Confira os equipamentos que não podem faltar em um pet shop

Está pensando em abrir um pet shop, mas não sabe quais os equipamentos necessários?Então, continue lendo, pois mostraremos aqui o que não pode faltar em um pet shop. Confira!

Apesar de não ser necessário grandes investimentos para abrir um pet shop, é preciso contar com alguns equipamentos básicos para poder oferecer os serviços mais procurados.

Infelizmente, não basta apenas gostas dos pets e ter boa vontade, é preciso criar um plano de negócios no qual considere alguns equipamentos fundamentais.

Da máquina de tosa à banheira, alguns equipamentos são obrigatórios para operações simples ou complexas. Quer saber quais são? Então, continue lendo e descubra o caminho mais eficiente para montar um pet shop preparado para oferecer um atendimento de qualidade.

Lista de equipamentos básicos para pet shop

 

Seja um pet shop grande ou pequeno, alguns equipamentos são considerados básicos e que, portanto, não podem faltar em seu estabelecimento.

Certamente, nem todos os pet shops oferecem os mesmos serviços, ou possuem os mesmos objetivos e características, por isso, preparamos uma lista de equipamentos focada no básico. Lembrando que o sucesso de qualquer negócio depende muito mais da forma de gerenciar, controle e segurança das informações, procedimentos do que, necessariamente, dos equipamentos e produtos que, em último caso, podem ser até alugados.

Existem vários equipamentos essenciais que não podem faltar em um pet shop para garantir o bom funcionamento e atendimento adequado aos clientes e seus animais de estimação, dentre eles podemos destacar os seguintes:

Pet shop apenas de banho e tosa

 

Máquina de tosa e kit tesouras

 

Dentre os equipamentos obrigatórios para qualquer pet shop podemos destacar a máquina de tosa, utilizada para fazer a tosa dos animais, seja ela estética ou higiênica, e o kit de tesouras, que deve ser o mais diversificado possível, contendo diferentes tamanhos e tipos, como o dentado ou curvo, usado após a tosa, até aqueles mais específicos para cortar unhas.

A dica é não economizar nesses itens, que devem ser de qualidade, máquinas que não esquentem muito, para o conforto do tosador e também dos bichinhos.

E muita atenção aos padrões de pentes, tesouras, rosqueadeiras, cortadores de unha e limpadores de ouvido para complementar o produto final e garantir a satisfação dos clientes.

Lembre-se, esse é um mercado altamente competitivo, com tendência de crescer ainda mais, logo, se pretende se estabelecer, não pode economizar nos equipamentos considerados essenciais em um pet shop.

Lâminas de tosa

 

E por falar em máquina de tosa, caso não pretenda atender só um tipo de raça, é fundamental investir em  lâminas de todos os tamanhos, já que cada uma atende a uma determinada necessidade, sendo fundamentais para adaptar-se às exigências dos seus clientes e também às características de cada pet.

A dica é pesquisar as novidades do mercado, já que estão sempre fazendo melhorias. Por isso, não economize na compra, para lucrar a longo prazo, pois ao investir em produtos de maior qualidade os mesmos também terão maior durabilidade, segurança e facilidade de manuseio.

Banheira

 

Outro item indispensável é a banheira, essencial para realizar a higiene e banho dos animais de forma adequada. Caso não possa ser de alvenaria, é preciso garantir que o acessório seja bem resistente e confortável para os diferentes perfis de animais que a sua equipe atende.

Hoje já existem modelos que podem acomodar eficientemente cachorros e gatos, e desenvolvidos em materiais duráveis, resistentes e fáceis de limpar, como o inox ou a banheira de fibras.

Soprador

 

De enorme valia para a pré-secagem do animal, principalmente, aqueles mais peludos,  o soprador, age criando um jato de vento capaz de remover o excesso de água e também agilizar o posterior processo de secagem. Lembrando que banhos são demorados, e quanto menos tempo demorar em cada um, mais clientes poderá atender.

Secador

 

E quem pretende abrir um pet shop mais voltado aos serviços de banho e tosa, então, precisa contar com um bom secador entre seus equipamentos básicos para pet shop, utilizado para secar os animais após o banho, evitando que fiquem úmidos e desconfortáveis, ajudando a agilizar todo o processo e aumentar a sua capacidade de atendimento oferecendo um serviço com elevado nível de qualidade.

Mesa de tosa

 

Também conhecida como mesa de atendimento veterinário, já que serve para realizar consultas veterinárias, aplicação de vacinas e outros procedimentos médicos, ela também é fundamental em um pet shop, devendo estar em um local estratégico e apropriado para a tosa, evitando imprevistos que podem prejudicar o resultado final da tosa.

Lembrando que existem diferentes modelos no mercado, mas a dica é sempre investir em um que seja resistente e confortável, para um resultado seguro, prático, eficiente e mais agradável para o pet.

Gaiolas e canis

 

São utilizados para acomodar os animais enquanto esperam por atendimento ou, no caso de creches e hotéis, para hospedagem temporária.

Equipamentos de limpeza

 

Ao fazer seu plano de negócio, embora possa parecer algo menor, é fundamental colocar os itens de limpeza na lista, como vassouras, pás, panos, produtos de limpeza, desinfetantes e outros materiais necessários para garantir a limpeza constante do ambiente.

Pet shop com venda de produtos

 

Prateleiras e expositores

 

Para exibir produtos como ração, brinquedos, coleiras e outros acessórios para animais.

Aquários e terrários

 

Se o pet shop também vende peixes, répteis ou pequenos animais, é importante ter espaços adequados para acomodá-los.

Software de gestão

 

Seja para a finalidade que for, só como um local de banho e tosa, ou um local onde é possível comprar produtos pets, ou ainda, um local até com atendimentos, o fato é que não pode faltar também um software de gestão.

Com um bom sistema para pet shop, por exemplo, você pode gerenciar seu empreendimento com tranquilidade, segurança e total controle.

Lembrando que o que mais contribui para o sucesso de qualquer empreendimento, inclusive, um pet shop, é a sua estrutura gerencial, ou seja, a qualidade da gestão de todas as atividades do seu estabelecimento.

Nesse sentido, não adianta ter os equipamentos mais modernos e luxuosos se você não consegue controlar todas as etapas do seu processo e oferecer atendimento personalizado aos clientes.

Sabia que é possível colocar todas as informações de seu pet shop em um único lugar? Pois é, gerenciar e controlar atendimentos, agendas, pagamentos, e qualquer outro tipo de documento.

Além disso, um bom software para pet shop fornece informações precisas para que possa planejar, executar e avaliar estratégias de marketing, ajudando não só a atrair novos, como fidelizar os seus clientes.

Pronto, agora você já sabe quais são os equipamentos básicos que não pode deixar de ter em seu pet shop, lembrando que, certamente, essa lista pode variar de acordo com o tamanho e o foco específico do seu pet shop. Sempre o mais importante é considerar as necessidades dos clientes e dos animais, e é aí que um bom software de gestão pode ser de enorme ajuda.

Author: