado a presença digital de seu pet shop? E as redes sociais? Sua loja tem página nas redes em que seu público está presente? Pois saiba que elas podem ajudar a aumentar, e muito, o faturamento de sua loja. E é o que mostraremos neste artigo. Confira!

Com toda a concorrência no setor pet, sem dúvida, uma das preocupações recentes dos donos de pet shops é a presença digital e, principalmente, nas redes sociais.

Se até um tempo atrás estar presente em redes sociais era apenas uma questão de escolha, hoje, no entanto, a marca que não possui uma página nas redes sociais, é como se não existisse, perdendo credibilidade, autoridade e profissionalismo.

Mas, afinal, por que um pet shop precisa ter uma página nas redes sociais?

Primeiramente, é preciso considerar que o Brasil é um dos países com o maior número de usuários ativos em redes sociais no mundo, e, segundo dados de 2022, existem mais de 123 milhões de usuários somente no Instagram, no Facebook são cerca de 109 milhões.

Por isso, é tão importante apostar nessa poderosa ferramenta de marketing, que são as redes sociais, cujo poder de alcance e agilidade nas informações são inquestionáveis.

Vale destacar, no entanto, que apesar do Instagram ou Facebook serem redes sociais de relacionamento, os usuários estão, cada vez mais, buscando ativamente informações sobre marcas e empresas antes de realizar uma compra.

Como podemos ver, estar presente nas redes sociais atualmente é extremamente importante para qualquer negócio, independentemente, da área de atuação, permitindo uma conexão mais direta da empresa com seu público-alvo e, dessa forma, ajudar a estabelecer um relacionamento mais próximo e personalizado com os clientes e, assim, naturalmente, aumentar o lucro e faturamento.

Principais vantagens de ter presença nas redes sociais

 

Certamente, as vantagens de ter uma página ou perfil nas principais redes sociais são muitas e nem caberiam neste artigo, mas vamos destacar aqui as principais:

Aumentar o alcance e visibilidade da marca

 

As redes sociais oferecem um canal de marketing poderoso e gratuito, permitindo que as empresas alcancem novos clientes e aumentem sua visibilidade de forma mais eficiente do que a publicidade tradicional.

Promover produtos e serviços

Sem dúvida, nenhum outro ambiente oferece o alcance e a rapidez das redes sociais, sendo um ótimo lugar para promover produtos e serviços de forma criativa e econômica, além de ser muito mais envolvente do que os métodos de publicidade tradicionais.

Melhorar o engajamento com os clientes

Outra vantagem de estar presente nas redes sociais, é poder interagir diretamente com os clientes, respondendo a perguntas, recebendo feedback e construindo um relacionamento mais próximo com sua audiência.

Monitorar a concorrência

As redes sociais também permitem que as empresas monitorem a concorrência e obtenham insights sobre o que seus concorrentes estão fazendo e como estão se posicionando no mercado.

Qual a melhor rede social?

 

Atualmente, existem diversas redes sociais disponíveis e cada uma delas possui características que devem ser consideradas.

Para decidir a rede social na qual deseja estar presente, principalmente, precisa considerar o seu público-alvo, entender quem são as pessoas que você quer atingir com a sua presença nas redes sociais, considerando fatores como idade, interesses, profissão, localização geográfica, entre outros.

Também é preciso conhecer as principais redes sociais, aquelas mais populares, assim como, analisar suas funcionalidades e, claro, observar a concorrência, saber onde elas estão para não dicar para trás. Depois disso, é ir testando e monitorando os resultados.

E é isso, ao escolher a rede social que melhor combine com sua loja, deve considerar o seu tipo de negócio, do público-alvo e os objetivos da empresa e, se for preciso, investir em até mais de uma rede social, sempre tendo em mente que quanto mais presença digital, melhor será para seu pet shop.

Instagram, Facebook, LinkedIn, Twitter e TikTok são entre as principais redes sociais atualmente.

No mais, a melhor rede social para seu pet shop dependerá de suas metas e do seu público-alvo. E vale experimentar diferentes plataformas e avaliar os resultados para determinar qual rede social é a mais eficaz para a sua loja. E embora o Whatsapp não seja uma rede social, é preciso aprender a tirar proveito também dessa poderosa plataforma.

Como aproveitar ao máximo as redes sociais

 

Além de ser uma ótima forma de divulgar a sua marca, ter um perfil, ao menos, nas principais redes sociais, como Instagram e Facebook, possibilita que crie um relacionamento mais próximo com seu público e, assim, mais chances de fidelizá-lo e ainda atrair novos clientes.

Ou seja, poder estar mais próximo de seu público ajuda a atrair novos clientes e fidelizá-los e isso, naturalmente, leva ao aumento do faturamento de seu pet shop.

Lembrando que não basta criar uma página ou perfil e esperar por um milagre, é necessário muito empenho e dedicação, pois as redes sociais são dinâmicas e exigem acompanhamento.

Elas são usadas para variados fins, desde entretenimento puro, até para tirar dúvidas, avaliar depoimentos de clientes e para comparar marcas. Por isso, é muito importante estar presente, interagir, ouvir e responder aos usuários.

Ou seja, é fundamental saber usar as redes sociais e todas as suas ferramentas oferecidas. Confira abaixo algumas funções que pode encontrar nas principais redes sociais:
 

– Conteúdo: é importante não fazer de sua página um balcão de vendas ou um encarte, mas publicar conteúdo relevante, que não esteja somente relacionado à venda de produtos, para gerar autoridade, é preciso ajudar seu público a tirar dúvidas e resolver problemas.

– Promoção: é possível promover publicações que considere que vá ajudar a fortalecer sua marca e atrair mais clientes, segmentando o público que deseja alcançar, seja por gênero, idade e localização, entre outras variáveis, e tudo isso com um baixo investimento.  Os chamados ‘impulsionamentos’, sem dúvida, são uma forma econômica e eficaz de pagar para que suas publicações (feed, story ou reels) alcancem milhares de pessoas, mesmo que elas não te sigam.

– Stories: uma ferramenta poderosa para interagir e saber mais sobre os seus seguidores. É possível mostrar o dia a dia de seu pet shop, criar quizes e enquetes para conhecer as preferências dos seus clientes, tirar fotos dos clientes com seus pets, marcando-os com a @ do cliente no story, para que ele possa repostar em seu perfil pessoal.

– Ofertas: divulgue promoções que beneficiem os clientes mais frequentes, aumentando, assim, a retenção e frequência de compra do mesmo consumidor. Crie, portanto, pacotes e planos de assinatura que oferecem descontos e benefícios para quem comprar com uma determinada recorrência ou quem curtir e compartilhar alguma postagem.

– Depoimentos: em meio a tantos golpes, poder mostrar para os usuários depoimentos de clientes, sem dúvida, vai fazer toda a diferença  para o fortalecimento de sua marca. Por isso, seja no stories (depois deixando entre os destaques), ou em publicações, invista em depoimentos e elogios que você recebe por mensagens ou áudios.

Tecnologia como aliada

 

E, claro, até na hora de planejar suas publicações, poder contar com a ajuda da tecnologia, no caso, com um bom programa para pet shop  pode fazer toda a diferença.

E isso porque um software de gestão, nesse caso, um sistema para pet shop  é integrado a todos os setores da loja, o que facilita na hora de criar estratégias de marketing, por exemplo, com dados atualizados do estoque é possível trabalhar pacotes e produtos encalhados, ou com mais ou menos saída, enfim, possibilitar ações mais efetivas.

É importante ter em mente que um programa de gestão automatiza a loja, trazendo muito mais agilidade em todos os processos, além de apresentar dados reais e atualizados constantemente.

Em resumo, estar presente nas redes sociais hoje é obrigatório para toda empresa que queira ter presença digital e se destacar da enorme concorrência, logo é algo  fundamental para o seu pet shop, ajudando a aumentar significativamente o alcane e, logo, o faturamento de sua loja. E é isso, agora é aproveitar todas essas dicas, arregaçar as mangas e trabalhar suas redes sociais.

Author: