Vale a pena abrir um pet shop online? Confira algumas dicas

O mercado pet no Brasil tem crescido significativamente nos últimos anos e tem se mostrado bastante promissor, um crescimento impulsionado, principalmente, pela crescente preocupação dos brasileiros com a saúde e bem-estar de seus animais de estimação, que atualmente são considerados e tratados como membros da família.

Além disso, a maior disponibilidade de produtos e serviços, como alimentos especiais, medicamentos, acessórios, serviços de banho e tosa, creches e hotéis para animais, tem atraído cada vez mais consumidores.

Outro fator que tem impulsionado o mercado Pet no Brasil é o aumento da população de animais de estimação, especialmente de cães e gatos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 139 milhões de animais de estimação no país, o que representa mais de um animal por habitante.

Por tudo isso, o mercado pet no Brasil apresenta grandes oportunidades de negócios e tem atraído investidores e empreendedores que buscam aproveitar esse potencial de crescimento e, como já era de se esperar, já alcançou o ambiente online.

Mercado Pet online

 

Se antes da pandemia, o mercado pet online já experimentava um crescimento substancial, com a pandemia, houve um aumento significativo no número de pessoas comprando produtos para animais de estimação online, já que muitas lojas físicas foram fechadas ou limitaram seus horários de funcionamento.

Isso sem falar que muitas pessoas também adotaram novos animais de estimação durante a pandemia, o que aumentou ainda mais a demanda por produtos para animais de estimação e a procura por opções online.

No entanto, vale observar algumas recentes e importantes tendências no mercado pet online, que incluem um aumento no número de produtos naturais e orgânicos, bem como um foco crescente em serviços como consultas virtuais com veterinários e treinamento remoto.

Também, vale considerar que, atualmente, as empresas estão trabalhando para tornar o processo de compra online mais fácil e conveniente para os clientes, oferecendo opções como entregas programadas e assinaturas de produtos.

Ou seja, o mercado pet online não para de crescer e a tendência é que continue a se expandir à medida que mais pessoas se voltam para as compras online.

Afinal, vale a pena abrir um pet shop online?

 

Como visto acima, a procura por pet shops online não para de crescer e, sendo assim, pode ser uma boa oportunidade de negócio, já que há um grande mercado para produtos e serviços para animais de estimação.

No entanto, como em qualquer negócio, é importante fazer uma análise cuidadosa e considerar vários fatores antes de tomar uma decisão.

– Pesquisa de mercado

É importante realizar uma pesquisa de mercado para entender a concorrência e a demanda por produtos e serviços para animais de estimação. Descubra quais são as necessidades e preferências dos clientes em relação aos produtos e serviços oferecidos pelos concorrentes.

– Plano de negócios

Crie um plano de negócios que inclua sua estratégia de marketing, preços, fornecedores, custos de envio, logística e planejamento financeiro.

– Escolha do nicho ou crie um diferencial

 

Escolha um nicho específico dentro do mercado de animais de estimação para se diferenciar dos concorrentes e atender às necessidades de um público-alvo específico. Pode ser focar em produtos orgânicos, serviços de treinamento, produtos para animais exóticos, entre outros. Ter um foco claro em seu nicho pode ajudá-lo a se destacar no mercado e atrair clientes.

Mas, caso prefira abrir ao máximo o leque de opções, ofereça uma ampla variedade de produtos e serviços, incluindo alimentos, brinquedos, produtos de higiene e acessórios. Além disso, você pode considerar a oferta de serviços, como treinamento, grooming e hospedagem para animais de estimação, enfim, considerar apostar em um diferencial, considerando algumas dessas ideias.

– Fornecedores

 

Quem deseja trabalhar com vendas deve escolher, muito bem, os fornecedores, que podem ser decisivos para o sucesso de qualquer negócio, por isso, é preciso que sejam confiáveis ​​e de qualidade, para garantir que seus produtos atendam aos padrões do setor e satisfaçam as necessidades dos clientes.

– Plataforma de comércio eletrônico

 

Escolha uma plataforma de comércio eletrônico segura e fácil de usar, que não apenas tenha um belo design, mas tenha uma fácil navegação, ofereça recursos de pagamento seguro, suporte ao cliente e integração com redes sociais e outras plataformas de vendas.

Enfim, o site deve ser fácil de usar, com informações claras sobre seus produtos e serviços. Certifique-se de que o site seja responsivo para dispositivos móveis e tenha uma boa velocidade de carregamento.

– Marketing digital

 

Desenvolva uma estratégia de marketing digital eficaz para promover sua loja online nas redes sociais, em blogs e em outras plataformas relevantes para o seu nicho.

Enfim, aposte em anúncios pagos nas redes sociais e no Google, envie e-mails promocionais e ofereça descontos para clientes que indicarem seus amigos.

– Tenha presença nas redes sociais

 

Use as redes sociais para se conectar com seus clientes e promover sua marca. Crie conteúdo relevante e atraente para seus seguidores, como fotos e vídeos de animais de estimação, promoções e dicas de cuidados com animais de estimação.

– Mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado

Mantenha-se atualizado sobre as tendências do mercado de animais de estimação, como novos produtos, técnicas de cuidados com animais de estimação e mudanças na legislação. Isso pode ajudá-lo a se manter à frente da concorrência e oferecer produtos e serviços de alta qualidade para seus clientes.

– Atendimento ao cliente

 
Pesquisas apontam o atendimento como o principal fator na hora de um cliente optar por um determinado serviço. Assim sendo, responda rapidamente às perguntas e preocupações dos clientes, ofereça políticas claras de devolução e troca e forneça um serviço de entrega confiável e rápido.

Enfim, ofereça um excelente atendimento ao cliente para garantir sua satisfação e fidelização.

– Legalidade

 
Esteja ciente das leis e regulamentos relacionados ao comércio eletrônico e aos negócios de animais de estimação em sua região e obtenha todas as licenças e autorizações necessárias para operar legalmente.

Como um programa de gestão pode ajudar o seu pet shop online

 

Um programa de gestão pode ajudar em seu pet shop online de várias maneiras, tais como:

1- Gestão de estoque: um programa para pet shop pode ajudar você a gerenciar o estoque de produtos em seu pet shop online, permitindo que você saiba quando é hora de reabastecer produtos em falta e evitar o excesso de estoque.

2- Controle financeiro: um programa de gestão pode ajudar você a controlar as finanças do seu pet shop online, permitindo que você acompanhe suas vendas, receitas, despesas e lucros.

3- Gestão de clientes: um software para pet shop pode ajudar você a gerenciar seus clientes, permitindo manter registros detalhados de seus dados, histórico de compras, preferências e outros detalhes importantes.

4- Gestão de pedidos: um programa de gestão pode ajudar você a gerenciar os pedidos de seus clientes, permitindo que você rastreie os pedidos, processe-os de forma eficiente e mantenha seus clientes atualizados sobre o status dos pedidos.

5- Análise de dados: um programa de gestão pode ajudar você a analisar dados do seu pet shop online, permitindo que você tome decisões informadas sobre a estratégia de marketing, gerenciamento de estoque e outras áreas críticas do seu negócio.

Como podemos ver, o setor pet não para de crescer e alcançar o mercado online pode ser uma ótima opção. E a boa notícia é que já é possível contar com excelentes programas de gestão, como Nuvem Vet, que , dentre outras vantagens, pode  lhe ajudar a economizar tempo e esforço na gestão do seu negócio, permitindo que se concentre em fornecer o melhor atendimento ao cliente possível e aumentar suas vendas.

Author: