Dicas para lucrar mais com pacotes de serviços em seu Pet Shop

Você trabalha com pacotes de serviços em seu pet shop? Essa estratégia está trazendo bons resultados? Neste artigo vamos falar, justamente, sobre pacotes de serviços, os tipos, a precificação e como atrair mais clientes usando essa estratégia de marketing.


Antes de qualquer coisa, é preciso entender que um pacote de serviços, como o próprio nome sugere, é um conjunto de serviços oferecidos, no caso, pelo seu pet shop, como uma oferta combinada, para atender várias necessidades dos clientes por um valor mais atrativo e, assim, atraí-los.

Ou seja, em vez de vender seus serviços individualmente, você irá agrupar aqueles co-relacionados, para fornecer maior valor e conveniência aos clientes, ao mesmo tempo, que consegue atraí-los e ainda obter mais lucros.

Por exemplo, os pacotes podem incluir uma variedade de serviços, desde uma tosa higiênica e banho, até um serviço de SPA mais banho, ou banho e tosa mais ensaio fotográfico, ou transporte mais banho…dentre uma série de possibilidades.

O que é preciso entender é que os pacotes de serviços, apesar de serem uma estratégia comum de marketing, eles costumam dar bons resultados, desde atrair mais clientes, até se destacar da concorrência.

Por que implementar pacotes de serviços em seu pet shop

 

Como já vimos, uma das principais vantagens em apostar em pacotes de serviços, é  a fidelização.

Se pararmos para pensar, justamente, por ser um dos setores que mais crescem no país, a cada dia surgem novos empreendedores abrindo novas lojas e, claro, a concorrência vai ficando, cada vez mais, acirrada.

Ou seja, todos os dias nascem novos concorrentes, o que nos leva à seguinte questão:o que o seu pet shop está fazendo para se destacar da concorrência?

E é nessa hora que um bom pacote de serviços vai fazer toda a diferença.

Tipos de pacotes de serviços para seu Pet shop

 

Certamente, não vale a pena criar pacotes de serviços que não valham a pena para ambas as partes, ou seja, que sejam lucrativos tanto os clientes como para a sua loja.

Sendo assim, há duas opções principais de pacotes para sua loja trabalhar: descontos ou serviços.

Descontos mensais, por exemplo, são uma ótima opção para aqueles tutores que levam o pet com maior frequência para tomar banhos.

E podem ser trabalhados de várias maneiras, por exemplo,se o valor do banho é R $35, na próxima vez (ou terceira, quarta…) que o tutor levar o pet, pode ganhar um desconto de 20%.

Mas, claro, também é possível trabalhar com pacotes de serviços, sem limitações, podendo ser oferecidos diferentes tipos de benefícios casados.

Como criar os pacotes de serviços

 

Além de focar na fidelização, é preciso investir na estratégia que possa trazer lucros à sua empresa e, no final das contas, ser vantajosa tanto para o cliente quanto para a sua empresa.

Vale lembrar, também, a importância, nessa hora, de conhecer muito bem seu público-alvo. Só dessa forma poderá oferecer pacotes de serviços que, realmente, consigam satisfazê-los. Da mesma forma, claro, é preciso conhecer a concorrência, para poder oferecer pacotes mais vantajosos e, dessa forma, conseguir atrair mais clientes.

Assim, considerando todos esses fatores, de uma forma mais generalizada, na hora de criar os pacotes, vale considerar:

Serviços e benefícios

 

Anote quais os serviços que podem fazer parte do pacote. Por exemplo, se só quiser que os serviços estéticos entrem no pacote, vale incluir: banho, hidratação, tosa na tesoura, tosa na máquina, tosa higiênica, tingimento de pelos, desembaraçamento, escovação de dentes, corte de unhas e limpeza de ouvidos.

Mas, claro, há outras possibilidades, como pacotes voltados ao bem-estar do pet, como transporte, passeador e prática de esportes, incluindo a natação.

E, no caso de pet shop muito pequeno, há também a possibilidade de fazer parceria com outras empresas, aí pode incluir desde serviços médicos, como atendimento domiciliar, vacinação e consultas clínicas gerais.

E só o céu é o limite, sendo possível desenvolver até um pacote com aulas de adestramento, hospedagem e etc.

O importante é sempre considerar os benefícios, tanto para os clientes quanto para o seu negócio.

Precificação dos pacotes de serviços

 

É fundamental, na hora de criar os pacotes, considerar o valor individual dos serviços para conseguir chegar num valor que seja interessante e vantajoso para os clientes.

É preciso, nessa hora, analisar com muita cautela, os diferentes custos (variáveis e fixos) envolvidos no valor de cada serviço prestado.

Ou seja, é preciso contar com uma boa gestão nessa hora, com todas as contas sob controle para, só então, poder definir os valores adequados, sem colocar seu pet shop em risco.

Primeiramente, vale saber que a margem de lucro aceitável, geralmente, está entre 40 e 65%.

Outro ponto a considerar é a cobrança do pacote, sendo o ideal que o pagamento seja feito de forma antecipada e em uma data fixa.

Por exemplo, uma dica é todo começo de mês, oferecer novos pacotes ao cliente que podem ser contratados somente naquele dia e, de preferência, que o pagamento seja por cartão de crédito, já que a cobrança é feita automaticamente e o recebimento do valor é garantido.

Regras do pacote

 

É fundamental estabelecer as regras e deixá-las sempre muito claras, desde o prazo de duração do pacote, até o limite, formas de pagamento, enfim, tudo que diz respeito ao pacote deve ser muito bem definido.

O mais importante é lembrar que as regras são fundamentais para o bom funcionamento da estratégia e satisfação dos clientes.

Dicas para vender bem os pacotes de serviços

 

Mas, é preciso estar preparado, pois nem sempre os benefícios oferecidos são argumentos suficientes para fazer com que o cliente compre o pacote, por isso, é fundamental investir em estratégias de persuasão.

Assim, principalmente, no caso daqueles clientes que costumam sempre levar o pet para tomar banho, vale oferecer pacotes para acima de um número x de banho, ou determinar um dia x na semana, com banho por um preço bem mais em conta, geralmente, o dia com menor procura.

Mostrar que o cliente terá não apenas vantagem financeira, mas também, nem será preciso agendar o serviço, oferecendo praticidade e organização também.

Bem como, você pode apresentar ao cliente o benefício de manter a saúde do animal em dia ao contratar os pacotes de serviços em seu pet shop.

Todas estas vantagens precisam ser evidenciadas para a clientela a fim de garantir a venda dos pacotes.

Um serviço muito pedido e valorizado, atualmente, é o de transporte, por isso, vale considerar integrá-lo a um dos pacotes.

O que é preciso ficar bem claro, é que os benefícios oferecidos sejam reais e sempre valorizando aqueles clientes que já estão há mais tempo com você, os chamados fieis.

No mais, vale ter em mente que os pacotes de serviços não têm um poder supremo de fidelização, pois são só uma das muitas estratégias que você deve usar em seu pet shop para conseguir atrair mais clientes.

Sendo assim, busque beneficiar o seu cliente de várias formas diferentes para que ele se sinta valorizado e sempre opte pela sua loja.

A tecnologia como aliada

 

Sempre destacamos que a tecnologia pode ser uma ótima aliada e, quando o assunto é criar pacotes visando a fidelização dos clientes, isso não é diferente.

Assim sendo, contar com um bom software de gestão, como um sistema para pet shop, é poder ter acesso à todo tipo de informação, real e atualizada, de sua loja e, claro, poder lançar pacotes mais assertivos, baseados nesses dados.

Ou seja, a centralização de informações em um software para pet shop, como Nuvem Vet, por exemplo, facilita o acesso rápido e fácil a dados relevantes, sem perdas de tempo por parte da equipe, com tudo armazenado em um só lugar, facilitando, inclusive, a tomada de decisões, fora outras vantagens, desde melhoria na comunicação interna, ou o envio de mensagens automáticas, email marketing.

E é isso, agora é aproveitar essas dicas e começar a implementar pacotes de serviços e, de preferência, com a ajuda de um bom programa de gestão, para resultados mais consistentes e vantajosos, tanto para os clientes como para a sua empresa.

Author: