10 dicas para lidar com a desmarcação de consultas em sua clínica veterinária

Os clientes costumam desmarcar consultas constantemente em sua clínica veterinária? Sabia que a falta de estratégia para lidar com a desmarcação de consultas pode gerar uma série de problemas? Neste artigo vamos falar, justamente, sobre isso, como as desmarcações de consultas podem afetar sua clínica veterinária e quais as melhores estratégias para lidar com esse problema. Confira!

Você já se deu conta de como as desmarcações de consultas podem afetar sua clínica veterinária? Pois é, elas podem afetar de várias maneiras, tendo impactos tanto financeiros quanto operacionais.

Dentre os prejuízos causados pelas desmarcações de consultas podemos destacar os seguintes:

1. Perda de Receita

 
Quando os clientes desmarcam consultas, a clínica perde oportunidades de gerar receita. Consultas não atendidas representam um tempo que poderia ser dedicado a outros clientes, o que impacta diretamente a capacidade da clínica de gerar receitas.

2. Custos Operacionais

 
A clínica veterinária muitas vezes precisa investir em recursos, como pessoal, instalações e equipamentos, independentemente de os clientes comparecerem ou não às consultas. E as desmarcações frequentes podem levar a uma subutilização desses recursos, o que pode aumentar os custos operacionais por consulta realizada.

3. Ineficiência na Agenda

 

Como já podemos imaginar, as desmarcações frequentes podem levar a lacunas na agenda, o que dificulta a otimização do tempo e a organização do atendimento, podendo resultar em períodos ociosos para a equipe e, logo, um desperdício enorme de tempo e recursos.

4. Insatisfação do Cliente

 
As desmarcações frequentes também, e principalmente, podem levar à insatisfação do cliente, e isso porque os clientes que têm dificuldade em marcar consultas ou que encontram problemas constantes devido a desmarcações podem ficar frustrados e buscar serviços em outras clínicas.

5. Dificuldade em Manter uma Rotina

 
E, claro, as desmarcações frequentes podem também tornar difícil para os veterinários e a equipe manter uma rotina consistente. E a imprevisibilidade na agenda pode acabar criando desafios na organização do trabalho e no gerenciamento do tempo e da equipe.

Dicas para lidar com a desmarcação de consultas

 

Embora não exista uma “receita de bolo” para acabar com a desmarcação de consultas, felizmente, existem algumas estratégias as quais podemos lançar mão para lidar com esse desafio frequente na gestão veterinária.

É preciso ter em mente que a desmarcação constante de consultas pode trazer diversos problemas para a clínica, desde a perda de receita até a falta de aproveitamento adequado da agenda.

Por isso, resolvemos mostrar neste artigo, algumas estratégias eficazes para lidar com esse problema de forma proativa. Confira quais são!

1. Entender as causas da desmarcação de consultas

 

A primeira dica passa pelo conhecimento do seu público-alvo. Muitas podem ser as causar da desmarcação de consultas, desde imprevistos pessoais ou profissionais, passando pelo fato de não dar o valor merecido ao problema do animal, até o simples esquecimento por parte dos tutores, entre outros.

Por isso, é tão importante conhecer sua clientela, para conhecer e resolver os possíveis empecilhos para a realização da consulta.

2. Apostar em uma comunicação clara e eficaz

 
Outra dica é se certificar de explicar a importância da consulta agendada e reforçar o compromisso do tutor com a saúde do seu animal. Uma comunicação clara e eficaz com os clientes pode ajudar a reduzir a desmarcação de consultas. Para isso, vale se valer de diferentes canais de comunicação, como Whatsapp, redes sociais, mensagens de texto ou e-mails, sempre oferecendo suporte em caso de dúvidas ou imprevistos.

3. Investir em lembretes de consulta

 

Outra dica é investir em lembretes automatizados, integrados com plataformas como o Whatsapp, por exemplo, ou e-mail ou redes sociais. Sem dúvida, é uma estratégia que pode ajudar a reduzir as desmarcações, lembrando os clientes de suas consultas e permitindo que eles confirmem ou até reagendem com antecedência, caso seja necessário.

Utilizar plataformas de mídia social para lembrar os pacientes de suas consultas e manter uma presença online ativa pode ajudar a reforçar o comprometimento.

4. Implementar políticas de cancelamento

 

Uma outra medida para tentar amenizar esse problema é a implementação de políticas claras de cancelamento, incluindo possíveis taxas para desmarcações tardias ou frequentes que, sem dúvida, podem ajudar a incentivar os clientes a respeitarem as consultas agendadas,reduzindo o número de desmarcação.

Para isso, assim que for agendada a consulta, informe os clientes sobre as condições e prazos para remarcação ou cancelamento, garantindo que eles estejam cientes das consequências de desmarcar uma consulta.

No mais, caso não seja uma situação rotineira do cliente, ofereça opções de reagendamento flexíveis, demonstrando compreensão diante de imprevistos, mas sem comprometer a organização da agenda.

5. Realizar uma gestão eficiente da agenda

 
É preciso saber gerenciar muito bem a agenda de sua clínica veterinária. Uma gestão eficiente e estratégica da agenda é essencial para minimizar a desmarcação de consultas, evitando sobrecarregá-la e reservando tempo adequado para cada consulta.

6. Oferecer flexibilidade de horários

 

Considere oferecer horários de atendimento flexíveis, incluindo noites e fins de semana, isso pode ajudar a acomodar clientes com agendas ocupadas, reduzindo a probabilidade de desmarcações.

7. Coletar feedback dos clientes

 
Outra dica é procurar coletar feedback dos clientes sobre a conveniência dos horários de consulta, a comunicação e outros aspectos do atendimento pode ajudar a identificar áreas de melhoria. Esteja sempre aberto a feedback dos clientes e considere suas sugestões para melhorar a experiência e a satisfação.

8. Apostar em uma lista de espera

 

E outra dica que não poderia ficar de fora é a de manter uma lista de espera, já que ela permite preencher lacunas de última hora causadas por desmarcações. Dessa forma, sempre que um cliente cancelar, outro pode ser contatado para preencher esse horário disponível.

9. Realize um acompanhamento pós-consulta

 
Sempre enfatizamos a importância do pós-consulta, em vários aspectos, e realizar um acompanhamento pode ser uma forma eficaz de também reduzir a desmarcação. A dica é enviar mensagens de acompanhamento, por exemplo, perguntando sobre a saúde do animal e lembrando de futuras consultas ou vacinações. Demonstre interesse e preocupação com o bem-estar do pet, reforçando a importância da continuidade dos cuidados veterinários.

10. Invista em um programa de gestão

 

Por fim, mas nem por isso menos importante, vem a dica de contar com um programa de gestão eficaz, o qual pode desempenhar um papel fundamental na redução das desmarcações de consultas.

Lembretes Automáticos; Agendamento Online; Lista de Espera Automatizada; Feedback dos Pacientes, integração com redes sociais e plataformas de mensagens,  enfim, são só algumas facilidades oferecidas por um bom programa para clínica veterinária.

E mais, um software para clínica veterinária, além disso tudo, também automatiza todas as tarefas administrativas, ajuda a controlar o fluxo de caixa, registrar consultas e receitas, gerenciar despesas, comissões e salários, e fornecer relatórios financeiros detalhados, ou seja, realizar todos aqueles processos que costumam ser a dor de cabeça de quem tem uma clínica veterinária.

E é isso, como podemos ver, lidar com a desmarcação de consultas é um desafio, mas com estratégias eficazes e uma abordagem proativa, é possível reduzir esse problema.

No mais, sem dúvida, ao implementar essas estratégias na gestão de sua clínica, é possível melhorar a eficiência do agendamento, minimizar os impactos negativos das desmarcações, e reduzi-las significativamente.

Author: